Por causa desse artigo, que o Cafezinho publicou em primeira mão em 21 de março de 2016, Sergio Moro está tentando botar Roberto Ponciano, um escritor socialista profundamente erudito, colaborador do blog, na prisão.
Eu o reli e o editei novamente, com cuidado, porque ele acaba de assumir um valor histórico maior.
Leiam e compartilhem!
Pela liberdade de expressão!
Moro, Eichman e a banalidade do mal
Charge: Latuff
por Roberto Ponciano, colaborador do Cafezinho
O mais assustador no que está acontecendo no Brasil não é uma questão apenas política, e ver que em poucos meses, uma democracia que demorou 20 anos para ser reconstruída pode se esfumar. Alain Badiou deixou claro em sua obra, que a negligência, a omissão de quem tem o dever de atuar, dos intelectuais e militantes políticos diante de um Evento é imperdoável. Não é simples omissão, é cumplicidade, é criminoso.
O assustador desta história é que o juiz Sérgio Moro não é um grande ator político, ao fim e ao cabo Moro é um Zé Ninguém (na acepção inclusive reicheana da miséria psíquica), um juiz de visão política turva, nenhuma envergadura intelectual, com inteligência limitada e visão zero de sociedade.
Um mero Eichman, executor das ordens superiores.
No momento não sabemos claramente de quem, mas efetivamente desconfiamos da cumplicidade. De certo, do próprio Janot, o Procurador Geral da República, que deveria ser o defensor da lei, mas tendo conhecimento dos pérfidos grampos de Moro, se não os autorizou, ratificou sua “legalidade”.
O aspecto tragicômico deste enredo é que nem um dos dois, nem Moro, nem Janot, tem qualquer dúvida que estão perpetrando uma ilegalidade. Os grampos nos telefones de Lula, Dilma, Jacques Wagner, Rui Falcão não tem nada que ver com a Lava Jato. Fariam corar de vergonha ou inveja os tribunais de exceção nazistas e o senador Joseph McCarthy. Ambos sabem que as escutas são ilegais e imorais e claramente persecutórias de um partido.
Hannah Arendt, ao acompanhar o julgamento de Eichman, cunhou a famosa frase, que resume toda uma teoria: “o mal é estrutural”.
O mal se torna banal quando um simples burocrata medíocre como Eichman é capaz de, sem sentir culpa ou remorso, fazer parte da engrenagem do mal.
Moro é Eichman, um burocrata medíocre, de passado obscuro e de futuro tenebroso. Não entra na história como herói, mas pela porta dos fundos, como um obscuro juiz camisa negra, cujo único objetivo é despachar os vagões cheios de prisioneiros vermelhos. Para que o mal seja banalizado, como nos ensinou Levinas, é fundamental que o inimigo seja desumanizado.
Em todos os julgamentos de tribunal de exceção, antes de tudo é necessário retirar a humanidade do outro. E para que não tenham dúvida, não estou falando só dos tribunais nazistas e fascistas. O mesmo simulacro de tribunal foi usado nos julgamentos de Moscou e em outros tribunais “revolucionários”, que não julgaram os indivíduos e seus crimes, mas suas ideias.
Moro não está investigando nenhum crime. Seus atos deixaram de ter qualquer resquício de legalidade há muito tempo, e ele não se importa em autorizar gravações ignóbeis e as ceder (sabe-se lá em que condições) à maior rede de conspiração do Brasil (a TV Goebbels), que precisa repetir uma mentira mil vezes para que ela se transforme em verdade.
Assim, assassinam-se as garantias legais. Nenhum de nós é santo, se grampeassem meu telefone, não sei se iria primeiro para a cadeia ou primeiro para o inferno. Numa sociedade falsamente pudica (uma das características principais do fascismo), até os palavrões ditos em confidência são liberados para um “objetivo maior”.
Desumanizar o adversário, para que o terror fascista prevaleça. É necessário que o adversário seja um cão, uma besta leprosa indesejável, que deve ser chutada e cuspida na rua.
Vermelhos, socialistas, comunistas!
Mas não precisa ser socialista ou comunista. Na sanha fascista do mal, quem estiver contra o fascismo já ganha sua adesão incondicional às ideias deste inimigo imaginário.
E tenho bastante moral para gritar contra isto. Quando se começou o linchamento moral de FHC, pelo suposto filho “ilegítimo”, escrevi pequenos textos dizendo que assim nos igualávamos às idiotices do “sítio do Lula”. Como democrata, como socialista, não me interessam as aventuras amorosas de FHC e o que aconteceu com a vida dele. Nem mesmo se ele tem um apartamento em Paris.
Isso é cretinismo. Não se constrói um debate democrático e ideais firmes para um embate político sério assim. Posso sim falar de FHC que ele agora é cúmplice do golpe, quando tinha o dever de denunciá-lo, vítima de 1964 que foi. Com seu aval, o PSDB, partido fundado por ele, embarca na aventura de um golpe de Estado.
No meio desta tragédia, há os “inocentes”. Membros da classe média que se pretendem imparciais, mas que com sua imparcialidade, fazem coro às indecentes violações dos direitos humanos, da privacidade, do vale-tudo. Que correm para futricar as conversas privadas dos PeTistas (estas bestas-feras inimigas da humanidade), fingindo não ver que estas gravações, e seu vazamento, são criminosas. Tudo tirado do seu contexto e repetido ad nauseam para causar o efeito que está causando.
Uma parte da classe média pede “justiça’ a quem rasgou seu papel de defender a justiça, e outra adere à barbárie fascista, agredindo pessoas que julgam adversárias na rua. O povo do “vai para Cuba”. São duas faces da mesma moeda. Assim como a classe média alemã que foi cúmplice e beneficiária do nazismo e só abandonou o sonho do “Reich de mil anos” quando os aliados começaram a bombardear as cidades alemãs.
Não há perdão para esta cumplicidade e covardia.
Há também cumplicidade e covardia de parcela de “esquerdistas”, que num momento de transe histórico e de risco de regressão, sonham que estão às portas de uma Revolução e que Brasília é o Palácio de Inverno. Quixotescos traidores da democracia, que serão os primeiros a serem vitimados.
Vivemos um momento de terror e transe, os próximos dias serão de confrontação de dois campos em disputa pelo futuro do país. Um dos campos tem o juiz medíocre Moro, o conspirador geral da República, Rodrigo Janot, Bolsonaro, Malafaia, Feliciano. A junção do que há de mais perverso é uma ameaça de morte à inteligência.
Num momento tão grave, a maior oferta de cursos universitários não gerou uma juventude com ideias mais avançadas, capaz de defender a democracia e a liberdade.
No local em que eu trabalho, vejo servidores concursados usando trágicas camisas pretas entoarem gritos de guerra pró-Moro, acompanhados de juízes que só pensam no próprio umbigo. Os três estagiários jovens do local em que eu trabalho admiram Bolsonaro e duas disseram que preferem votar em Bolsonaro a votar em Lula.
A mentira dita mil vezes cria um Zeitgest de espírito do tempo às avessas.
Jovens de classe média ou baixa, que passam a acreditar no fascismo como redentor do nada, como redentor do caos que ele mesmo – o fascismo – cria.
Um reles funcionário de quinta categoria, nosso Eichman dos tempos hodiernos, Sérgio Moro, é capaz de liberar os trens para os campos de concentração e tornar uma nação inteira refém dele.
Quando um juiz de uma vara de primeira instância consegue poderes absolutos através da cumplicidade da PGR e da chantagem ilimitada, e se coloca acima da Presidente eleita legitimamente, não é só o governo que se ameaça.
A possibilidade de uma ditadura tecnocrata de burocratas torpes, míopes e obtusos, sem pauta social, sem projeto e no meio do caos de um país dividido, é uma ameaça a todos os democratas.
Devemos defender a democracia pela qual nossos pais sofreram prisão, exílio, tortura e morte, e derrotar o fascismo.
Não consigo me imaginar viver num país onde qualquer Eichman de Curitiba possa golpear uma nação inteira!
Só há um remédio. Temos que ir às ruas e vigiar.
Os fascistas não passarão!
Roberto Ponciano é Mestre em Filosofia/Ética, em Letras Neolatinas e Especialista em Economia do Trabalho
Silvana
21/03/2018 - 01h17
Parabéns!!!!
Estevam Ferreira de Melo Neto
23/04/2017 - 21h31
Excelente texto , mas o nossos jovens nunca foram preparados para essa avalanche de acontecimentos, seria muito importante principalmente para classe de professores uma reflexão sobre tudo isso que está acontecendo , para que os mesmo possa está formando a partir de agora uma sociedade mais crítica com a realidade de nosso pais.
Anônimo
17/04/2017 - 18h07
Fascistas, golpistas, não passarão.
Marco Carvalho
17/04/2017 - 14h30
Espero mesmo que os fascistas não passem. Mas eu não fui para a prisão com 16 anos, em 1968, para aplaudir a lambança que o PT fez. Não se chega à verdade com a mentira (nem com meias verdades), não se chega à democracia com a ditadura (portanto, não apoio golpes), nem se limpa o país alimentando um esquema como o da Odebrecht.
Andrea
15/04/2017 - 06h59
Vejo uma geração egoístas para com o nosso país, nossa natureza. O descaso, o cada um por si. Isso é revoltante. Escolhi votar no PT acreditando que seria um passo para nos libertar da velha política e podermos reconstruir nosso país, com uma educação de verdade, com melhores condições para todos, sem paternalismos, sem a chaga da corrupção. Que decepção. Mais uma vez fui traída e desta vez foi muito pior, pois confiei que seria o melhor. Quanto ao resto que está por aí, continuam sendo o lixo que sempre foram. Sempre repudiei o “ele rouba, mas faz”. Nada justifica a desonestidade, a traição. Temos alguma chance? Não sei. No momento atual, desacredito de qualquer um que se intitule ” o salvador da Pátria “.
Eu
14/04/2017 - 20h37
O projeto do pt não era comandar o Brasil por 50 anos, para tanto desarmaram os cidadãos, investiram nos paramilitares do mst, nada disso também não se iguala aos asquerosos nazistas?
Péricles
14/04/2017 - 19h24
Ao menos, Bolsonaro não está em nenhuma lista de corrupção.
Os petista devem abrir os olhos. Esse PT não é aquele PT dos anos noventa que eu acreditei.
Adriano
14/04/2017 - 17h53
Lê duas vezes refletir você tem razão nas palavras ditas só que agora,com a delação do fim do mundo muda tudo.
Carlos Rarez
14/04/2017 - 16h38
Hé necessário exterminar o neopositivismo, o cientificismo,a matematização, o fascismo, o neoliberalismo para a vida viver.
Fico absorto, voltado para minha e para as mediocridades dos indivíduos passivos e incensiveis que perderam que lhes foram tomados o que possuiam de mais sagrado. A consciência crítica racional. Hoje às pessoas são uniformes, os signos os símbolos as garantem.Os passos são mesmo e passam, coitadas em breve acordaram.
Vera Lúcia de Albuquerque Pessoa
14/04/2017 - 09h02
Eu há poucos dias assisti ao filme ao qual esse artigo trata e reflete essa questão. É muito ruim ver e viver esse golpe e mais triste ainda é a omissão e o desconhecimento de muitas pessoas que poderiam somar na luta por justiça, permanecem alheios a essa situação. Esse juizeco de fato, é um rarefeito do mal.
Moreira
14/04/2017 - 08h58
Moro Político Tucano
Sérgio Murilo
13/04/2017 - 23h00
Acho que o grande problema é a ignorância política e social do povo, que na verdade não tem culpa por ser mantido fora de uma estrutura educacional que os ensine sobre moral e civismo, e organização social e politica do Brasil , como outrora era ensinado nas escolas. Não vemos bandeiras nem qualquer símbolos pátrios nos domicílios ou nos costumes das pessoas, a não ser a camisa da CBF, que apenas representa interesses corruptos.
Mozart Vieira de Melo
13/04/2017 - 14h14
Excelente texto!
Anônimo
13/04/2017 - 13h48
Só posso dizer: parabéns e obrigada companheiro.
Igor lacerda
12/04/2017 - 20h33
Brilhante, o ensino de filosofia no Brasil, ainda não foi assassinado pela intolerância…..mas considero Heidegger maus compreensível que Arent para julgar Moro e seus Grilos falantes.
Ornela
12/04/2017 - 19h12
Parabensparabenspstabens
Flor-Serrana
12/04/2017 - 12h30
FHC, Lacerdinha de M…
Dinorah Lobo
11/04/2017 - 15h46
É a mais pura verdade…boa reflexão do momento turvo que estamos sendo obrigados a experimentar..
valter andrade do rosário
11/04/2017 - 10h17
lamentavelmente quase todos amigos , parentes e conhecidos tem a tv ligada o dia inteiro na goebbels. Eis a maior questão. continue firme.
Carlos
11/04/2017 - 07h59
Muito bom texto. O foco dá destruição se firma em retirar a humanidade dá pessoa e do grupo. Um grupo assalta o poder liderado por um João ninguém social justiceiro ideológico. Com apoio total do Supremo do tipo Pilatos. Combati a ditadura militar mas me parece que Geisel falou algo como vocês vão ver a turma para quem estão entregando o poder. Eles eram cercados de corruptos. Lutar é viver!
Efigênio sinval Corrêa
09/04/2017 - 17h25
A situação do dia a dia do brasileiro sob o aspecto politico/econômico/social está tão surrealista que, as falas que se ouve de políticos, promotores de justiça e juizes parecem ser normais e verossímeis. Estamos no meio de uma convulsão social onde o episódio da revolução francesa, com todas as suas consequências parece ser o caminho natural. Mas se esquecem que a tomada da bastilha e as noites do terror não são de lembrança agradável.
Edson de Resende
09/04/2017 - 11h45
Texto corrosivo para Moro, mas extremamente pertinente diante das decisões antidemocráticas deste déspota provinciano. O autor desnudou o protofascismo de Moro e este, ciente de sua impunidade, renega o direito de opinião e utiliza o poder que lhe foi outorgado pelos golpistas para impor o silêncio dos opositores. O cognome que lhe deram, Mussolini de Curitiba -eu sempre preferi Sargentão de Curitiba- parece-me inteiramente merecido. O texto de Roberto Ponciano merece ser reproduzido e debatido pelo maior número de pessoas. Por que não convidar o juiz Moro para participar dos debates?
Mirtha Ramirez
09/04/2017 - 11h13
Muito bom
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 05h47
Mas por que se fala que o PT corrompeu e se deixou corromper só prá se perpetuar no poder? Há ou não gente ignóbil por ali?
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 05h41
Mas por que se fala que o PT corrompeu e de deixou corromper só prá se perpetuar no poder? Há ou não há gente ignóbil por ali?
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 05h37
Li o artigo do Ponciano e confesso que fiquei meio perturbado. É preciso ficar aprumado ser imparcial ter visão crítica e evitar ser maria-vai-com-as-outras.
Anônimo
09/04/2017 - 03h54
Infelizmente vivemos em país onde a constituição foi rasgada por legisladores que teriam a obrigação de salvaguarda-la, um judiciário que deveria cumprir e fazer cumprir, porém, a ganância pelo poder, o medo da perda de espaço e significância, junto ao ódio por um partido e suas lideranças, levaram estes setores a se unirem e conspirarem contra a legalidade do voto, em uma trama apoiada por parte da mídia deformada, com intuito de derrubar uma presidente eleita, achincalhar e desmoralizar um projeto social de distribuição de renda e igualdade social.
Vitoria Lopes
08/04/2017 - 18h08
Esse cara deve primeiramente procurar no dicionário o q significa a palavra medíocre pq se esse texto eh medíocre como será um texto incrível , notável?! E como assim , Roberto Ponciano pode ser preso por isso ? Estamos mesmo no fundo do poço
Nadja Valadares
07/04/2017 - 20h34
A mascara de Moro um dia cairá como caiu a de Joaquim Barbosa e Eduardo Cunha, basta se tornar “desnecessário” -“não há segredo que o tempo não revele – Reconheço todas as melhorias e crescimento q os governos do PT conquistaram, mas também NÃO posso negar a responsabilidade do PT por parte dessa crise e retrocessos q estamos sofrendo com a tomada golpista do poder. Minha decepção é GRANDE, pq se ALGUNS poderosos Petistas não tivessem sucumbido ao Modus operandi, digo: copiado a roubalheira dos “coronéis capitalistas” q se sustentam no poder por décadas dilapidando q nem aves de rapina toda riqueza brasileira, negando ao nosso povo educação, saúde, justiça e renda, aumentando seus currais eleitorais ao preço da ignorância, fome e sofrimento do povo brasileiro. Se os Petistas não tivessem sucumbido ao “dinheiro fácil” e levassem a frente sua politica de crescimento e desenvolvimento como iniciaram em 2003, certamente Moro, Janot, Gilmar Mendes entre outros não ofereceriam nenhum risco as conquistas do Brasil. Sou “uma socialista” pq eu acredito na justiça social, na liberdade individual e na igualdade de todos perante a lei, espero q 2018 traga RENOVAÇÃO e gente nova disposta a continuar as “boas politicas sociais”, q experimentamos por tão pouco tempo e ficamos com o gostinho de quero mais na boca.
http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/12/03/moniz-bandeira-moro-e-janot-atuam-com-os-estados-unidos-contra-o-brasil/
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 05h53
Mas por que se fala que o PT corrompeu e se deixou corromper só prá se perpetuar no poder? Há ou não gente ignóbil por ali?
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 05h58
Nadja assino embaixo teu comentário. É preciso imparcialidade e não sectarismo. Vamos olhar a questão de todos os ângulos. Paulo A. Haeser.
Roberto
07/04/2017 - 19h58
Sr Roberto, deve ser intelectual que tem lado, lado da turma da corrupção, não menciona nada, deve ser carochinha a Odebrecht e seu dinheiro dado a companheiros.
Texto medíocre, não é de quem gera trabalho, só fica aí no achismos ….
nectarius
07/04/2017 - 20h39
Explique por que é medíocre o texto….se descreve inteligentemente a realidade dúbia do juiz do psdb
Nara
07/04/2017 - 21h03
Roberto, parabéns pela bela reflexão. Pena que a poucos aproveita. Lamentável o nível de entendimento de alguns ledores. Para esses, nem mesmo a história ajuda a conhecer e prevenir grandes tragédias nacionais. Para esses, infelizmente, só a morte há de pôr fim a um estado de ignorância tal que nos apequena e enfraquece como povo e Nação.
José A Cordeiro
08/04/2017 - 15h03
Quem “gera trabalho” seria o senhor de escravos? Ou o trabalho é fruto da necessidade humana e prescinde de sujeitos que o gerem?
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 06h02
Calma Roberto as histórias da Carochinha devem ser verdade e estão sendo investigadas mas deixa o Ponciano se expressar ou não há liberdade de expressão (nem isso?) nesta republiqueta de bananas?
Paulo A. Haeser
09/04/2017 - 06h40
Roberto calma as histórias da Carochinha devem ser verdade e estão sendo investigadas . Deixemos o Ponciano dizer ou será que não há (nem isso?) liberdade de expressão nesta republiqueta de bananas?
Gaudioso da Costa Vieira
07/04/2017 - 18h55
O artigo de Roberto Ponciano deixa, nas entrelinhas, algumas questões: Cadê o direito de expressão do pensamento?… Cadê a C.F./88?… O que será do futuro que hoje se faz?… Cadê o Estado de Direito?…
Denise
07/04/2017 - 14h36
Excelente texto. Preciso. Grandes referências histórico-diacrônicas e lúcidas análises sincrônicas. Parabéns!
Lael Menezes
07/04/2017 - 10h46
Uma dura realidade!!!
Marcos Diaz
07/04/2017 - 08h14
Poxa vida.!!!!! Não faltou dizer nada. Que alívio, não estou sozinho.
Arthur Carvalho
07/04/2017 - 05h46
Abordagem profunda. Este texto me trouxe um alívio, eu não estou só.
Alcides
07/04/2017 - 03h00
A lava jato desmoralizou o judiciário, quando viabilizou um golpe.
Na Itália: ri-se da gente: porque lá a operação “mani polite” levou a oligarquia corrupta para a cadeia; aqui a operação lava jato levou os canalhas para o poder.
SILVIA JARDIM
06/04/2017 - 21h10
Bravo guerreiro das ideias!
Muito bom!
Obrigada!
Eliza Vandanezi
06/04/2017 - 21h10
Neuza Vandanezi Carneiro
Rose
06/04/2017 - 17h21
Seu artigo é ótima fonte pra ” continuar tentando entender ” o q está acontecendo aqui. Muito esclarecedor e a analogia feita me assusta.Passarei a lê_lo com mais frequência…assim q puder. ?
Maria Carvalho Soares
06/04/2017 - 17h00
É assustador a falta de patriotismo dos políticos, do judiciário, como também de metade dá sociedade, mas as centrais sindicais, essas me impressionam muito mais.
Manoel B Silveira
06/04/2017 - 14h45
Um reles funcionário de quinta categoria que já bloqueou / recuperou mais de R$10 BILHÕES surrupiados de volta para os cofres públicos me parece alguém bem capacitado para exercer a função que lhe cabe. Além do mais nunca soube que Otto Adolf Eichmann tenha lutado pela recuperação de qualquer ativo, mas sim pela execução de milhões de judeus. A única ideologia do PT é a do Poder, esquerda e direita são só retórica no discurso dos seus militantes. Ou vcs acham que a ditadura da Venezuela é de direita ou de esquerda? Eufemismo, ditadura é só ditadura!
Robert Silva
06/04/2017 - 15h13
Vou pedir para ele tentar fazer um belo desenho, já que o sr. não sabe interpretar textos. Ok? A única argumentação sua é sobre os 10 bilhões que cacifam Moro à sua função. Mas essa é fácil de derrubar.
Leon
06/04/2017 - 17h08
Prezado Manoel. Gostaria imensamente de saber onde está essa informação da recuperação de 10 bilhões de reais. Não a notícia apenas, mas o dado de algum órgão que declare ter recebido essa quantia como recuperação decorrente da lava jato. Grato.
Anônimo
06/04/2017 - 22h40
Manoel Besteira, cego puxa-saco do moro do janot do boçalnaro.
Livio
06/04/2017 - 14h31
Ótimo texto, só não entendi a charge? O que tem haver com o texto?
Alcides
07/04/2017 - 02h37
Não é bem uma charge, mas vamos lá.
A imagem representa um homem altamente equipado para a guerra ( com um carro militar oficial por trás dando suporte), que mata uma criança indefesa e posa pra foto como se tivesse feito um ato heroico…
A posição dele em pé, imponente, ao lado da mulher indefesa de joelhos no chão, com filho assassinado, realça a relação de poder entre a vítima e o algoz..
A imagem tem tudo a ver com o texto.
André
06/04/2017 - 14h22
Expressou o sentimento de vários que têm um mínimo de clareza sobre a situação atual do Brasil.
Rachel
06/04/2017 - 13h50
O que se pode dizer? A voz morre na garganta, e penso que a única saída ” ir às ruas e vigiar.” Quantos dos que comentaram indignados o texto vão para a rua dia 28/04? E quantos irão se dispor a ir para Curitiba, que é tão importante quanto o dia 31/04, pois vai muito além da pessoa de Lula é mais um passo, bem grande, no cerceamento da liberdade e da fixação em nossas gargantas de mais um tentáculo do fascismo.
maria do Carmo C Leite
06/04/2017 - 13h40
Ótimo texto: Concordo plenamente com tudo que foi dito…Infelizmente, muitas pessoas são mal informadas e outras alienadas, não reconhecem a decadência do nosso País.m
Carrapa-VK
06/04/2017 - 13h13
Moro está desesperado como um sapo em um covil, porque pretende prender Lula, mas não acha nada. Terá que tomar uma medida extrema de arbitrariedade e ai mostrará a cueca suja e furada debaixo de sua toga “magistrata” (entre ASPAS mesmo!). Golpista!!
Mirko Kraguljac
06/04/2017 - 13h00
Parabéns para clareza, honestidade e coragem! Os protagonistas desse golpe são fascistas e isso tem que ser bem claro para todos, bem como que luta contra golpistas deve ser feita nas ruas. Como já falou um senhor bem mais inteligente do que eu, “os que deram golpe não entregarão pela via democrática”.
Jandyra Helena Pontes Ferreira
06/04/2017 - 12h40
Maravilhoso texto! Concordo plenamente…Me entristeço com o que vejo em meu país e com a alienação das pessoas…
HOLODOMOR , CRIME DA ESQUERDA QUE VC NÃO DEVE SABER
06/04/2017 - 12h16
Moro, a Esquerda e a banalidade do mal … porque não falam dos crimes da esquerda?
HOLODOMOR, GULAGS, POL POT, TCHEKA, KGB, DOMINAÇÃO DO LESTE EUROPEU, etc etc etc ?! “o mal é estrutural” com certeza.
“Pela liberdade de expressão!” … estão falando sério?
Não existe fascismo no Brasil. Ser fascista é ser nacionalista e anti-maçom, duas coisas que JAMAIS a esquerda conseguira ser. “Mussolini do Paraná” , me mostrem que Mussolini quebrava empresas nacionais (italianas no caso) pra vender baratinho pros americanos. Mostra aí … esquerda é sinônimo de desonestidade intelectual. São fatos, e contra fatos não á argumentos.
A esquerda é cínica, hipócrita, é um crime contra a Humanidade e contra a Verdade, uma piada de Satanás.
Erasto
06/04/2017 - 11h54
São caminhos empoeirados, zoeira de vozes se misturando às minhas, que me torno cego, surdo e mudo. Refem da telinha da globo no fundo de minha caverna.
Ana Paula S.Braga
06/04/2017 - 10h36
O Ponciano escreveu um artigo claro como a luz, mas como diz o ditado popular: o pior cego é aquele que não quer ver.
Estamos vivendo um momento trágico e as pessoas estão apáticas e conformadas. Precisamos sair deste transe e ir a luta.
Afinal, que justificativa ofereceremos aos nossos filhos?
baracho
06/04/2017 - 10h35
Primeiro o criminoso.Depois o crime,se não existir a gente inventa
HOLODOMOR , CRIME DA ESQUERDA QUE VC NÃO DEVE SABER
06/04/2017 - 12h17
Moro, a Esquerda e a banalidade do mal … porque não falam dos crimes da esquerda?
HOLODOMOR, GULAGS, POL POT, TCHEKA, KGB, DOMINAÇÃO DO LESTE EUROPEU, etc etc etc ?! “o mal é estrutural” com certeza.
“Pela liberdade de expressão!” … estão falando sério?
Não existe fascismo no Brasil. Ser fascista é ser nacionalista e anti-maçom, duas coisas que JAMAIS a esquerda conseguira ser. “Mussolini do Paraná” , me mostrem que Mussolini quebrava empresas nacionais (italianas no caso) pra vender baratinho pros americanos. Mostra aí … esquerda é sinônimo de desonestidade intelectual. São fatos, e contra fatos não á argumentos.
A esquerda é cínica, hipócrita, é um crime contra a Humanidade e contra a Verdade, uma piada de Satanás.
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
06/04/2017 - 10h19
Perfeito, Mestre Ponciano. É um acinte! Temos que nos livrar deste e dos demais vermes que desgraçam a Nação Brasileira. O fascismo avança. No que depender deste Congresso, deste Judiciário e desta Televisão, logo logo passa a ser considerado um “Mal Menor” diante da calamidade do Comunismo e da Corrupção. E a classe média começa a se benzer de novo, como em 64. Canalhas!
Vainer Kronbauer
06/04/2017 - 08h50
Muito bem interpretado o momento político e o Brasil desta época por Roberto Ponciano. A América sangra.
Os que compreendem a situação têm a obrigação de divulgar a sua maneira. O Brasil está regredindo democraticamente e as consequências deste processo sempre recaem sobre o ponto mais débil da sociedade: os trabalhadores. Alguém tem q defender a principal engrenagem que move o país. Já houve muito aperto de cinto para estas gerações responsaveis pelo grande salto que deu o país nas ultimas décadas. Agora,na hora da aposentadoria desses brasileiros, o descanso digno lhes foi negado…
MariaJosé de Melo
06/04/2017 - 08h48
Amei o texto. Parabéns!!! Os brasileiros precisam reagir ao desmonte da democracia.
Milton Rondo Filho
06/04/2017 - 08h26
Parabéns, Roberto e Cafezinho! Excelente texto! Historico!
JOAO Savedra
06/04/2017 - 06h33
A tempos não lia um artigo que tocasse em nosso brio.
Os fascistas não passarão!!!????
Rogério Bezerra
06/04/2017 - 04h35
Descrição exata do momento e com adjetivos na medida para os citados. Nada mais a escrever. Perfeito!
Helen
06/04/2017 - 01h09
O texto é brilhante. Pena que não tenha atingido de forma positiva a pessoa a que se destina. O fascistóide justiceiro, além de não reconhecer publicamente as barbaridades e ilegalidades que cometeu ainda deu para perseguir a imprensa. Onde isso vai parar?
Enio
06/04/2017 - 01h07
Excelente texto e avaliação dos piores momentos que passamos. Como eu NÃO acredito que a maioria vá para as ruas, POIS ESTÁ IDIOTIZADA E CONGELADA POR ESSES APARELHINHOS CHAMADOS CELULAR, SMARTFONES, ETC ., VIA OUTRA IDIOTICE COLETIVA CHAMADA FACEBOOK., E REDES SOCIAIS, NÃO VEJO SAÍDA.. SEREMOS SIM DOMINADOS POR UMA DITADURA DE TECNOCRATAS. TRISTE FINAL DESSES TEMPOS QUE HAVERÃO DE PASSAR, A HISTÓRIA SEGUE..
Well Machado
06/04/2017 - 04h05
CLARO SIMPLES E OBJETIVO.APLAUSOS!!!
Luciana Gonçalves
06/04/2017 - 02h40
FALSOMORO! FALSAJATO!
É GOLPE!!!!!!!!!
Isabel Marazina
05/04/2017 - 23h28
Excelente arroyo de Ponciano.Assino embaixo !
zita Gallerani
05/04/2017 - 23h24
Você é maluco!
Ruy Mauricio de Lima e Silva Neto
06/04/2017 - 10h21
Não, você é.
Célida Maria Pimenta
06/04/2017 - 01h40
Valeu a pena a leitura, bravo!!
albert fanon
05/04/2017 - 22h17
Esse texto é o retrato mais fiel de Moro que vi até hoje.
Anônimo
05/04/2017 - 22h15
Graciad!
José francisco
05/04/2017 - 21h53
Parabéns pelo texto , pela coragem, pela integridade.
DARCY SALES
05/04/2017 - 21h49
Um brilhante Manifesto contra o arbítrio togado. A luz de Roberto Ponciano ilumina as trevas que tentam se apoderar da frágil democracia brasileira. Os camisas negras e as trevas não vencerão a luz.
MmgMmg Mg
06/04/2017 - 00h22
Como profeta bíblico descreve o real carater e denuncia o imoral que é este magistrado. Tao baixo, que ao invés de recorrer da letra da palavra usa de seu poder para usurpar. Pobre justica, pobre país.
maria Jose Freire
05/04/2017 - 21h20
Não tinha lido o texto, ainda. Vou postar para meus amigos do Brasil e de outros países.
josimar
05/04/2017 - 20h45
A parte final foi como uma previsão futurística. Infelizmente ela está se realizando.
O Brasil de hoje é refém da burrice, e, esta burrice se propaga de curitiba para o brasil pelas antenas da globo.
Se ficarmos quietos como estamos, vamos regredir uns cinquenta anos ou mais. É inacreditável a inação dos brasileiros frente a destruição que os golpistas estão perpetrando.
Marcia Lima
05/04/2017 - 20h32
Fico triste. Um texto tão rico e só li hoje. Um ano depois. E o que mudou? Tudo para pior. Que Deus nos fortaleça nessa nova fase de tantas apreensões. ?
Gilberto Perello
05/04/2017 - 20h22
Bem oportuno rever este texto.
Será que estamos “verdadeiramente” iinteressados em ler-lo?
Não acho que é a maneira correta de atingir ao povo! Digo povo, pessoas comuns não intelectualisadas aquelas que sofrem, recebem na pele.
Mas não entendem porra nenhuma!
Nosso discurso, deveria ser mais curto, objetivo, popular…
Pocciotti Pocciotti
05/04/2017 - 22h55
Parabéns!!!
CLá
05/04/2017 - 19h51
Curioso! A lava-jato (com letra minúscula, mesmo) investiga as grandes corporações e suas ligações com políticos, para rastrear o caminho da propina (vamos fazer de conta que acreditamos nisso, só para que eu possa continuar o texto). Por que será que a REDE GOEBBELS não é investigada pela lava-jato? Será que é uma corporação absolutamente idônea, acima de qualquer suspeita? Ah, deve ser isso, então! O justiceiro de Curitiba não perderia seu precioso tempo com uma corporação inteiramente ética. GOLPE, A GENTE VÊ POR AQUI: PLIM ! PLIM ! REDE GOEBBELS!
Ana Costa
07/04/2017 - 10h38
Inclusive, quando as investigações passam de raspão pelos negócios escusos da Organização (como no caso da Mossack & Fonseca, com a qual tudo aponta ter fortes ligações ) liberta-se imediatamente os suspeitos, passa-se uma borracha, tenta-se passar ao largo e deixar cair no esquecimento.
Júlia
05/04/2017 - 19h45
Não vi nenhuma ameaça ao tal magistrado. Talvez, o ressentimento seja pelo fato do artigo (belíssimo por sinal), ter posto os pingos nos is.
Sebastião Evangelista de Souza
05/04/2017 - 19h41
Caramba… Profundo e a cada dia mais atual este texto. O fascista Moro pretende prender o Lula em breve… Temos que ir às ruas e lutar! Fora Temer! Fora Moro!
Eliana Costa Guerra
05/04/2017 - 19h35
Excelente texto …devemos lê-lo e interpretá-lo com nossos alunos, filhos, sobrinhos e amigos
robertoAP
05/04/2017 - 19h30
O Moro é um fascistinha de terceiro mundão, que se acha importante, tanto quanto um garoto de 8 anos ao receber no Natal uma capa e máscara do Batman.
Evaldo Ferreira Ferreira
05/04/2017 - 19h19
Não ver quem não quer. Moro a serviço dos fascista!
orlando
05/04/2017 - 19h11
Parabéns
Fernando Araujo
05/04/2017 - 18h53
Parabéns. Texto inigualável. Hoje está provado que está tudo isso acontecendo. O Moro prova que é um juiz vendido e que só está perseguindo os petistas. Belíssimo texto e de muita visão.
Luzia
05/04/2017 - 18h49
Excelente texto, profundo e real.
Roberto Rubem
05/04/2017 - 18h39
Excelente !
Emilio
05/04/2017 - 18h17
Um dos melhores artigos sobre o tema. Destrichou a lj.
Marcos
05/04/2017 - 18h04
muito bla-blá-blá … hipocrisia até > tudo bem um erro não justifica outro, dizem, mas comparar um grampo com o maior roubo de um governo corrupto na história mundial pra se defenderé muita CARA DE PAU!
Mônica
05/04/2017 - 20h15
Quem está pagando ao Mussolini do Paraná para ele cometer tantas arbitrariedades sem ser punido?
Marcos
05/04/2017 - 20h27
e vc acha que já não reviraram tudo atrás de algo? tenha fé ainda existem pessoas que lutam pelo Brasil e esse artigo difamatório sem eira nem beira sim deve ter o dedo dos petralhas
albert fanon
05/04/2017 - 22h15
Ora, trate de se alfabetizar politicamente antes de postar besteiras aqui.
Maria Joséte Negreiros
06/04/2017 - 23h29
É por isso que um sujeito torpe e canalha como Moro fica inflado e coloca uma rota fantasia de heroi: por causa de débeis mentais q fingem ñ ver quem são os ladrões que nos roubam há mais de 500 anos. Deve ser descendente ou um deles.
Marcia Bortone
05/04/2017 - 20h40
A construção do Moro como um herói é muito semelhante a construção de Hitler com herói dá Alemanha nazista.
Marcos
05/04/2017 - 18h18
menos..
Marcos
05/04/2017 - 18h20
menos amigo.. não está por acaso comparando os presídios cheios de vagabundos com os campos de concentração cheios de judeus inocentes , ou está?
Hel Greco
05/04/2017 - 20h35
Sensacional!!!
Mansour Elias
05/04/2017 - 17h05
Maravilhoso artigo, e com uma visão real desse desenrolar indutório, criado por políticos e mídia que já anteriormente afundaram o Brasil hoje retornam com o mesmo intuito
Roberto
05/04/2017 - 17h00
li, reli e adorei. Texto foda! Arrebenta com eles Ponciano. Você não está sozinho, se eu estivesse em curitiba iria pra porta da Gestapo pregar este artigo na parede!!!
Luiz Ferreira
05/04/2017 - 16h52
Lendo os comentários vi algumas manifestações a favor da reforma através da revolução. A alternativa já foi válida em algumas poucas ocasiões e sinceramente acho que não é o nosso caso.
Quem apoiaria esse movimento, digamos forte?
As nossas forças armadas,
a casa grande,
a senzala dominada pela globo?
gente, revolução sem povo não funciona.
abraços prof. Ponciano
Ferreira
05/04/2017 - 16h50
Lendo os comentários vi algumas manifestações a favor da reforma através da revolução. A alternativa já foi válida em algumas poucas ocasiões e sinceramente acho que não é o nosso caso.
Quem apoiaria esse movimento, digamos forte?
As nossas forças armadas,
a casa grande,
a senzala dominada pela globo?
gente, revolução sem povo não funciona.
abraços prof. Ponciano
Roberto
05/04/2017 - 17h01
EStá corretíssimo, enquanto existir rede esgoto de televisão o povo vai ser gado, os capitãos holidays do mato se multiplicam aos montes.
Emerson
06/04/2017 - 10h24
Eu apóio revolução armada, mas concordo contigo.Para chegarmos a esse ponto, é preciso antes muita concientização, muita organização. Ainda não é momento, mas temos que considerar essa hipótese…
juares machado
05/04/2017 - 16h23
Será que algum dia saberemos a verdadeira identidade deste fascínora, chamado Moro?
Emerson de Morais
05/04/2017 - 16h15
CADA VEZ MAIS ACREDITO NA BÍBLIA, ELA JÁ FALAVA ISSO A 2000 ANOS ATRÁS. “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.”
2 Timóteo 3:1-5
Emerson
05/04/2017 - 16h08
Se a Lava Jato não fosse tendenciosa, não seria tão ruim…o problema é que eles não investigam o PSDB. Mesmo sem achar provas contra LULA, as ações continuam. A Dilma caiu sem nenhum crime. Se fosse séria, não teria problema, Mas, NÃO é séria. Gostaria de dizer que houve neste texto crítica ao Malafaia e ao Feliciano. Sou evangélico, e gostaria de avisar, que ambos tem perdido apoio no meio evangélico. Já nos representaram, mas atualmente não nos representam (é claro que ainda tem adéptos). Por favor, não julguem os evangélicos por eles…eu por exemplo, continuo sendo de esquerda, porque entendo que Jesus, olhava para as minorias. “Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Isaías” 1:17
Emerson
05/04/2017 - 16h07
Se a Lava Jato não fosse tendenciosa, não seria tão ruim…o problema é que eles não investigam o PSDB. Mesmo sem achar provas contra LULA, as ações continuam. A Dilma caiu sem nenhum crime. Se fosse séria, não teria problema, Mas, NÃO é séria. Gostaria de dizer que houve neste texto crítica ao Malafaia e ao Feliciano. Sou evangélico, e gostaria de avisar, que ambos tem perdido apoio no meio evangélico. Já nos representaram, mas atualmente não nos representam (é claro que ainda tem adéptos). Por favor, não julguem os evangélicos por eles…eu por exemplo, continuo sendo de esquerda, porque entendo que Jesus, olhava para as minorias.
Veranis
05/04/2017 - 15h46
TEXTO EXCELENTE E TOTALMENTE VERDADEIRO. A VERDADE SEMPRE INCOMODA GENTE COMO MORO, GOSTAM BEM MAIS DA BAJULAÇÃO.
Tânia Reggiori dos Santos
05/04/2017 - 15h41
O texto é realmente necessário! Não vejo mentiras e,sim,a constatação de que não podemos temer pq JÁ estamos vivendo uma ditadura! TDS os direitos tolhidos,ameaçam até impedir que citemos nomes ou imagens de políticos!! ESSE GOVERNO QUER SE PERPETUAR! É,NA VERDADE,UMA DITADURA! EU NÃO TENHO MAIS COMO SEQUER HONRAR MEUS COMPROMISSOS! E TUDO MOSTRA QUE VAI PIORAR!!
Carvalho Portela
05/04/2017 - 18h41
Zé Povim quiz, fazer o q?
Lylian Cardoso
05/04/2017 - 18h39
PERFEITO…PERFEITO…PRTFEITO.!
TENHO QUE APLAUDIR….DE PE…parabens e forca Roberto Ponciano.
Sergio
05/04/2017 - 15h34
Quanta idiotice, democracia é a Venezuela na visão de vocês??????????????????????????? Acorda, a bandidagem do Pt acabou!!!
Paulo estevao
05/04/2017 - 16h04
Cafezinho!Nao deixem esses fascistas fazer comentarios aqui,o perfil é sempre o mesmo,filtrem isso, Esses canalhas,monstros de barriga podre nao merecem espaço. Apesar de ser academico e intelectual o autor escreve direto e simples,com referwncias a filosofia historia e politica mundial
É isso aí, o recado ta dado
Resistencia na rua!
Narciso cavalcanti
05/04/2017 - 15h29
Roberto Ponciano pode ser um Meatre em filosofia mas a meu ver é mais um energumeno a acreditar na famosa quadrilha petista!
SEGUI AMARANTE
05/04/2017 - 15h18
ADVOGADINHO DO LULA CAIUUU… KKKKKKKK
MEU DEUS NAO SALVA UM !!!..
CRISTIANO ZANINM É SOCIO DE ADRIANA ANCELMO.. !!! E DE THIAGO CEDRAZ JA ENRROLADO EM TUDO QUE E ROLO NA LAVA JATO !!>..
CRISTIANO ZANIN.. LARANJA TBEM DO LULA ,,,, AI AI AI .. ONDE IRAO PARAR …
A Fecomércio gastou milhões com escritórios de advogacia, incluindo o de Adriana Ancelmo, o de Cristiano Zanin e Roberto Teixeira e o de Tiago Cedraz, filho do ministro do TCU Aroldo Cedraz.
Atreio
05/04/2017 - 14h41
ótimo artigo.
emocionante análise. e serginho fez beicinho, pelo visto…. “hmmmm, tô de mal! feio, bobo e chato!”
sem crime, sem impeachment.
esse golpe horrivel já babou – ninguem mais topa estar na foto ao lado de golpista.
não vai levar 21 anos de novo.
bravos permanecem ao lado dos justos, aos canalhas restaram os covardes.
até a vitoria, sempre!
depois dos canalhas forçarem ao brasil regredir 30 anos em 3, iremos avançar 40 anos em 4 após digerimos tudo isso q gloebels, frias, civitas, ed cunha da grana suiça, demais vilões do PMDB e PSDB impuseram a força ao sofrido e cansado povo brasileiro.
sofrido e cansado, sim. mas justo e feliz. sabemos oq é nosso e o q queremos.
nossa presidente segue eleita. cada vez maior e mais essencial a todos nós em territorio brasileiro.
DILMA VOLTA. será linda a passagem da faixa em 2019.
democracia, sua linda!
EDER
05/04/2017 - 14h40
Hitler só prosperou porque quem se opunha teve medo de enfrentá-lo. As estratégias hoje são as mesmas. Vai da intimidação ao constrangimento e daí para a violência é só um pulinho. e uma delas, são estes processos contra criticas, e a condução coercitiva de jornalistas. Não acredito que o discurso,”fascistas não passarão”, porque os golpistas passaram e estão aí fazendo a desgraceira toda neste país. Para isso ter um fim, tem de lideranças sérias, não só o coitado do Lula, se unirem e chamarem o povo para a rua e não sair. É PRECISO QUE OS INTELECTUAIS DE RESPEITO INTERNACIONAL SAIAM NA FRENTE INDO PARA A RUA LUTAR CONTRA O FASCISMO OU ESTAREMOS FRITOS.
Izabel Amaral Souza
05/04/2017 - 17h18
Simplesmente brilhante o artigo! Num momento em que o verdadeiro jornalismo foi erradicado da mídia oficial, nos resta buscar informações nos blogues chamados de ‘blogues sujos’, que são mais imparciais e analíticos, que nos brinda com artigos maravilhosos como este , feitos por jornalistas verdadeiramente profissionais. Força Roberto Ponciano!
Maria aparecida rezende da silva.
05/04/2017 - 14h02
Desculpe. mas sou semi-analfabeta mas desde de criança ouvia meu pai dizer que o supremo para baixo só tinha os filhos dos senhores feudais que eles eram uma quadrilha que estava no poder para viola roubar os direitos do povo eles iriam perpetuando no poder para leva suas crias para usurpar o pode .Hoje entendo bem o que é que meu pai dizia a nós. E a quadrilha mais perigosa do Brasil. seres repetilianos e seres involutivos.trevas e escuridão estamos numa batalha contra estes seres.
fernandooedson
05/04/2017 - 14h56
“Quem sai aos seus não degenera”
aveland sambaú
05/04/2017 - 14h01
Creio que a charge apenas ilustra, e bem, uma situação que é muito mais grave que este crime especificamente, mas de algo bem mais abrangente. Diante de tantas medidas impopulares que continuamente retiram direitos dos trabalhadores e das maiorias menos favorecidas de forma antipática e provocativa, ignorando os protestos e manifestações de entidades em todos os níveis pelo país afora, provocando a ira nas pessoas mais pacíficas, não é exagero pensar que tudo isso seja uma conspiração no sentido de causar uma revolta popular sem precedentes no país com possíveis e graves consequências e com a interferência externa de forças contrárias entre si, podendo atingir níveis catastróficos como em países invadidos e controlados pelos norte-americanos com centenas de milhares e até milhões de civis inocentes mortos covardemente apenas pela ganância e o lucro a qualquer custo. Só nos resta mesmo pedir a Deus que tenha piedade de nós…
Rosemary fritsch brum
05/04/2017 - 13h51
Bravo
bolsa familia
05/04/2017 - 13h47
Quando a politica se apodera da justiça, a consttiuição , sai pela porta dos fundos.
bolsa familia
05/04/2017 - 13h49
Quando a politica se apodera da justiça, a constituicao sai pela porta dos fundos
Anônimo
05/04/2017 - 13h36
Texto me representa. Não passarão!
SERGUI MASCARENHAS
05/04/2017 - 13h23
METRE MORO META NA CADEIA ESSE VAGABUNDO FALADOR DE MERDA..
O PROCESSE ATE QUE PRECISE PEDIR ESMOLA ON LINE ..
CALUNIA DIFAMAÇÃO DANOS MORAIS ETC..
MORO CADE VEZ O BRASIL TE AMA E PRECISA MAIS DE VOCE..
VOCE ÉO LEGITIMO SALVADOR DA PÁTRIA ..
PROCESSE TODOS .. PROCESSE O MIGUEL QUE JA É CONDENADO !! MAIS UMA VIRA REINCIDENTE E VAI P BANGU COM OS AMIGOS DO LULA E DILMA ..
BORA MORO .. CADEIA NA DILMA ANTES DO LULA P FICAR LINDO .. BANDO DE PILANTRAS.. NÃO PASSARÃO…
DORIA PRESIDENTE..
MORO MINISTRO DA JUSTIÇA..
AECIO NA CADEIA TBEM.. FODASSE TODOS .. MAIS PRINCIPALMENTE O PT NE .. LOGICO .. VAMOS DESTRUI LOS
Geovane Santos
05/04/2017 - 13h52
Prezado SERGUI MASCARENHAS, não se apresse…gostaria que você humildemente considerasse minhas palavras, concordar não, pois você não esta pronto: suas palavras estão em contradição com o pensamento racional, livre de paixões e sentimentos, seus argumentos apenas expressas as “verdades” que a globo divulga…já parou para refletir por que muitos, digo muitos, não concordam contigo e tem argumentos superiores aos seus?
Edilso de Araujo
05/04/2017 - 14h06
Esse é fascista também.
De qual Brasil essa besta quadrada está falando ?
Que pátria Moro está salvando ?
Quanta asneiras , gente !!!
Melissa
05/04/2017 - 14h07
Acorda cara!! O tempo de fama dele já acabou… Só continua acreditando nele, fascistas e idiotas q só sabem ler gibis e nem o português conhece, como vc.
Miguel do Rosário
05/04/2017 - 14h15
Olha o tipo de doente mental que idolatra Moro…
FABIO BATISTA SOARES
05/04/2017 - 14h20
Quanta asneira… Vá estudar !
Anônimo
05/04/2017 - 16h06
Va se fude
Adriano Jobar
05/04/2017 - 13h11
Parabéns, caro Pensador.
Ainda não tinha lido uma análise e uma reflexão tão clara do que está acontecendo no país com essas manobras política do PDDB/PMDB e outros facistas.
A partir de agora passo a me engajar na tarefa de esclarecer aqueles que ainda estão com olhos e a mente embasados pelas manipulação das informações que até nossos lares pelos canais de TV.
Obrigado!!
Adriano Jobar
Conceição Aparecida Gonçalves Da Silva
05/04/2017 - 13h03
É realmente não sabemos em quem confiar, pois quando pensamos ou achamos que apareceu alguém que podemos confiar, me aparece com uma pérola dessa, triste, muito triste..
andré
05/04/2017 - 13h01
VAMOS AS RUAS / CURITIBA 3 DE MAIO
Eduardo Almada
05/04/2017 - 16h00
Flávia Azevedo
Anônimo
05/04/2017 - 12h58
Não consegui ler até o fim… ataques como esse acima a qualquer situação, circunstância ou evento é mera diarréia mental. Só quer atacar, atacar, atacar… não constrói nada, não luta por nada, não coloca a mão na massa por nada. Isso é somente uma verborragia insana
Edem
05/04/2017 - 12h35
Esse cara é bom e deve ser por isso que causou tanto incômodo. Ele não utiliza as mesmas armas da direita que a esquerda muitas vezes adora xafurdar.
Linno Parker da Silva
05/04/2017 - 15h35
O crime compensa?
Depende o quão organizado seja, disseram no morro ao apontar para baixo.
Luis Carlos Patricio Ribeiro
05/04/2017 - 15h30
Assino embaixo.
Carlos Antonio Alves de AQUINO
05/04/2017 - 12h06
Outro dia eu comentei numa postagem q recebi pelo wattzap, q nego-me participar d movimento virtual, ou nós ocupamos as ruas ou não mudaremos nada.
Precisamos resistir. Seu artigo relata a pura verdade q vimemos hoje.
Claudio
05/04/2017 - 11h59
O que vemos é exatamente o que já foi visto e será revisto e reescrito.
No fim os arqueólogos irão escavar essa geração e discorrer nas mesmas dejeções pertinentes as civilizações antigas.
Vão exaltar os fabulosos monumentos e esconderam as barbáries dos crimes contra a humanidade que seus poderosos reis, faraós, príncipes, governadores, juízes cometeram no passado contra o povo.
Dessa forma desvia-se a atenção para os crimes atuais dos quais são cúmplices.
Oras bolas! Já temos na atualidade muita história escondida nas areias do deserto da ignorância para se ater aos cadáveres da antiguidade.
Esse relato será apagado e não entrará nos anais para prosperidade.
Não são os esquerdistas que escrevem a história, no máximo terá um livro lido por poucos, mas lá no concurso terão que decorar a história dos homens mentirosos, injustos e criminosos como Moro.
Não se iluda, meu caro.
O povo no fim não será lembrado, pois todos são pagos para transformar uma história nefasta em uma plausível.
Em vou optar pela fé, pois sem fé só existe o caminho da vingança e do sangue para trilhar.
Vou pensar no céu e no inferno. E quando estiver desiludido vou imaginar essa gente queimando viva no fogo e seus crimes escritos em letras grandes para todo mundo ver.
A vingança é divina.
AleluYAH
Malu Porto
05/04/2017 - 14h57
Imperdível!
Das Geraes
05/04/2017 - 11h35
O cara engole uma apostila e passa em um concurso. Pronto! Ele já se considera um Deus da justiça. Esse é o Moro, que distante da apostila decorada, não passa de alguém com inteligência e capacidade limitadíssimas. Vejam seus textos nos processos e suas falas artísticas. Dá para perceber que não passa de um juiz da roça. Um barnabé à moda mazzaropiana.
Juba
05/04/2017 - 12h01
Não passou nem no exame da OAB. É um analfabeto maléfico.
Antonio David Cattani
05/04/2017 - 11h23
Prezado Ponciano
Antes de mais nada, minha solidariedade à tua luta que é a luta de todos os democratas. Em segundo lugar, uma correção importante nas referências históricas. A análise de H. Arendt sobre Eichmann foi totalmente equivocada e até hoje o conceito de banalidade do mal mais atrapalha do que ajuda. Ela foi totalmente ludibriada. Eichmann não foi um simples executor de ordens. Ele era um nazista convicto, carrasco voluntário, tendo plena consciência do que estava fazendo. Em entrevista realizada na Argentina antes da sua captura, declarou que seu único arrependimento era de não ter sido mais eficiente na eliminação dos judeus.
Essa verdade não invalida teus argumentos, pelo contrário, pode reforçá-los.
Boa luta
A. D. Cattani
Eduardo Noguchi
05/04/2017 - 11h19
Concordo com a análise. Um Zé Ninguém poder fazer o que está fazendo só é possível com apoio da Globo.
Marcos
05/04/2017 - 11h16
Se nos atacam é por que, de alguma forma, incomodamos a livre implantação do projeto fascista da Direita. Não pode haver questionamentos, a minoria ( que na verdade é maioria, mas prefere não saber …) tem que ser silenciada….
telma carvalho garrido
05/04/2017 - 11h00
Excelente texto, compartilho dessa análise sobre nossa sociedade há muitos anos e nunca fui compreendida. Quando me formei e comecei a advogar encontrei uma justiça estadual baiana comandada por ACM e fiquei perplexa. Como mudar em uma sociedade que adoece suas famílias e que por sua vez, adoece seus próprios filhos, enfraquecendo-os com pouco afeto que lhes é dedicado, porque também foram desumanizados. A desestrutura emocional que o nosso sistema capitalista impõe aos brasileiros (maioria esmagadora) retira nossa capacidade de enxergar e escutar, e por isso, não lutamos. É finalidade dele que sejamos sempre levados de um lado a outro, sem nos darmos conta do quanto somos manipulados para servir só ao capital e nunca à nossa própria humanidade. Telma Carvalho Garrido (facebook).
BENEDITO DE MELO SOUZA
05/04/2017 - 10h54
REPETINDO
O assustador desta história é que o juiz Sérgio Moro não é um grande ator político, ao fim e ao cabo Moro é um Zé Ninguém (na acepção inclusive reicheana da miséria psíquica), um juiz de visão política turva, nenhuma envergadura intelectual, com inteligência limitada e visão zero de sociedade.
Um mero EICHMAN executor das ordens superiores.
JANOT TRAIDOR, MAL AGRADECIDO, EMBUTIDO!!! FORA TEMER E TODO CONGRESSO, ELEIÇÕES DIRETAS JÁ!!!
Luiz Melo
05/04/2017 - 13h49
Não entendi nada desse rabisco!
Anônimo
05/04/2017 - 11h42
E a Globo o sr. entende?
Atreio
05/04/2017 - 14h32
leia de novo.
depois mostra prum amigo e conversa.
aí volta e diz se melhorou.
desejo melhoras, bjão!
Marcone Santana
06/04/2017 - 02h06
Então troca de cérebro,ops é impossivel , então só lamento, não vou desenhar kk
Nelson Dos Santos
06/04/2017 - 02h12
Deves ser um desses jumentos bipedes q encheram as ruas vestidos de verde e amarelo e agora vão ficar sem capim…
Well Machado
06/04/2017 - 04h07
MARCONE E NELSON KKK MUITO BOM !!!
PLEX
05/04/2017 - 10h46
Moro se sente incomodado com quem demonstra mais inteligencia.foi assim quando impediu as filmagens sob a defesa do Dr Cristiano no constrangimento de ter recebido uma aula de direito.os seus argumentos e a maior evidencia da sua ignorancia. Assim como o promotor do power point cuja resposta quando indagado o porque de nao investigar o PSDB.o promotor nao sabe que LEGISLATIVO tambem e governo?
Lili Rebua
05/04/2017 - 10h40
Este texto revela o puro retrato de um juiz que tem o seu lado obscuro pregando injustiças obedecendo ordens malignas.
Ana Tonel
05/04/2017 - 10h39
Uma aula de fascismo. Uma obra literária.
Fernando Tolentino
05/04/2017 - 10h28
Não há nada mais significativo para o texto do que exclamar “brilhante!”… e correr para as ruas.
Artur Guimarães
05/04/2017 - 10h23
Temos que continuar lutando contra esta ditadura disfarçada que o Judiciário, o MP e os bandidos que tomaram o poder estão impondo ao Pais. Não tenho receio de me expressar como faço e sempre divulgo em minha página no facebook.
Anônimo
05/04/2017 - 10h07
Não vi um só argumento justificando os 55 milhões na conta do instituto Lula depositados por empreiteiras. Nem os 250 milhões devolvidos por Barusco. Nem dos 120 milhões encontrados na conta de Palloci. Nem os 20 milhões pagos ao Marqueteiro Santana pela Camargo Correia. O resto blablabá.
Artur Guimarães
05/04/2017 - 10h26
Se você se informar melhor, ir a fundo e não ficar apenas se valendo das informações dos meios de comunicação golpistas, saberia que boa parte dessas informações são falsas. Se tiver provas condenem os culpados, mas agir como está agindo o MP e o Judiciário e em particuar Moro, na caça a Lula e ao PT, é perseguição política é ditadura.
Sonia
05/04/2017 - 10h06
Este artigo desentalou um nó na garganta, é brilhante e duramente verdadeira
Ary Pascoal Domingos
05/04/2017 - 10h06
NEO LIBERALISMO X POLÍTICAS SOCIAIS.
PROVAS INCONTESTÁVEIS DE A AMÉRICA LATINA ESTÁ A CAMINHO DO CALABOUÇO!
Edio Vilmar
05/04/2017 - 09h51
Esse texto diz tudo que se passa em nosso país. Temos que tomar as ruas em defesa da democracia.
Mário Cesar Serafim
05/04/2017 - 09h48
MALDADE
O Moro
É medíocre,
Maléfico,
Um merda!
Seu Creysom
05/04/2017 - 09h38
“o PSDB embarcou no golpe” O PSDB foi quem deflagrou o golpe!Foi quem articulou ! Lembram dá recontagem dos votos! Lembram do ” Vamos fazer esse governo sangrar todos os dias” ( Aloysio 300 mil) e todos os envolvidos supracitados no texto são todos tucanos!Ou são apenas coincidência a não envestigacao dos ladrões tucanos?… A ideia do artigo é ótima! Colocar o povo na rua contra essa SURUBA! Oque não podemos aceitar , que arbitrariedades sejam usadas para calar quem rema contra a maré! Temos que apoiar, e mostrar nossa indignação contra JUÍZES que usam de seu poder para para fins pessoais , corporativo e PARTIDARIO!Para aqueles que o apóiam Hoje, fiquem com a certeza de que amanhã, poderá ser mais uma de suas vítimas!
João Bovino
05/04/2017 - 09h32
A verdade incomoda muito a quem está errado. As reações são as piores possíveis.
Anônimo
05/04/2017 - 09h30
Extraordinário, descreve Moro perfeitamente: um falso moralista ou o moralista da oportunidade.
Helder
05/04/2017 - 09h26
Brilhante . Há muito tempo não lia um texto tão bom , elucidativo , inteligente e coerente. Bravo !!!
fernando bastos
05/04/2017 - 09h16
vc é um petra.lha vagabundo
Ivanaldo Xavier
05/04/2017 - 09h14
Perfeito!
vitor f
05/04/2017 - 08h48
?? muito bom o texto.
Hemerson Luiz Sousa do Carmo
05/04/2017 - 08h45
Completo idiota o Sr. Foi pago por quem pra falar essas asneiras? Faz um favor, não ofenda a nossa inteligência com essa opinião fascista que é a sua.
Italo Rosa
05/04/2017 - 08h43
Texto consistente, fundamentado. excelente. Sobretudo, verdadeiro. É preciso não esquecer que, além de uma classe domnante colonizada, autoritária e truculenta, e desses capatazes medíocres feito o juizeco, existem os interesses do imperialismo em dominar o país.
Analdeci Moreira dos Santos
05/04/2017 - 08h40
Reflexão inteligente, contextualizada e realista..
Miriam
05/04/2017 - 08h34
Texto simplesmente EXCELENTE!
Mario
05/04/2017 - 08h07
Vai me desculpar, mas a charge é um deserviço. A polícia não tinha intenção de atirar na criança . Agora, se houve imprudência, deverá ser apurado se os políciais assumiram o risco devido a região em trocar tiro com os BANDIDOS COM FUZIS(não suspeitos). Porém naõ esqueçamos, infelizmente hoje, vivemos em uma guerra urbana, fruto de anos e anos da indeiferença de nosso governantes, sejam eles de esquerda, centro ou direita. Tenho duas filhas e certamente ficaria arrasado se viesse acontecer em minha família tal tragédia. Porém, não percamos a capacidade de discernir as coisas.
Ana Costa
07/04/2017 - 10h53
Essa charge é bem anterior ao caso da Maria Eduarda e atirar na direção de uma escola de periferia, cheia alunos no pátio, assumindo o risco de atingir crianças, é tão corriqueiro quanto executar crianças de periferia na frente de suas casas, levar crianças de periferia para o mato e executá-las, e outras barbaridades que lemos diariamente nos jornais. Depois arranja-se uma “ficha corrida” para a criança e pronto. Se não era bandido hoje, seria amanhã e está resolvida a questão.
Helvécio
05/04/2017 - 07h59
Tô bege!
Márcia Figueiredo
05/04/2017 - 07h50
Nossa, texto fantástico! Não tinha lido antes, obrigada por republicar. Abraços fraternos
Ronaldo
05/04/2017 - 07h01
Excelente!!!
EDILBERTO PIRES
05/04/2017 - 03h24
DIANTE DE TEMA BEM ESCRITO NA MINHA POBRE CULTURA DEFENDO QUE PROFUNDA MATÉRIA ISSO É MAIS PARA TESE QUE UM COMENTÁRIO BEM ELABORADO. Conclusão FAÇO MINHAS PALAVRAS E BASTA. NA MINHA MODESTA, IMAGINO SERIA QUE OS BENEFICIÁRIOS DOS PROGRAMAS DE GOVERNO PERÍODO LULA/DILMA ESTARIA BATENDO PANELAS E HOJE ESTARIAM CONTRA POR MODISMO, POR GLOBISMO DOENTIO OU MORISMOS SEM MORAL. CUSTA ACREDITAR…………JESUS É MAIS. TAL DOCUMENTÁRIO, PEÇA ACIMA, PRA REFLEXÃO DESSA JUVENTUDE ENQUANTO PODE E OS MAIS VIVIDOS QUE TOME CONHECIMENTO A ESPERANÇA É DE QUE AINDA RESTAM ALGUMAS PESSOAS QUE PENSÃO NESTE PAÍS DAÍ. ESPERANÇA RENOVADA. NO DIA JÁ PARECE QUE SURGE, INTELECTUAIS/ TRABALHADORES EM GERAL/ PROFESSORES/ESTUDANTES – JURISTAS E ARISTAS ETC. NUMA CORRETE DEMOCRÁTICA E DEFENDER LULA, NÃO SIMPLESMENTE A PESSOA DE LULA E SUA FAMÍLIA, CONTUDO, A VERDADEIRA DEMOCRACIA. TUDO GEROU EM TORNO DE LULA O PAÍS PAROU PARA DESMORALIZAR LULA SUA FAMÍLIA, ASSISTIMOS VALOROSAS APOSTAS COM DATA APRAZADA PRISÃO, E LAMENTAR DONA MARIZA LETÍCIA. SÓ A PROVIDÊNCIA DIVINA É SÁBIA. UM DIA VÃO ENTENDER OUTROS NO PASSADO FORAM O TEMPO É CRUEL E SÁBIO. TODOS ASSISTIREMOS. TIRADENTES TEM CERTEZA.
Ednice Cruz
05/04/2017 - 05h42
A verdade dói, Moro.
Vitor
05/04/2017 - 02h40
Limitado. Valeu a tentativa.
Rejane Rivas
05/04/2017 - 02h01
Belíssimo texto, expressou com muita força o perfil dos golpeadores dá nossa pátria! Descrição do justiceiro de Curitiba, perfeita! Parabéns!
Henrique Nunes
05/04/2017 - 01h37
Ótimo, estamos em um lapso. O país a caminho do colapso político, ético e econômico.
Naufragamos à deriva de nós mesmos.
Eddie Mosiah Jorge
05/04/2017 - 04h20
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1386793541377904&set=a.185808064809797.48019.100001418153777&type=3
Luis Suarez Gambazza
05/04/2017 - 04h18
Excelente análise!
Linda Maria Antoniazzi
05/04/2017 - 01h10
Magnifico, Verdadeiro, Real….
Antônio Germano
05/04/2017 - 00h52
O orador espírita Divaldo Franco disse que vários expoentes dá revolução francesa estão reencarnados no Brasil. Este cenário absurdo que vivemos fecha com esta ideia. Chegamos a um ponto de abuso de autoridade que desconhece limites.
Urgente guilhotinar a rede globo, executando esta maldita influência da formação de opinião em nossa pobre população.
LUCIANO ANTONIO FRAGA
05/04/2017 - 00h48
A CARAPUÇA CAIU BEM, SOB MEDIDA
Marcos Neves
05/04/2017 - 00h40
Leandro Karnal deveria ler isso, com certeza!
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h34
Por favor como faço para excluir esse cafezinho vermelho e nunca mais ter que ver esse imbecil comunista fascista.
Gerson Cardoso Costa
05/04/2017 - 03h37
É só não abrir a pg. e não ler, seu amestrado midiatico !
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h38
Opa!
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h41
Como eu posso ser amestrado se não sou partidário de nenhuma facção política.
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h41
Acho que quem é amestrado é o senhor.
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h52
Quero pedir desculpas ao “camarada” Gerson Cardoso Costa
Daniel Lima
05/04/2017 - 03h54
Visitei o face do camarada e vi que o cara tem problemas. O cara é viciado em cafezinho… kkkkkk e vc vem me chamar de adestrado.
JWN
05/04/2017 - 08h32
Visita meu face, seu porco nojento.
Se quiser vamos marcar um encontro e vou te ensinar com quantos centímetros seu zoinho sai água. Pessoas asquerosas como você deviam se recolher na insignificância, fascistinha de merda.
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h43
Daniel Lima kkkkk… Falou o paulista que mantém o PSDB corrupto há mais de 20 anos no poder em São Paulo… E quase morreu de sede pela incompetência deles… E até resolveram roubar merenda escolar…
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h44
Daniel Lima kkkkkk… Paulista deve sofrer da síndrome de Estocolmo… Só elege corrupto do PSDB…
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h45
Daniel Lima kkkkkk… Emílio Odebrecht confirmou o que todo mundo já sabe… A direita é corrupta… Nesse caso, desde 1940…
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h46
Daniel Lima kkkkkk… Vc tem R$ 1 trilhão para ajudar o teu governo golpista corrupto a pagar a anistia dada a bancada escravocrata ruralista…
Marcos Vinicius Oliveira
05/04/2017 - 20h23
Comunista fascista? Daniel Lima acaba de criar uma nova ideologia política! Conseguiu misturar água e óleo…
Daniel Lima
05/04/2017 - 20h39
Ual! Vcs estão mesmo alienados mesmo! Prestem atenção no que argumentei, em nenhum momento direcionei a qualquer facção política. Não há polarização e sim uma MONOPOLARIZACÃO. VCS ESTÁ SÓ!!!! E os brasileiro querem outro modelo de política, é só isso.
Daniel Lima
05/04/2017 - 20h40
* ESTÃO
Andre Massao Noce
06/04/2017 - 03h31
Daniel Lima KKKKKKKKKK… vcs tem o PSDB corrupto como bichinho de estimação há mais de 20 anos….
Girlene Morais
05/04/2017 - 03h24
Rafael Eckert
Marlene
05/04/2017 - 00h17
Muito bom mesmo …
Anônimo
05/04/2017 - 00h14
Inegavelmente o texto atinge a artéria vital de quem se sente culpado, seja ou não aos moldes nazistas. Os responsáveis pelo extermínio de sete humanos ( grande parte deles Testemunhas de Jeová) declararam que obedeciam ordens superiores para o que faziam, logo concluiu-se que todo executor do tipo recebe ordens Superior e por isso é inimputável. Bem, o texto é esclarecedor e bem argumentado. Resta saber porque incomoda ! Tenho por principio que se não sou aquilo que dizem, peço esclarecimento. No caso esclarecimento não faltou, o que falta é correção de rumo e para tanto cumpra-se o Dever conforme a Lei e Respeite-se a Constituição Brasileira. Quem assim agir não dará margem a controvérsias e criticas descabidas e muito menos se sentirá no olho do vórtice, não precisando agir em retaliação. Não fosse a grande proximidade da gLobo…ta e certamente outra avaliação estaria posta. Todos sabem que o que é Bom para a gLobo… ta não é bom para o Brasil e vice versa. Diga com quem andas e direi quem tu És.
Andrea Marinho
05/04/2017 - 03h10
COLOCAR ALGUÉM DE FRENTE A UM ESPELHO, NEM SEMPRE É AGRADÁVEL ENXERGAR O PREDADOR QUE SE É.
JOHN J.
05/04/2017 - 00h07
BRILHANTE ARTIGO.
EXPRESSA O SENTIMENTO DE TODOS BRASILEIROS QUE PREZAM A DEMOCRACIA, VERDADEIRAMENTE, NÃO DA BOCA PARA FORA COMO FAZEM A OS DEFENSORES DO TAL JUIZ, QUE ATÉ AGORA NÃO TEVE A HOMBRIDADE DE INVESTIGAR NENHUM DOS MUITOS TUCANOS FARTAMENTE DELATADOS E INVESTIGOU PETISTAS QUE NÃO APARECERAM EM NENHUMA DELAÇÃO.
C.Poivre
04/04/2017 - 23h56
Faltou na turma dos fascistas o Beiçola, a meu ver o maior deles:
https://www.ocafezinho.com/2016/12/14/beicola-e-os-cambalacheiros-de-toga/
Sérgio Rodrigues
04/04/2017 - 23h38
Fascistasnão passarão!..`Todos pra Curitiba!….
Jose Fernando Lopes
04/04/2017 - 23h34
SOLIDARIZO COM A POSIÇÃO DE ROBERTO PONCIANO E DIGO QUE O POVO ESCLARECIDO E UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO, TODA A MOBILIZAÇÃO PARA PARAR O BRASIL NO DIA 28 DE ABRIL DE 2017.
Ech Son Moubiu
04/04/2017 - 23h17
Total, Exxon Mobil.
Coragem.
André Ricardo Vanessa Marani
05/04/2017 - 02h15
O artigo perde a credibilidade pela banalidade/generalidade dá charge! Lastimável!
enganado
04/04/2017 - 23h15
Diante de tudo aí escrito pergunto: “” Rasgaram ou não rasgaram a Constituição “”” ??? Rasgaram, sim!!!! Só esqueceram de rasgar os Artigo 142, ou seja, será que este do tal artigo são o que? Patriotas ou Vendilhões da Pátria ao Capital Estrangeiro? Será que estes do Artigo 142 não sentem vergonha de criarem a __rede Goebbels__ e ainda são seus capachos? Estão aí os medíocres/apátridas/nazistas/ … , çERjIO mO(U)RO e Janot, que ofendem a dignidade humana, não os faz sentirem nada pela tal Pátria e sua Constituição, Povão, . . etc, que jurarão defender sem que não esbocem o mínimo desagrado? E aí nada? O Boçalnaro está certo? Pois Vcs não passam de uma Tropa de Ocupação a serviço dos ANGLO_SIONISTAS.
Ausônia Schelini
05/04/2017 - 02h01
Texto vil e tendencioso!
Patrícia Rodrigues
05/04/2017 - 11h23
abre a mente…
Marcone Santana
06/04/2017 - 02h10
Cuidado suas figurinhas, sao vermelhas seriam comunistas kk insônia ops Ausônia sei lá isso é nome?
Marcelo Alencar
04/04/2017 - 22h43
Parabéns Professor Ponciano!
Somente os historiadores e filósofos poderão deixar registrado para as próximas gerações que ocorreram resistência e luta contra os fascistas no tribunais em conluio com a mídia golpista.
Anônimo
04/04/2017 - 22h27
“Os fascistas não passarão!”
É tarde, já passou. Estamos agora a ver os trens partirem da estação aos olhos atentos de PMs e CIVIs e Militares.
J GONÇALVES
04/04/2017 - 22h12
CARO PONCIANO!
PALAVRAS DIGNAS DE UM MESTRE, MAS, PENSO QUE O TEMPO DE BLA-BLA-BLA JÁ NÃO TEM MAIS EFEITO, É HORA DE AGIR. É TEMPO DE ESTANHO E FOGO. ROUSSEAU DISSE QUE UMA SOCIEDADE SO E DEMOCRATICA QUANDO NUNGUEM FOR TAO RICO QUE POSSA COMPRAR ALGUEM E NINGUEM SEJA TAO POBRE QUE TENHA DE SE VENDER A ALGUEM. POIS CONCORDO COM ROUSSEAU E ME ARRISCO A DIZER QUE NESTE PLANETA NÃO HA UMA SÓ DEMOCRACIA, POIS SEMPRE HAVERA UM RICO PRA COMPRAR E UM POBRE PRA SE VENDER. ENTÃO A GUERRA…..
Emir Benenghelli
04/04/2017 - 21h58
Só não assino em baixo porque não teria capacidade para o ter tão bem escrito.
Cristina Aquim
05/04/2017 - 00h08
Maravilhosa análise!!! Se ele for preso por causa disso posso assinar em baixo para ir também. Será uma honra
Renato
04/04/2017 - 21h06
É isso aí Moro, pau no rabo desses socilistas/filósofos de merda e fracassados !
Miguel
04/04/2017 - 21h38
Olha a categoria dos admiradores do justiceiro
Marcelo
05/04/2017 - 09h56
Eu é quem digo : olhe a categoria de fracassados que odeiam Moro, o juiz !
JWN
05/04/2017 - 10h51
Você fala é daquele agente da CIA?
O destruidor do Brasil?
Lesa Pátria?
Ah tá…. Entendi
J. Sculder
04/04/2017 - 21h41
Parabéns, Renato. Assine seu atestado de tolo submisso, grande vencedor e está recebendo o seu Saco de batatas como troféu. Aprenda algo nesta vida, Renato: não há vencedor quando o derrotado é a democracia, só os tiranos que se refestelam na escuridão. Vc é como uma criança , que ainda não aprendeu nada.
Luiz
05/04/2017 - 01h03
Por serem socialistas/ filósofos ? Desde quando mesmo é papel do poder judiciário condenar quem é socialista/filósofo? Li a Constituição e o Código Penal e juro que não me recordo de sociologia e filosofia serem tipificados como crime.
Valterlei
04/04/2017 - 20h47
Tudo é uma questão de padrão. Um juiz no cargo mediante concurso público, que tem as decisões submetidas aos tribunais superiores, pode ser comparado ao Eichman?
Miguel
04/04/2017 - 21h37
Sim
Valterlei
05/04/2017 - 18h00
Bem, você queira ou não, isso é crime contra a honra.
Nada haver com censura. Eichman foi um dos maiores criminosos da história, Moro julga com poderes que lhe foram dados pela investidura no cargo, havendo vários recursos para os que discordem de suas decisões. Nem por licença poética é possível traças um paralelismo.
Discordância da decisão judicial se pratica com o recurso cabível, não com ofensa ao magistrado.
Marcelo
04/04/2017 - 21h45
Os tribunais superiores é que estão submetidos a ele. E ele à rede globo.
marco
04/04/2017 - 20h44
Pois professor Ponciano.Onde reside o seu EQUIVOCO CULTO? Todos os INGÊNUOS,ou NÉSCIOS,sempre que podem,invocam a DEMOCRACIA.Caro professor,onde a tal DEMOCRACIA resolveu qualquer problema das CLASSES POBRES E MISERÁVEIS ,ao longo do tempo?Não encontro em lugar nenhum,senão nos PAÍSES PODEROSOS EM ARMAS,que com sua propaganda ,armada até os dentes,vendem a ILUSÃO DEMOCRÁTICA, COM O PODER DAS ARMAS,ou no mínimo,com ameaças ARMADAS e se não obedecidos,invadem ARMADOS,os países desobedientes.Impõe com a ARMA DO CAPITAL,hoje AGIOTA,suas políticas,por todo o mundo,naturalmente usando a ameaça sutil,DAS ARMAS.Então senhor professor Ponciano,não são meras ilusões ,saudar-se as hipóteses de reverter essas contradições,também,COM AS ARMAS.Se ficarmos em atitudes NIILISTAS,que é irmão natural da INÉRCIA,sepultemos sonhos e esperanças,e vamos PASSEAR NA FLORESTA,que os lobos lá estão.
Pedro Ornilo Gambarra Filho
04/04/2017 - 20h33
Uma obra prima! Em fim era isso que se queria ver exposto
Elisângela C M Dias
04/04/2017 - 23h26
Zaca Junior Julio Teles
Patricer Lumumba Menezes
04/04/2017 - 23h16
Excelente artigo…
Marcondes Fernando
04/04/2017 - 23h08
Claudia Santos, Tassia Fernandes Paris, Gabriela Fernandes, Mônica Padilha, Josiane Aguiar, Murilo Fernandes. Bom texto, para pessoas com poder de dissernimento.
Anônimo
04/04/2017 - 19h46
Muito pertinente.Fantástico. Vou compartilhar. Seria muito bom que as pessoas lessem com imparcialidade.
Yara Lago
Luciene Guarini
04/04/2017 - 22h32
Isa Almeida Ferreira Joseph Vieira
Sebastião Felix
04/04/2017 - 22h17
Boa colocação…. Arent
Mauro
04/04/2017 - 19h08
O Juiz Sérgio Moro não é um político e não é o responsável pela crise econômica, politica e social que tem assolado o País. Os responsáveis são os políticos da esquerda, da direita e do centro que fazem as leis em benefício próprio, que desviam verbas públicas, que abusam do poder a eles investido. Bandido tem que ir pra cadeia seja ele quem for. A policia tem procurado fazer o seu papel que é protegar a população e prender o bandido, porém a justiça o solta. O problema é a impunidade. Não concordo com o que foi postado aqui. Não é verdade. Apoio a Lava Jato, apoio o Juiz Sérgio Moro, apoio as Policias Federal, Civil e Militar. Acredito em Deus e confio na Sua Justiça. Tomem cuidado com seus planos maléficos, pois não vão escapar da Justiça de Deus isso é certo.
C.Poivre
05/04/2017 - 00h00
Em dois anos este “juiz” de piso destruíu a economia do país:
https://youtu.be/o_c_-9uso4c
cesar martins
04/04/2017 - 19h03
“Desumanizar o adversário”
Resumiu nesta frase todo o ‘processo’ que ocorre em Curitiba.
Lá Lula, Dilma e PT não são os investigados, indiciados ou réus.
Eles são adversários, pura e simplesmente.
Dr Dallagnol entregou isto no seu powepoint…
Emir Benenghelli
04/04/2017 - 22h04
Quantas horas a tv gastou cobrindo os atentados na Europa em comparação com as vítimas do caos instalado nos bombardeios humanitários no oriente médio ?
Matheus Alexandre
04/04/2017 - 21h59
Clayton Mendonca Cunha Filho.
Matheus Alexandre
04/04/2017 - 21h59
Ana Letícia Lins, Vanessa Pereira.
Ana Cristina Victória Barbosa
04/04/2017 - 21h42
Gostei muito do texto: lúcido, faz uma honesta leitura da nossa preocupante realidade. Uma coisa tenho notado nesse último ano de golpes. A dificuldade das pessoas fazerem análises críticos da realidade, alguma leitura mais autônoma e complexa do momento. Nos comentários se vê muita grosseria, muita paixão, muito kkkk, muitas palavras de ordem e pouquíssima elaboração intelectual. Assim que parabenizo o autor por sua elaboração e por sua coragem. No
João Valente
04/04/2017 - 21h39
Os maus, enquanto ignorantes, sempre ofendem e caluniam os bons.
Quem são os bons? Aqueles que não causam sofrimento aos outros.
André Albino
04/04/2017 - 21h19
E seria essa charge ?
Vcs nao moram no RJ ? Moram?
15 anos de socialismo neste país. ..e esta ai
Vao falar que a política de quem ?
O Cafezinho
04/04/2017 - 21h24
socialismo? onde?
João Valente
04/04/2017 - 21h36
15 de socialismo? Bateu com a cabeça no berço.
Werton Dias
04/04/2017 - 21h54
Neném sabido de mainha…
André Albino
04/04/2017 - 23h12
Esqueci vcs estao cobertos de razão populismo desenfreado e irresponsável
André Albino
04/04/2017 - 23h13
Bolsonaro 2018 !
Roberto Neiva
05/04/2017 - 00h19
O Cafezinho 13 anos PT-PMDB…………..PSDB,PDT……são o que ? Quanto R$ via Dilma a fanqueira vermelha.?
Alberto Jorge Lula da Silva
05/04/2017 - 00h39
Acabou o Rivotril na casa do coxinha midiota alienado mblete kkkkk
André Albino
05/04/2017 - 00h49
Cheio de humanas/maconheiro/fracassado
Estanislau Antonio Fazão
05/04/2017 - 01h12
O cara digita um monte de besteira , aí quando ele digita bolsonaro 2018 , entendi da onde vem tanta besteira.
JWN
05/04/2017 - 10h56
Ia dizer isso.
Ódio é sua marca registrada.
Esse sim é um Nazista de merda
André Albino
05/04/2017 - 01h17
Bolsonaro 2018 e Lula pra presidente Prudente!
Jota Dan
05/04/2017 - 02h27
Que coisa impressionante. Aquilo que o texto denuncia, a desumanização do outro, acontece em muitos comentários daqueles que são contrários a ele. Os fascistas nem percebem que ao tentar criticar o texto, tornam-se exemplo do que o texto denuncia.
Brasileiros que pagam o pato
05/04/2017 - 00h54
Mandou bem!
Pedro Beja
05/04/2017 - 17h25
Porque antes do PT não havia favelas?
Não havia bocas de fumo?
Não havia criminosos?
Ganha juízooooo
Carvalho Portela
05/04/2017 - 18h44
“O fascismo é fascinante
Deixa gente ignorante fascinada”
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h38
André Albino kkkkkk… Mais um apoiador do réu por incitação ao crime de estupro de mulheres… Gosta de viver na Idade Média… Bolsonaro, também é corrupto como o amigo Cunha corrupto, recebeu propina da lista de Furnas…
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h40
Roberto Neiva kkkkkk… Emílio Odebrecht confirmou o que todo mundo já sabe… A direita é corrupta… Nesse caso, desde 1940…
Andre Massao Noce
05/04/2017 - 19h41
Roberto Neiva kkkkkk… Vc tem R$ 1 trilhão para ajudar o teu governo golpista corrupto a pagar a anistia dada a bancada escravocrata ruralista…
Mauricio Sanches Silva
04/04/2017 - 20h52
Moro na cadeia
nilzaenluarada
04/04/2017 - 16h11
Com certez o Fabio Barreto não é o cineasta. É um simples homônimo…
Roberto RMartind
04/04/2017 - 14h13
Excelente comentário. Acrescento apenas que as “ordens superiores” são claras: vem do norte, de onde Moro vai tomar cursos e receber orientações. Figura reles, realmente, mas agente indisfarçável do nosso velho e conhecido imperialismo. A geopolítica que o diga como estes serviçais são necessários…
Carlos Eduardo Gouveia
04/04/2017 - 13h19
Excelente charge! Faltou só o fuzil na mão do estudante. Nem direita nem esquerda fez algo significativo pela segurança pública. Tudo só piorou!(seja com FHC, Lula, Dilma ou Temer) Os jovens são, sem dúvida, as maiores vítimas da falta de segurança, pois, além de sofrerem a violência que todos nós sofremos, também são alvos fáceis dos traficantes, tanto para se viciarem como para se tornarem criminosos. Mas a polícia, como instrumento dos políticos, também não consegue resolver nada! A polícia é feita para não funcionar, assim como a saúde e a educação. Os políticos, apesar de divididos em esquerda e direita, se unem para roubar. Mas tem gente que, mesmo assim, defende com unhas e dentes seu grupo preferido; o critério ideológico se coloca acima do da honestidade. Prefiro os ideais de direita, mas já votei em gente da esquerda, por achar que era o “honesto” da vez.
Anônimo
04/04/2017 - 13h00
Só digo uma coisa, tenho plena convicção de que somos, fora algumas exceções, a geração mais covarde e egoísta dos últimos tempos.
Covardes, porque não reagimos, ficamos pusilânimes, como dizia o maluco beleza: ” sentados no trono de um apartamento, com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a morte chegar.
Egoístas porque, desfrutando de todos direitos e conquistas, ferreamente conquistadas por nossos avós e país, estamos deixando retirar da geração futura( filhos, netos, parentes), tudo isso que nos beneficia hoje.
Virginia Goncalves
04/04/2017 - 09h55
Artigo de grande lucidez e sensibilidade para compreender o tempo sombrio em que vivemos com déspotas marionetes medíocres mas perigosos porque sustentados por outros poderes que colocam em risco uma frágil democracia.
Artur
04/04/2017 - 08h37
Como será a verdade será que o esquerdista Quixote seria o equivalente aos líderes judeos que auxiliaram Eichmann?
Rita de Cássia P Arruda
04/04/2017 - 08h02
Excelente texto , traduz o estado que vivemos . O endeusamento do togado traduz uma cegueira histórica e demonstra a limitação intelectual daqueles que têm como Bíblia a “revisteca ” e a rede Plin Plin como referencia . Triste e revoltante , porém , não desistiremos de lutar pela democracia.
Maria Luiza Quaresma Tonelli
04/04/2017 - 07h18
Artigo excelente, luminoso. Parabéns ao autor do texto.
Brunior Alves
04/04/2017 - 03h59
Eccellente. Gostaria de ler mais textos do autor… forte abraço. Bruno ir Alves
Luciano
03/04/2017 - 22h30
A verdade realmente dói, e atingiu o juizeco em cheio.
Gustavo José Veras Falcão
03/04/2017 - 21h40
Um juiz (Moro), que busca o reconhecimento através de métodos injustificáveis numa Democracia, suas atividades jurisdicional impõe restrições e exigências que ele nunca respeitou. Um fascista comprovadamente desmensurado, o seu legado vai ser o inferno legalizado por um traidor populista.
Regina Machado
03/04/2017 - 15h23
Com Roberto Ponciano!
Maria dá Penha Souza
03/04/2017 - 15h16
É um absurdo o abuso de poder em pleno século 21, pessoal não é o pt que está acabando com o Brasil até porque não é o pt ir está lá, largam de se acharem politizados,,,, e comecem a ler mais sobre as conquistas de cada governo,,,, o pior do ser humano e julgar sem conferir o que de fato o Orfeu,,,, é o pt que está assinando essas atrocidades aí,,,,, sabem porque vcs criticam o pt , porque são os pobres alienados e mediotizados, que votam num partido de rico que nem nunca pisaram numa periferia,,,, acordem ,,,, vcs são acomodados ,,,,porque sabem que o pessoal de esquerda luta pelos direitos dos brasileiros,,,, fala sério vão ler história e ver o que acontece em volta do mundo vão ver o estudante que foi atacado na Fatec por militares corrompidos pelo sistema Alckmin,,,,, pergunto ah vcs que reclamam tanto do PT,,,, que segurança vcs estão tendo hoje,,,,, se esse temer está acabando com tudo,,,, foi vcs analfabetos políticos que foram pras ruas pedir fora Dilma e colocar um louco no poder,,,,,,
Jose Ailton Pinto
03/04/2017 - 08h54
kkkkkkkk. Texto inexpressivo do inicio de 2016 e só visualizado e comentado em 2017 apos noticiado pelos ligados ao autor que o mesmo foi intimado pela policia federal. Quanta necessidade de holofotes. Força nas tamancas. Huahuahua.
Carlos Adonias
04/04/2017 - 22h52
É mesmo? Pois o juizeco ficou entalado com a expressividade desse texto que retratou em profundidade sua alma pérfida de fascista, mentor e espelho de ignorantes como você.
Marcos Cesar
02/04/2017 - 23h16
É um ponto de vista! Respeito, mas não concordo, pois entendo que moro não é herói nacional e nem o esquema de poder da turma do lula é inocente. Apenas constato relações muita estranhas e nada republicana existentes entre o PT e PMDB! Sei apenas que turma do PT e PMDB devem dar as mãos e irem embora para prisão. É isso!
Willians Faustino
02/04/2017 - 22h16
Lucidez total, sempre, exato Ponciano!
Celia
02/04/2017 - 21h00
Resultado?
Vai dar PT.
Arnaldo Augusto Thoma Filho
02/04/2017 - 20h58
Maravilhoso!!!! Estou compartilhando agora!!!
Juarez Magalhães Brito
04/04/2017 - 21h44
Texto excelente, este Moro tem que ser processado e sofrer prisão coercitiva.
Marcus novaes
02/04/2017 - 20h11
E ainda tem gente que questiona um texto desse dizendo que o autor é do mal francamente o texto é claro e notório do Mal são os cegos políticos que ainda tem o desprazer de dizer que na época da ditadura nunca foi preso nunca foi perseguido nunca foi torturado Claro viver simplesmente na hipocrisia vive de uma maneira morta não fez nada no passado e nem vai fazer nada agora neste presente Brutal em que vivemos que é herança de lembranças de xarais para teus filhos e teus netos lembranças de que não fizestes nada para um futuro melhor para Elis tu pensas que somente proporcionar alimento e educação é proporcionar um futuro camaradas a educação e alimentação que porventura pudestes ter proporcionado a teus filhos ou até os netos de nada servirá se não lutar diz por um país justo igualitário e democrático viva ao socialismo viva a liberdade de expressão viva aos direitos conquistados Pátria livre Venceremos
Marcus
02/04/2017 - 19h47
Fico sinceramente procurando palavras para expressar o quanto é difícil de esclarecer um absurdo desse que acontece no Brasil pois não consegui não consigo encontrar palavras sinônimos que transmitam a minha indignação diante de tantos cegos políticos pessoas que não conseguem enxergar compreender essas a abominável transmissão golpista midiática que a cúpula de políticos e de grandes empresários que sucateia, roubam ,Elite esta que há muitos anos roubam os cofres públicos que há muitos anos exploram a classe trabalhadora Isto é desde a colonização do Brasil desde a criação das capitanias hereditárias que a camada dominadora financeira se apossam dos bens naturais e financeiro do nosso país e ainda tem gente que vem dizer que o o Sérgio moro Gilmar Mendes de toda esta cúpula atrelada às a Michel Temer vão transformar o Brasil num país melhor gera Mais Emprego e igualdade social francamente camaradas é muita cegueira política acreditar que a culpa de todo mal que está acontecendo no Brasil é de Dilma e de Lula francamente é muita cegueira política ainda hipócritas afirmar que na época da ditadura trabalhava era justo era Digno por isso nunca foi preso nunca foi perseguido nunca foi torturado simplesmente essas pessoas viveram na inércia da Mesmice do da conveniência de não lutar pelos seus direitos do Medo do receio inadimissível baixar a cabeça aceitando uma miséria desta e simplesmente ficar calado não se mexer para nada acorda Brasil sai do túmulo da sua residência sai do túmulo da sua cadeira de balanço que fica só com as pernas para cima se balançando esperando a morte chegar isto é uma injustiça que estão fazendo com o povo brasileiro vida justa morte digna quer ter dignidade Luther não seja hipócrita a ponto de cruzar os braços e deixar seus filhos e seus netos viver em um futuro incerto um futuro devastador e eles saberem que você não fez nada é vida vergonhosa É herança vergonhosa não deixe essa visão crítica de um ser inexistente no seu tempo no seu espaço uma figura nitidamente deplorável lute companheiros vocês são os guerrilheiros que a história nos deu
Regina Coutinho
02/04/2017 - 19h19
Somos todos Ponciano.
Douglas Loiola
02/04/2017 - 18h34
“Moro é um Zé Ninguém (na acepção inclusive reicheana da miséria psíquica), um juiz de visão política turva, nenhuma envergadura intelectual, com inteligência limitada e visão zero de sociedade. Um mero Eichman, executor das ordens superiores.”
“Moro é Eichman, um burocrata medíocre, de passado obscuro e de futuro tenebroso.”
AQUI ELE EXPLICA COMO “SER DIFERENTE”:
“Em todos os julgamentos de tribunal de exceção, antes de tudo é necessário retirar a humanidade do outro.”
“Desumanizar o adversário. Para que o terror fascista prevaleça é necessário que o adversário seja um cão, uma besta leprosa indesejável, que deve ser chutada e cuspida na rua.”
“Este é o cretinismo do pensamento. não se constrói debate democrático e ideais firmes para um embate político sério assim.”
Aí, mais uma vez:
“nosso Eichman dos tempos hodiernos, Sérgio Moro, é capaz de liberar os trens para os campos de concentração e tornar uma nação inteira refém dele. “
Marcos Aristides
02/04/2017 - 11h02
Olá, esta interpretação é possível. Porém, não me parece que a conspiração tenha tanta habilidade de antecipação ao ponto de plantar um Moro completamente instrumentalizado. O Moro, a despeito de todas as suas limitações principalmente no que se refere à rasa concepção de suas teses, quer mesmo encarnar uma espécie de “senso comum”. Ou seja, ele quer ser a voz da indignação do “cidadão comum”, aquele que acha que se a lei não é eficaz que “se aja à margem da lei”, tenho ouvido isso com um frequência inquietante. E ele consegue ser este personagem. A análise do professor Ponciano, atribui à conspiração uma “organicidade” que me parece mais fortuita do que fruto de uma “inteligência antecipatória” do tipo “agora botamos um Moro para ferrar todo mundo”. A inteligência dos conspiradores, (incluo aí parte de nossos compatriotas) está no fato de conseguirem manter o debate na superfície, no nível do nervosismo epidérmico. E aí me parece que indicar o Moro como um facista ordinário, instrumento do mal etc. é um erro de perspectiva. Estamos vivendo uma conspiração difusa, cujos atores têm objetivos muito diversos e por vêzes incoerentes. O Bolsonaro não está nesta onda com o mesmo objetivo do Aecio ou do Nunes. A Globo não vai proteger mais o Temer etc. O GIlmar protege o PSDB e quer acabar com o PT, o Moro quer virar heroi e sua figura é utilizada por uns e por outros. O Nazismo foi fruto de um projeto minuciosamente construído sobre uma estrutura hierarquica implacável, os antagonismos eram sufocados pela autoridade representada por este projeto. Os mecanismos de desumanização, citados neste artigo, fizeram parte e caracterizaram o método de implantação dos regimes facistas, porém não se pode dizer que a presença destes mecanismos odiondos indica que estamos em processo de implantação do facismo. Dito isso, é claro que saúdo o espírito do artigo, pois o processo de desestruturação da nossa constituição, em nome de uma luta generalizada e cega contra a corrupção, favorece o aparecimento de projetos facistas e, neste caso, os mecanismos necessários já estariam sendo ajustados agora.
Ricardo Lima
01/04/2017 - 23h17
Perfeito!
Debora Isis
01/04/2017 - 21h28
Inteligente, esse Ponciano! Se expressa tão bem…mais uma INTELIGÊNCIA CANALIZADA PARA O MAL!!! Que pena…
Willians Faustino
02/04/2017 - 22h18
Sua besta-humana!Do mal foi o ventre que te ejetou!
Luiz
05/04/2017 - 01h10
“Inteligencia Canalizada para o Mal”, isso parece até coisa de vilão de desenho animado. Vai com calma.
Carlos Eduardo Gouveia
01/04/2017 - 18h49
Uma mentira repetida mil vezes se torna verdade.
O Brasil ia muito bem com a Dilma.
Tudo o que está acontecendo de ruim foi feito pelo Temer.
E o Lula é honesto.
Agora, leia mais 999 vezes.
Rogerio Almeida
01/04/2017 - 19h58
Eu acho que vi um patinho amarelo.
Ricardo Lima
01/04/2017 - 23h18
Ta aí mais um caso de inteligência reduzida…
Abigail pereira nunes guerry
01/04/2017 - 12h37
Foi uma das melhores análises que li sobre o tempo que estamos vivendo. Faço parte da turma dos pais que sofream prisão, exílio e viram companheiros sofrer torturas e morrer para derrotar o fascismo. Não consigo entender, não aceito, e não compactuo com esta omissão em que estamos vivendo e não aplaudo nem respeito aqueles que, apesar de se dizerem contra o fascismo são cumplices destes. Não há perdão para esta cumplicidade e covardia.
Fabio Barreto
02/04/2017 - 08h23
Com certeza se o seu pai foi preso, coisa boa ele não estava fazendo. Eu vivi no periodo da ditadura, assim como meu pai. Homem honesto e digno, trabalhador e responsável… Nunca foi preso e nunca pisou numa delegacia. Os que foram presos e torturados, com certeza não estavam cuidando de suas famílias e trabalhando, faziam parte de grupos revolucionários de terroristas, assassinos, ladrões, bandidos.
nilzaenluarada
04/04/2017 - 15h51
Com toda certeza este Fábio não é o Cineasta…
ari
04/04/2017 - 20h51
“…meu pai. Homem honesto e digno, trabalhador e responsável… Nunca foi preso e nunca pisou numa delegacia”
Nelson Mandela, Tiradentes, Lula, Jesus Cristo, Frei Caneca, Luis Carlos Prestes, Carlos Marighella, Dilma, José Mujica…a lista de gente “irresponsável” é imensa. Nela também me incluo, como a tantos outros que conheci, muitos deles mortos sob tortura…certamente “assassinos, ladrões, bandidos”
Atchim
04/04/2017 - 21h27
vai ver seu pai era dedo-duro e se beneficiava lambendo as botas dos mlitares. E tal pai, tal filho.
Sérgio Tadeu garcia
04/04/2017 - 22h24
Com certeza sua progenitora conheceu general pe de meza
Sérgio Tadeu
04/04/2017 - 22h28
Com certeza sua progenitora conhecia o General Tonhão pé de Mesa
Luiz
05/04/2017 - 01h15
“terroristas, assassinos, ladrões, bandidos” Em qual desses grupos Vladimir Herzog se encaixava? Qual crime ele cometeu?
Nubia
31/03/2017 - 15h56
Moro não é juiz é um carrasco amoral e sem nenhum prestígio.
Paulo França
04/04/2017 - 13h38
Não podemos esquecer que moro e os executores do golpe, participaram de um seminário internacional em Curitiba patrocinado pelo fbi em 2002, segundo seu chefe na época. Após o seminário, foram convidados pelo mesmo para um treinamento gratuito nos eua, onde devem ter recebido as informações e instruções de execução da car-washington na volta ao Brasil.