De uma coisa se pode ter certeza, o golpe mexeu profundamente com a consciência de milhões de brasileiros até então presos ao sofá do desencanto.
Não por outra razão, ao grito “não vai ter golpe”, foi se juntando, primeiro discretamente, mas com força crescente, uma outra frase, que hoje enfim se sobrepôs: “vai ter luta”.
Em Paris, onde milhares de brasileiros estudam e trabalham, por opção, ou forçados pelas condições sócio-econômicas do Brasil, mas de onde assistiram, esperançosos, o seu povo experimentar avanços sociais e democráticos sem paralelo na história, a luta já começou.
Aqui da terrinha, agradecemos profundamente o estímulo à luta de nossos conterrâneos e simpatizantes do Brasil em Paris.
Com certeza, haverá luta!
Abaixo, email que recebi há pouco.
***
Prezado Miguel,
Eis aqui um novo video do nosso ultimo ato (17 de abril), na Place de La Republique, em Paris, que reuniu mais de 500 pessoas. Continuamos mobilizados e estamos preparando novo ato para o dia 1 de maio, em Paris.
Em breve enviaremos mais informações.
Para o MD18, #vaiterluta sempre.
Abraços,
MD18SOBRE O MD18
O Movimento Democrático 18 de março (MD18) é um grupo de brasileiros residentes na França que conta com apoiadores em toda a Europa. Se reuniu pela primeira vez, em sintonia com as grandes manifestações do dia 18 de março de 2016 (145º aniversário da Comuna de Paris) em defesa da legalidade democrática Brasil. Sua missão é informar a imprensa e a comunidade internacional sobre a situação política brasileira atual, denunciando a parcialidade e a partidarização da imprensa, oferecendo um ponto de vista alternativo, próprio daqueles que, na posição de observadores ativos, analisam o seu país com a crítica e a compaixão que só a distância geográfica proporciona.Site do movimento:
http://www.md18.org/
MD18, A Resistência Brasileira em Paris from Filipe Galvon on Vimeo.
Antonio Magalhães
30/04/2017 - 18h48
Vai ser onde, Republique? A que horas?
Baron de Lorraine
26/04/2016 - 09h53
Estadão de 26/04:
“Michel Temer definiu uma das primeiras medidas que tomará se assumir o governo. Fará auditoria nas contas dos bancos públicos. Os alvos serão as operações na Caixa Econômica, Banco do Brasil, BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia nos 13 anos da gestão petista.
A justificativa é que, depois da Petrobrás e pedaladas, há motivos para o pente-fino.”
Sevio Rod
26/04/2016 - 09h59
Cafussu coxinha midiota, zumbi usando nome frances. Vaza capiau cibernetico.
AZ Botelho Paiva
26/04/2016 - 12h19
O seu desespero é tamanho, e o seu destempero parece ser maior ainda. Nem percebeu que o cidadão Baron de Lorraine apenas postou uma notícia extraída do “Estadão, do dia 26/04” Você ao que parece, deve ser daqueles que ao receber uma correspondência entregue pelo carteiro, abre-a no ato, enquanto o carteiro se afasta. Ao ler a mensagem, e perceber que são péssimas as notícias, corre atrás do carteiro, e o agride furiosamente. Pelo visto, você esta carecendo da ajuda de um bom Psicólogo, para amainar esta sua intempestividade, e eliminar a sua agressividade que, é perigosa não só para o agredido, quanto para o próprio agressor. Eu não consigo me lembrar de um valentão que tenha vivido mais do que 35 anos. O que eu acho uma pena. Não sei porque eles, os valentões, não se emendam e procuram uma igreja. Tem uma delas que eu já assisti a chamada que eles fazem sobre uma tal sessão de Descarrego, todos as sextas feiras. Porque você não vai a uma destas reuniões? Quem sabe não seja isto que você esteja necessitando? Vou torcer por você. Combinado?
Baron de Lorraine
26/04/2016 - 14h13
Seu lugar é junto com os aborígenes.
Eduardo Vasconcelos di Cantare
01/05/2016 - 09h44
Preconceito eh crime seu barao de meia pataca. Os Aborigenes para seu informacao, sao nativos da AUSTRALIA e merecem o mais profundo respeito, consideracao e solidariedade. Donos do continente e ilhas adjacentes ali vivendo por mais de 40 mil anos, foram massacrados pelos ingleses ate a sua quase total destruicao. Vc nao tem moral para se referir a eles pejorativamente, alias vc nao tem moral nenhuma a partir do momento em que inventou para si um nome frances por ser portador do complexo de vira-latas. Para Sevio Rod eh uma honra ter sido colocado por vc ao lado dos Aborigenes, quanto a vc seu lugar eh dentro de uma fossa septica!
SUELYCOUTINHOPAULETE
26/04/2016 - 09h47
Isso é um golpe. Mas sujo que já vi
AZ Botelho Paiva
26/04/2016 - 12h26
Você já viu golpe mais sujo do que este sim. Somente não este se recordando. Vou avivar a sua memoria. Estou falando daquelas lutas de mulheres na “Lama”. E o golpe à que me refiro é quando uma delas derruba a outra dentro de toda aquela lama, e ainda esfrega a cara da outra na lama. Você ainda continua achando que pode haver golpe mais sujo do que este? Ah para oh!!!
SUELYCOUTINHOPAULETE
26/04/2016 - 12h35
Isso é um golpe ,super perigoso para nos. brasileiros do bem. Isso é uma quadrilha organizada. já que cunha,Fernando Henrique Aécio neves estão envolvidos, sem falar no safado do Michael
Enviado do Outlook Mobile
Eduardo Vasconcelos di Cantare
01/05/2016 - 09h47
O sabio fala porque tem alguma coisa para dizer. O nescio(seu caso) fala porque tem que dizer alguma coisa!
AZ Botelho Paiva
01/05/2016 - 17h54
E o imbecil que não sabe brincar, e que portanto não deveria descer para playground, deveria ficar calado sempre. E nunca vir se meter em seara alheia. E o pior se mostrando um pseudo intelectual de almanaque. Sai do meu pé chulé!!!
Antonio Passos
26/04/2016 - 09h24
Eu não diria sofá do desencanto, até porque estamos vindo de um largo período de crescimento e esperança.
Eu diria sofá do comodismo, da indolência, da preguiça, do egoísmo. Acho que levantaram um pouco tarde demais.
Ita Marques
26/04/2016 - 10h03
Concordo com Antônio. O povo espera que os líderes lutem e ficam no sofá a espera de melhorias para a sua vida. Faltou consciência de estarmos vivendo tempos extraordinários e que era necessário estarmos atentos e não deixar os nossos legisladores aprovarem pautas bomba. Mas quem vota e dá poder a uns legisladores do naipe dos que temos…