Não, não me interessa a vida privada de FHC.
Entretanto, as revelações de Miriam Dutra vão muito além da vida pessoal de um ex-presidente da República, que ainda é uma figura política tão ativa no Brasil quanto o ex-presidente Lula.
Dutra afirma que foi sustentada por uma empresa, a pedido de FHC, enquanto este ainda era presidente da república.
A empresa é a Eurotrade, sediada nas Ilhas Cayman, pertencente a Brasif, de Jonas Barcellos, uma companhia usuária de eterna concessão pública, os free shops nos aeroportos, sobre os quais exerce um bizarro monopólio.
Ou seja, Miriam foi sustentada, durante o governo FHC, por uma concessionária pública federal!
A Globo crucificou Renan Calheiros quando sua ex-mulher confessou que recebia mesada via operador de uma empresa.
Quando é com FHC, não vem ao caso?
A entrevista de Miriam Dutra aborda, além disso, alguns pontos políticos. FHC era contra a reeleição, diz Miriam. Em suas palavras:
Eu tinha que ter metido a boca no trombone no começo. Eles não aceitaram porque estavam em plena história da reeleição. Isso foi quando Fernando Henrique estava tentando mudar a Constituição. É uma coisa estranha porque eu lembro que quando [José] Sarney quis ficar cinco anos, ele estava na minha casa jantando e deu um baile: “como este homem pode ficar cinco anos? O poder tem que ser quatro anos, e renovável”. E aí tem uma história muito cabeluda nisso tudo, que ele, por meio de uma empresa, mandava um dinheiro para mim.
Que empresa?
Não sei se eu posso falar. Não quero falar. Foi por meio de uma empresa que ele bancou.
Reparem bem. Miriam fala: “FHC estava tentando mudar a Constituição [e conseguiu, para beneficiar a si mesmo]. É uma coisa estranha (…) E aí tem uma história muito cabeluda nisso tudo, que ele, por meio de uma empresa, mandava um dinheiro para mim.
“E aí tem uma história muito cabeluda nisso tudo”, diz Miriam. “Nisso tudo” é a campanha da reeleição, um processo comprovadamente corrupto, onde, aí sim, um partido comprou votos para garantir mais quatro anos de poder.
É sabido que a reeleição fez muito mal a FHC e ao PSDB. Tão mal que o partido nunca mais ganhou nenhuma eleição presidencial depois disso.
A mídia sempre escondeu, omitiu, manipulou, qualquer informação sobre os escândalos de corrupção na era FHC.
Mas o povo quer saber. Que empresa bancou os gastos de Miriam Dutra no exterior? E o que isso tem a ver com a campanha da reeleição?
A TV Globo, uma concessão pública, vai abordar o assunto?
É muita hipocrisia, pelo amor de Deus. Marisa Lula não pode comprar uma canoa de lata de 4 mil reais que a coisa vira um escândalo. Lula não pode frequentar um sítio. Já FHC pode receber, dentro do Palácio do Planto, empresários para pedir dinheiro para seu instituto. Pode dar um apartamento de 1 milhão à sua namorada e um outro, de valor parecido, ao filho que nunca aceitou.
Não vem ao caso…
A imprensa brasileira vai continuar concentrada nos pedalinhos, nas caixas de bebida, na churrasqueira do sítio em Atibaia?
Em relação ao triplex de Lula, a imprensa já esqueceu tudo. Sergio Moro mandou soltar os presos ligados ao condomínio Solaris, todo mundo apavorado com as ligações cada vez maiores entre a Mossack Fonseca, que a força-tarefa achou ser uma grande descoberta, e a família Marinho, dona do grupo Globo.
E olha que, no início, os procuradores falaram que a etapa Triplo X era uma das mais importantes!
O nome da operação, Triplo X, referência óbvia ao triplex que não é de Lula, sumiu misteriosamente do noticiário.
A mídia agora está com dois enormes esqueletos em seu armário. Esqueletos fantasmas, mas que fazem barulho assustador: um dos esqueletos é a relação subterrância, obscura, criminosa entre os Marinho e a Mossack Fonseca, uma das mais famosas firmas de lavagem de dinheiro do mundo; o outro esqueleto são as revelações bombásticas de Miriam Dutra sobre Fernando Henrique Cardoso.
***
Abaixo, a entrevista, para registro histórico.
FHC usou empresa para me mandar dinheiro no exterior, diz ex-namorada
NATUZA NERY
EDITORA DO PAINEL
17/02/2016 22h02
A jornalista Mirian Dutra Schmidt, 55, com quem Fernando Henrique Cardoso manteve um relacionamento amoroso, sustenta que o ex-presidente da República bancou despesas de seu filho Tomás no exterior por meio de uma empresa.
Em entrevista à Folha, ela afirma que esses pagamentos coincidiram com o período em que FHC comandava o país (1994-2002), mas não quis revelar a identidade da companhia.
Garantiu ter provas para atestar o que diz. De Madri, onde mora, Mirian falou longamente com a reportagem por telefone. “Eu não quero morrer amanhã e tudo isso ficar na tumba. Eu quero falar e fechar a página”, afirma.
Fernando Henrique admitiu manter contas no exterior e ter mandado dinheiro para Tomás, mas nega ter usado empresa para bancar a jornalista (leia abaixo).
*
Folha – Por que decidiu falar, depois de 30 anos?
Mirian Dutra – Para mim foi muito difícil. É muito complicado porque a minha vida inteira sempre foi trabalho e, de repente, essa história pessoal cruzou a minha vida.
Como foi a história de vocês?
Eu o conheci em janeiro de 1985, quando Tancredo [Neves] estava no hospital. Eu estava jantando no restaurante Piantella [em Brasília] com vários amigos jornalistas e ele entrou sozinho. Um amigo jornalista o convidou para a nossa mesa.
Logo que a gente se conheceu, um mês depois, ele disse para mim, era o governo Sarney: “Vai ter espaço para mim. Eu tenho que ser presidente. Só eu tenho capacidade para levar este país”.
Dei a entrevista à revista “BrazilcomZ” para desmentir tudo o que escreveram ao meu respeito. Eu quero que meu nome não fique numa rede social como uma rameira. Eu fui uma pessoa apaixonada por um homem. Quando tentei sair
Descobriu que estava grávida
Eu estava grávida de quase três meses. Eu não estava aguentando mais essa história toda de ser amante, de ser a outra. Aí eu fiquei quieta, esperei ele voltar [de viagem] e, quando voltou, foi jantar na minha casa.
Quando disse que estava grávida, ele disse “você pode ter este filho de quem você quiser, menos meu”. Eu falei: “não acredito que estou escutando isso de uma pessoa que está há seis anos comigo”.
Ele pediu para você abortar?
Pediu. Óbvio. “Eu te pago o aborto agora”, disse. Aliás, vou te contar uma coisa mais séria ainda. Durante os seis anos com ele, fiquei grávida outras duas vezes, e eu abortei.
Ele soube?
Ele pagou. Pagou por dois abortos. Eu não queria ter outro filho, eu tinha minha filha estava muito feliz. Nunca pude tomar pílula, colocar DIU [método intrauterino], porque tenho um problema de rejeição absoluta a hormônio que venha de fora. Ele sabia disso.
O que houve a partir daí?
Aí que, pela primeira vez, em seis anos, ele deixa de falar comigo. Porque sentiu que a decisão era firme. Aí eu disse que não tinha que contar para ninguém quem era o pai, que era livre e desimpedida.
Ficaram sem se falar até o nascimento do seu filho?
Ele foi umas duas ou três vezes na minha casa. Quinze dias depois do nascimento, ele foi me visitar. Minha mãe estava lá [em casa] quando ele foi conhecer o filho. Só que eu tinha decidido que eu iria embora [do Brasil]. Aí antecipei todos os meus planos e meio que fugi mesmo. Lembro que, quando do impeachment do Collor, vi esse homem [FHC] lambendo as botas do Itamar [Franco], que ele criticava a vida inteira. Fui buscar trabalho em Portugal. Recebi ajuda do [ex-senador] Jorge Bornhausen, que era meu amigo de Santa Catarina.
Mas ele reconheceu o filho…
Nunca fez.
Por que você não o desmentiu à época?
Em 2009, ele foi para os Estados Unidos e simplesmente colocou na cabeça do Tomás que o Tomás não poderia contar para mim, mas que iriam fazer um DNA. Ele visitava o Tomás nos EUA depois da Presidência. Mas nunca foi criado com pai nenhum. Nunca me casei, nunca tive namorado, esse departamento [namoro] se encerrou na minha vida.
Ele bancou seu filho fora do Brasil?
Quando Tomás fez três anos de idade, isso foi mais ou menos em 1994, aceitei que ele pagasse o colégio do Tomás, pois queria que ele estudasse num bom colégio. A partir daí, ele pagou. Quando vim para Barcelona, que é quando eu digo que fui exilada, porque eu queria voltar para o Brasil e não permitiram que eu voltasse…
Quem não permitiu?
[O então senador] Antonio Carlos Magalhães pediu para que eu não voltasse para o Brasil, o Luís Eduardo Magalhães [filho de ACM]. Diziam para ficar longe. Diziam “deixa a gente resolver essas coisas aqui”. Aí eu pensei e achei que, para os meus filhos, era melhor eu ficar [no exterior], pois eles seriam muito perseguidos no Brasil.
Eu tinha que ter metido a boca no trombone no começo. Eles não aceitaram porque estavam em plena história da reeleição. Isso isso foi quando Fernando Henrique estava tentando mudar a Constituição. É uma coisa estranha porque eu lembro que quando [José] Sarney quis ficar cinco anos, ele estava na minha casa jantando e deu um baile: “como este homem pode ficar cinco anos? O poder tem que ser quatro anos, e renovável”. E aí tem uma história muito cabeluda nisso tudo, que ele, por meio de uma empresa, mandava um dinheiro para mim.
Que empresa?
Não sei se eu posso falar. Não quero falar. Foi por meio de uma empresa que ele bancou.
Você não quer nominar, mas tem como provar? Algum recibo?
Tenho. Tenho contrato. Tudo guardado aqui. É muito sério. Por que ninguém nunca investigou isso? Por que ninguém nunca investigou as contas que o Fernando Henrique tem aqui fora?
Contas?
Claro que ele tem contas. Como ele deu, em 2015, um apartamento de € 200 mil para o filho que ele agora diz que não é dele? Ele deu um apartamento para o Tomás.
O exame de DNA diz que o Tomás não é filho dele…
É dele [e gargalha]. É óbvio que é dele.
Você afirma então que ele forjou o exame de DNA?
Não estou afirmando nada, mas tudo me parece muito estranho, porque eu nunca me neguei a fazer o exame de DNA. Não vou afirmar porque isso seria uma irresponsabilidade da minha parte. Além do mais, uma mulher sabe quem é o pai. A não ser que provem que Deus é o pai do meu filho.
Você teve alguma outra relação no período?
Claro que não.
Gostaria de voltar à empresa. Como foi esse acerto para você receber esse dinheiro?
O ex-marido da minha irmã, o Fernando Lemos [morto em 2012], era o maior lobista de Brasília e era ele quem conseguia tudo. Eu sempre fui muito ingênua nessas coisas. Eu não devia nada a ninguém, por que eu ficaria cheia de pecados e pruridos? Eles fizeram contrato comigo como se eu fosse funcionária deles [da empresa], só que eles nunca me permitiram trabalhar e aí eu ganhava.
Isso acabou quando?
Dois anos depois que ele saiu do governo.
Por que você nunca expôs essa história? Você, como jornalista, não sabia que era irregular uma empresa pagar em nome do presidente?
Eu acho que eu tinha que ter feito um escândalo quando eu fiquei grávida. Depois, as coisas foram acontecendo, entendeu? Meus filhos ficaram maiores e eu já não podia ficar fazendo tanta confusão.
E por que você decidiu falar agora?
Porque eu estou cansada de ver pessoas escrevendo coisas erradas, essa história do DNA. Estou cansada de tudo isso. Eu não quero morrer amanhã e tudo isso ficar na tumba. Eu quero falar e fechar a página. E quero tentar ser feliz, porque eu não consegui até hoje.
Alguém está por trás de sua quebra de silêncio?
Ninguém. Eu vivo absolutamente sozinha na Espanha, nunca vivi tão sozinha como agora. Vivo com um cachorrinho chamado Xico, com X, não tenho vida social, não tenho nada, até pela minha fibromialgia e pela polipose adenomatosa. Eu não estou falando isso para tirar proveito de absolutamente nada. Estou lavando a minha alma. É muito difícil você ser xingada por milhões de pessoas e não vou deixar isso acontecer mais. Não podia entrar na justiça contra porque eu trabalhava na TV Globo.
E agora que não trabalha mais lá você optou por falar…
Exatamente. Eu agora não devo mais nada a ninguém.
OUTRO LADO
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) admitiu manter contas no exterior, ter mandado dinheiro para Tomás e ter lhe presenteado recentemente com um apartamento de € 200 mil em Barcelona, na Espanha.
O ex-presidente diz que os recursos enviados a Tomás –tanto para a compra do apartamento, quanto para ajudá-lo em seus estudos– provêm de “rendas legítimas” de seu trabalho, depositadas em contas legais e declaradas ao Imposto de Renda.
Segundo ele, as contas estão “mantidas no Banco do Brasil em Nova York e Miami ou no Novo Banco, em Madri, quando não em bancos no Brasil”.
“Nenhuma outra empresa, salvos as bancárias já referidas, foi utilizada por mim para fazer esses pagamentos”, afirma FHC.
O ex-presidente diz ainda que o repasse dos recursos para que Tomás comprasse o apartamento em Barcelona foi feito por meio de transferências de sua conta bancária no Bradesco “com o conhecimento do Banco Central” brasileiro.
DNA
Embora Mirian negue, FHC diz ter reconhecido Tomás em 2009, o ex-presidente afirma ter feito dois testes de DNA nos Estados Unidos.
“[Com] o propósito de dar continuidade a meu desejo de fundamentar declarações feitas por mim em Madri de que Tomás seria meu filho”, declarou o ex-presidente.
“Para nossa surpresa, o primeiro teste deu negativo, daí [fizemos] o segundo, que também comprovou que não sou pai biológico do referido jovem”, declarou FHC.
Mirian diz que os testes foram feitos sem que ela soubesse e que o ex-presidente pediu para que Tomás não lhe contasse nada.
FHC rebate as afirmações da jornalista dizendo que se dispôs a fazer outro teste de DNA e, mesmo diante dos resultados negativos, procurou manter “manter as mesmas relações afetivas e materiais com o Tomás”.
O ex-presidente afirma ainda que, “quando possível”, atende Tomás nas necessidades afetivas.
O ex-presidente não respondeu a acusação de que teria pagado para que Mirian fizesse dois abortos antes da gravidez de Tomás.
Declarou apenas: “Questões de natureza íntima, minhas ou de quem sejam, devem se manter no âmbito privado a que pertencem”.
Sobre Mirian afirmar que [o então senador baiano] Antonio Carlos Magalhães pediu para que a TV Globo não a mandasse de volta ao Brasil para, segundo ela disse, “ficar longe” de FHC, o ex-presidente diz desconhecer detalhes da vida profissional da jornalista.
Mércia Marye
19/02/2016 - 11h42
Como será que anda as investigações sobre as contas no exterior? Existe?
Vinicius Oliveira
19/02/2016 - 03h29
Pode crê, isso que é mensalão de verdade.
Andre Blanco
19/02/2016 - 01h39
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ápio Pontes
19/02/2016 - 01h34
“A Globo crucificou Renan Calheiros quando sua ex-mulher confessou que recebia mesada via operador de uma empresa.
Quando é com FHC, não vem ao caso?”
Raimundo Pimentel
19/02/2016 - 00h10
Quando acaba ninguém levou a sério o “Chefão da Privataria”, quando ele declarou que a corrupção é um bebê!
Daniel Dias
18/02/2016 - 23h19
House of Cards
Cliton Ribeiro
18/02/2016 - 22h17
a máscara do impoluto,boca de sovaco tá caindo.
Aparecida Casseb
18/02/2016 - 21h55
A”grobo” é FHC até a morte. Canalhas!!!!!!!!!
Fabio Hideki
18/02/2016 - 18h55
Miguel do Rosário,
Quando os blogs progressistas se juntarão para uma campanha de financiamento coletivo para criar um material(documentário, vídeos e desenhos curtos, memes) fácil de ser entendido por midiotas/coxinhas, explicando o funcionamento do PIG ?
E lembrando que o crescimento de blogs como esse, depende da diminuição na importância que o público dá à grande mídia.
Alexandre Lima
18/02/2016 - 19h31
Engraçado, o que o FHC tem a ver com as ações do PT ? Cada um tem que pagar pelas suas ações. As pessoas ficam comparando uma ação com outra como se isso justificasse alguma coisa. Nosso futuro não é uma partida de futebol, os atores são pessoas com nome e devem responder ao que fazem
Dioney Colombi
18/02/2016 - 22h50
É, fale isso para a justiça e essa imprensa golpista, direitista, enfim, maldita.
Enio
18/02/2016 - 16h07
FHC vê a luz no fim do túnel, mas é a luz da locomotiva LULA2018 e ganhando velocidade. #LulaEuConfio
Gerson Calheiros
18/02/2016 - 17h36
Cara este FHC he demais, sabe usar dinheiro, gastando com MULHER, pode ate desviar, ta perdoado… kkkkk..kkk
Jeanete Marzullo
18/02/2016 - 17h03
Vão investigar?? ????
Rogério Leite
18/02/2016 - 16h09
Isso não vem ao caso como FHC presenteou o quase filho da amante com AP de 200.000 EUROS na Espanha … vamos falar do caico de 4.000,00 reais da Marisa ..
Araújo Anilton
18/02/2016 - 15h48
Miriam Dutra paga pelo PT, critica FHC para tentar desviar as investigações do petralha Luís Inácio Lula da Silva, o maior pilantra da República.
Dioney Colombi
18/02/2016 - 22h50
Anta
Araújo Anilton
18/02/2016 - 22h57
A que te pariu?
Raimundo Freitas Freitas
18/02/2016 - 15h20
Explode nada! depois de quase 30 anos ela resolveu arranjar cata níquel! Essa vadia devia respeitar um homem que acreditou nela, sem imaginar a sua semelhança com profissionais da noite, e de tão sério, registrou e mantém inclusive com bom relacionamento,um filho que não é seu! Não sei onde ela quer chegar ou quanto quer mas, não vai levar nada! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Dioney Colombi
18/02/2016 - 22h48
Leia a entrevista dela, estás escrevendo besteiras.
Raimundo Freitas Freitas
19/02/2016 - 00h56
Bobão!
Nonato Silva
19/02/2016 - 03h25
Raimundo Freitas Freitas Ô Raimundão, não nos decepcione, somos classe média baixa, e você, aí, defendendo milionário, que comprou a reeleição com corrupção; entregou quase toda nossa riqueza; quebrou nosso país duas vezes e, de quebra,não foi fiel a sua esposa; isso é um canalha, hipócrita, demagogo. Pessoas honestas, de bem, não podem, jamais, defender um político dessa estirpe.
Raimundo Freitas Freitas
19/02/2016 - 09h17
Nonato Silva, Quebrar o Brasil, Lula e Dilma também quebraram. Milionário, Lula também é. Adúltero também! Pronto , são iguais. A única diferença é cultural e digital( um dedo a menos)! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Zeca Pataca Jr.
18/02/2016 - 14h34
Vejam isto Jucelene Rocha Pedro Geraldo Carvalho Silva Odair Ferreira Alcina Maria Batista Campos Tânia Maria Amaral Emilia Lancas
Fatima Paris
18/02/2016 - 14h31
eu também achava que coisas da vida íntima – não vinham ao caso, porém depois de sucesso do barquinho de lata, das caixas de cerveja, da padaria e dos pedalinhos de cisne… chego a pensar que “essa aí papai – tem muito assunto “.
HENRIQUE MARANI FURTADO
18/02/2016 - 11h54
O Dr. Janot vai investigar o janota?
Angelo Filomena
18/02/2016 - 13h46
O BOCADE CAÇAPA COMEU BEM
Wilson Trajano Siqueira Trajano
18/02/2016 - 13h40
É a lei: É dando que se recebe! É hora de detoná-lo! Este cretino chamou os brasileiros de vagabundos que queriam se aposentar com 53 anos! É hora de arregaça-lo!
Tiago Pimentel
18/02/2016 - 13h30
Não importa se ele tem um AP em Paris, mesmo ele sendo um professor universitário, se ele tinha uma amante, se ele foi citado varias vezes na propina do Lava Jato, se o helicóptero tava cheio de cocaína, se desvio o dinheiro da merenda, escândalo do metro e da Siemens, se vendeu a preço de banana a Vale, nada disso importa… a mas o sitio do Lula, desgraçado, o barco de alumínio de pesca, e agora uma antena de celular que coisa. Ou se investiga todos como deve ser ou dessa forma nunca vamos evoluir.
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 11h10
EXCLUSIVO – Do ‘VioMundo’
Caso Globo: Funcionários da Brasif desconhecem empresa de aluguel de helicópteros; FHC usou a Brasif para bancar Mirian Dutra no exterior
publicado em 16 de fevereiro de 2016 às 23:23
Da Redação, com Lidyane Ponciano em Belo Horizonte
O número no endereço dado pela empresa é simbólico: 171.
No Código Penal, significa estelionato.
Nossa repórter esteve no endereço, em Belo Horizonte: rua Margarida Assis Fonseca, 171, bairro Califórnia.
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/em-bh-funcionarios-da-brasif-dizem-que-empresa-de-aluguel-de-helicopteros-e-fake.html#comment-954553
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 11h38
Segundo a jornalista Miriam Dutra, por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho, celebrado em dezembro de 2002 e com validade até dezembro de 2006, a Brasif fazia uma transferência de US$ 3 mil mensais.
No documento, aparece como contratante a Eurotrade Ltd., empresa da Brasif com sede nas Ilhas Cayman.
http://assets.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2016/02/mirian-dutra-contrato.jpeg
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/em-bh-funcionarios-da-brasif-dizem-que-empresa-de-aluguel-de-helicopteros-e-fake.html#comment-954557
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 11h02
Para entender o caso Brasif-FHC
O Jornal de todos Brasis
QUI, 18/02/2016 – 09:30
Por conspícuo e intimorato jornalista Luis Nassif
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/para-entender-o-caso-brasif-fhc#comment-845845
Enio
18/02/2016 - 10h59
Seu Boneco manda lembranças ao Alkimin:
“Ligadão nas quebradas, chefia, mas… que hora é a merenda?”
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 10h50
MAIS DINAMITES NO COLO DOS TUCANOS!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Empresa monopoliza free shop no Brasil
Folha de S. Paulo
24/10/2004
Com a concessão da Infraero e da Receita, grupo Brasif domina rede de duty-frees no Brasil e fatura US$ 280 mi
[FONTE: Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil
http://www2.unafisco.org.br/publicar/principal/texto_noticias.php?ID=3899 ]
Há quase 30 anos, o grupo Brasif, dono de um faturamento anual de US$ 280 milhões, domina praticamente sozinho e explora no Brasil os duty-frees -lojas francas instaladas nos aeroportos para vender produtos importados isentos de impostos- com a concessão da Infraero…
Esse monopólio -só em Salvador há outra empresa que explora o serviço- é marcado por informações divergentes sobre concorrência, cifras que o negócio movimenta, valores dos repasses para o governo e por rumores de favorecimento político. O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) já foi apontado como um dos sócios da empresa. Ele nega.
(…)
O mineiro Jonas Barcellos Corrêa Filho, dono da Brasif S.A. Exportação e Importação, abriu sua primeira loja em 1978, no Rio de Janeiro, em parceria com a empresa inglesa Allder…
Por meio de licitações e prorrogações de contratos, o empresário conseguiu expandir o negócio para oito Estados brasileiros, onde possui hoje 23 lojas francas.
Concorre praticamente sozinho nas licitações abertas para os aeroportos, já que detém o know-how. E, nos locais onde já está, consegue prorrogar contratos na Justiça apoiado em portarias que regulam o negócio no Brasil.
É o caso do seu contrato com a Infraero e a Receita Federal para manter seus free shops no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
(…)
Amigos
O poder de fogo da Brasif vai além de sua infra-estrutura comercial e logística, montada desde a década de 70 no Brasil e no mundo. Com amigos influentes em Brasília, Corrêa Filho conseguiu, por exemplo, derrubar medida criada no governo FHC para limitar a US$ 300 por pessoa (eram US$ 500) o gasto nos free shops, segundo a Folha apurou.
De um pacote fiscal de 51 medidas lançado em 1997 para salvar o Plano Real, a primeira a cair foi essa -apesar da necessidade do país de reduzir a saída de dólares.
Sua loja no aeroporto de Confins (MG) é mantida pela política da boa vizinhança, como ele diz.
(…)
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 10h50
MAIS DINAMITES NO COLO DOS ‘TUcanalhas’!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Empresa monopoliza free shop no Brasil
Folha de S. Paulo
24/10/2004
Com a concessão da Infraero e da Receita, grupo Brasif domina rede de duty-frees no Brasil e fatura US$ 280 mi
[FONTE: Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil
http://www2.unafisco.org.br/publicar/principal/texto_noticias.php?ID=3899 ]
Há quase 30 anos, o grupo Brasif, dono de um faturamento anual de US$ 280 milhões, domina praticamente sozinho e explora no Brasil os duty-frees -lojas francas instaladas nos aeroportos para vender produtos importados isentos de impostos- com a concessão da Infraero…
Esse monopólio -só em Salvador há outra empresa que explora o serviço- é marcado por informações divergentes sobre concorrência, cifras que o negócio movimenta, valores dos repasses para o governo e por rumores de favorecimento político. O senador Jorge Bornhausen (PFL-SC) já foi apontado como um dos sócios da empresa. Ele nega.
(…)
O mineiro Jonas Barcellos Corrêa Filho, dono da Brasif S.A. Exportação e Importação, abriu sua primeira loja em 1978, no Rio de Janeiro, em parceria com a empresa inglesa Allder…
Por meio de licitações e prorrogações de contratos, o empresário conseguiu expandir o negócio para oito Estados brasileiros, onde possui hoje 23 lojas francas.
Concorre praticamente sozinho nas licitações abertas para os aeroportos, já que detém o know-how. E, nos locais onde já está, consegue prorrogar contratos na Justiça apoiado em portarias que regulam o negócio no Brasil.
É o caso do seu contrato com a Infraero e a Receita Federal para manter seus free shops no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
(…)
Amigos
O poder de fogo da Brasif vai além de sua infra-estrutura comercial e logística, montada desde a década de 70 no Brasil e no mundo. Com amigos influentes em Brasília, Corrêa Filho conseguiu, por exemplo, derrubar medida criada no governo FHC para limitar a US$ 300 por pessoa (eram US$ 500) o gasto nos free shops, segundo a Folha apurou.
De um pacote fiscal de 51 medidas lançado em 1997 para salvar o Plano Real, a primeira a cair foi essa -apesar da necessidade do país de reduzir a saída de dólares.
Sua loja no aeroporto de Confins (MG) é mantida pela política da boa vizinhança, como ele diz.
(…)
Paulo Roberto Campos
18/02/2016 - 12h36
Eu quero ver quando os “PJ” moralistas da Globo News forem investigados por seus ganhos extras pagos por políticos da oposição, ou vocês acham que eles batem no PT 24 horas por dia de graça.
Replicante Seletivo
18/02/2016 - 12h29
O inimputável FHC e suas históricas falcatruas, que tanto nos envergonham em décadas de impunidade, continuam debochando da realidade brasileira criada pela mídia entreguista e antinacional.
Jamal Saad Said
18/02/2016 - 11h55
ESSA BISCATE E DO PT,DEVE TA LEVANDO ALGUM
Gloria Guerra
18/02/2016 - 11h48
Quanto o PT está pagando por entrevista?
Diana Vilmar
18/02/2016 - 11h39
Todo castigo pra corno é pouco. FHC merece. Ohhhhhh se merece. A casa caiu! Ele que se esconda…ou se explique.
Leandro Pinto
18/02/2016 - 11h39
Esse é o “príncipe”, paladino da ética de ocasião. Embuste.
Kleber Silva
18/02/2016 - 11h32
#PovoComLula
#LulaEuConfio #ForaEduardoCunha #Nãovaitergolpe #Dilmafica
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h24
Quanto custou o silêncio da história de FHC com Mírian Dutra?
Por conspícuo e impávido jornalista Kiko Nogueira
18/02/2016
(…)
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quanto-custou-o-silencio-da-historia-de-fhc-com-mirian-dutra-por-kiko-nogueira/
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h21
… O silêncio estrepitoso e eloquente da mídia golpista e a inércia criminosa do Poder Judiciário/’miniSTÉRIO’ Público no caso do [mega]escândalo da “mansão de Paraty dos Marín(ho) em nome de ‘laranjas’” comprova cabalmente que esse conluio atua enquanto máfia!
O escândalo mais recente envolvendo ‘O Príncipe da Privataria DEMoTucana’ somente irá comprovar o axioma enunciado acima!
***
(Des)Governo FHC / PSDB: um filme de terror
O vídeo é pavoroso!
https://www.youtube.com/watch?v=PO8BQgH_n1M
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h18
A imundície do príncipe FHC, ‘O Frio’
Por conspícuo e impávido jornalista Fernando Brito
17/02/2016
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://tijolaco.com.br/blog/a-imundicie-do-principe/comment-page-1/#comment-255355
LÁ VEM O MATUTO!
… O [excomungado] DEMoTucano FHC “é frio porque sabe que a blindagem do PIG/Judiciário é quentíssima”!
Ah esse amigo do ‘Aécio 1/3 El Chato Furnas Forever’, do José (S)erra et caterva!
Viram, infames IMUNDOS?!
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h14
BOMBA! EXTRA! SENSACIONAL…
FHC confessa que mantem contas no exterior – a autodelação ocorreu logo em seguida à publicação da entrevista concedida pela jornalista Mírian Dutra à colega Natuza Nery da ‘Folha’
Definitivamente, ‘O Príncipe da Privataria DEMoTucana’ esta absolutamente ‘desMOROlizado’!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
FHC usou empresa para me bancar no exterior, afirma ex-namorada
17/02/2016
(…)
FONTE [LÍMPIDA]: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1740563-fhc-usou-empresa-para-me-bancar-no-exterior-afirma-ex-namorada.shtml
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h15
DIGNAS E MARAVILHOSAS MULHERES, SAIBAM UM POUCO MAIS ACERCA DESTE DEPRAVADO DEMoTUCANO!
Chocante!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
“Fiz dois abortos pagos por FHC.
Ele também quis pagar o aborto na gravidez do Tomás.” Por jornalista Mírian Dutra
(…)
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1740563-fhc-usou-empresa-para-me-bancar-no-exterior-afirma-ex-namorada.shtml
Messias Franca de Macedo
18/02/2016 - 09h13
… A [suposta] baixaria tornar-se-á um episódio sublime caso tudo seja comprovado documentalmente!…
Os bandidos DEMoTucanos estão morrendo com o veneno da bilirrubina do ódio figadal que destilam!
Viram, energúmenos desalmados &$ [mega]corruptos?!
E a Mírian Dutra só está começando a desferir a artilharia!
Acompanhemos, pois, o barraco “cheiroso”!…
Marcos Mujalli
18/02/2016 - 11h08
DONA RUTH DEVE ESTAR SE CONTORCENDO NO CAIXÃO
Marcos Mujalli
18/02/2016 - 11h07
Eeeeta Fernandinho TARADÃO
Joel Araujo
18/02/2016 - 11h06
Aí tem coisa….
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 10h56
A sua direita Thiago Zizu
Thiago Zizu
18/02/2016 - 11h40
Não é A MINHA direita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 11h43
Ahã
Thiago Zizu
18/02/2016 - 12h18
Você AINDA não me entendeu…
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 12h26
Entendi sim!!!! Só estou tentando achar essa sua direita kkkkkkkk
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 12h27
Pq se a esquerda não presta, só tem acéfalos como vc já disse, estou tentando encontrar a sua direita Q tem Q ser boa e maravilhosa kkkkkkkkkk
Thiago Zizu
18/02/2016 - 13h29
Sou a favor de um boicote total nas urnas.
Ninguém, absolutamente ninguém deveria votar.
Talvez assim mude alguma coisa.
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 13h29
Aí pode ser….
Thiago Zizu
18/02/2016 - 16h23
Então é assim, só porquê não gosto da esquerda TENHO que ser de direita?
Pensamento bem simplório esse seu, hem!?
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 16h42
Uai….. Mas seria o certo , vc tem Q gostar de algum modo de governar…. Se bem Q o modo de governar de lula e Dilma não são de esquerda….. Massssss o do FHC era de direita ….. E Q vendeu a vale por 1% do que ela valia e quase vendeu a Petrobras
Thiago Zizu
18/02/2016 - 16h48
Concordo com a parte ” vc tem que gostar de algum modo de governo”.
Pode ser o modo honesto?
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 17h01
Siiiiimmmmm……. Mas manooooo na real?????? Vc acredita????? Acredita Q vai ter um cara, não um cara não Q acho Q deva ter alguém honesto lá sim…… Mas é o resto???? Não adianta tem que ser todos honestos, dos dois lados….. Mas acho difícil
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 17h01
Mas não se pode negar Q se investiga bem mais do que tempos passado
Thiago Zizu
18/02/2016 - 17h18
2018 ACHO que votarei no Bolsonaro, mas se ele debandar para desonestidade abandono na hora!
Rodrigo Francisco de Sá
18/02/2016 - 17h23
O bolsonaro se ele falasse um pouco menos de bobagem até podia ser…… Mas falou muita besteira mano……
Thiago Zizu
18/02/2016 - 17h55
Gosto das propostas de governo dele.
Antonio Nunes
18/02/2016 - 10h54
Perguntar não ofende não é? se FHC não era o pai biológico, se a namorada foi quem o deixou porque então bancar as necessidades do suposto filho? e dar um ap. de quase um milhão? um santo? um benfeitor? tem muita coisa que não bate aí.
Gerson Calheiros
18/02/2016 - 17h41
SIMPLES ASSIM UM CARA APAIXONADO…. , MAS PARECE QUE FOI CIFRADO…. KKKKK.
Wilton Cézar
18/02/2016 - 10h46
FHC querendo se passar por moralista, é sim um safado, vagabundo e pilantra.
Claudio Paulon de Carvalho
18/02/2016 - 10h34
Seu herói está nú Denner Esteves Farias
Denner Esteves Farias
18/02/2016 - 10h59
Ao contrário de vcs que defendem ladrões ou ate mesmo compactua com eles, eu quero que vão pra cadeia. Se FHC ou qualquer outro roubou tem que pagar pelos crimes. Põe uma coisa na sua cabeça não compactuo com ladrões.
Jorge Moreira
18/02/2016 - 10h27
Esse fhc nunca me enganou não…socialista de araque…fantoche dos eua !
André Pieroni
18/02/2016 - 10h16
Guerra é guerra, não fomos nós que levamos a disputa a esse nível. Agora que se foda!
Antonio Augusto Lopes
18/02/2016 - 09h18
Esse é daqueles que enrola o Rabo, senta encima e mete o pau no rabo dos outros.
Paula Angela Montenegro
18/02/2016 - 09h16
É um cinico, esse FHC!!!!!!!!
Respeito à constituiçao,fora corruptos .
18/02/2016 - 09h08
Inventam uma mentira contra Lula e ocultam as verdades sobre os seus candidatos preferidos .
Travis Accs
18/02/2016 - 09h03
Miguel corre atrás dela e principalmente dos documentos que ela possui!
Valdir Dantas
18/02/2016 - 08h44
” O TIJOLAÇO” http://tijolaco.com.br/blog/34363-2/
Izabel Miquelotti
18/02/2016 - 06h50
Eu fico lendo e pensando ! Por muito menos o Lula perdeu a eleição para o Collor! E depois perdeu para o mesmo FHC sabendo desta história do filho dele e para não usar as mesmas armas de que foi vítima não falou nada ! Fica uma lição para o Lula ! Responda a tudo que dizem a seu respeito, com entrevista com processo , mas responda! Porque ninguém alivia pro seu lado!
Nadia P de La Serna
18/02/2016 - 09h56
verdade… a esquerda “cristã” não sse defende, oferece a cara prá bater
Vera Lu Cruz
18/02/2016 - 10h54
Lula tardou em reagir. Agora precisa ir prá cima de cada vírgula para destroçar esses safados. O PT também precisa reagir e responder com firmeza sem deixar passar nada. Trabalhar é preciso para se defender mas atacar sem piedade.
Marcos Marcos
18/02/2016 - 06h39
A imprensa inventa uma mentira contra Lula, e é repetida a exaustão… Todos sabem que não é verdade, mas a tentativa de desonra será inútil diante da falta de veracidade.
Nadia P de La Serna
18/02/2016 - 09h55
discorod. lembra da Escola Base? Joga no ventilador, ferra com a vida das pessoas e depois diz que ” erramos”.
Marcos Marcos
18/02/2016 - 06h35
Imaginem se fosse o Lula, como esses hipócritas da imprensa iriam virar vespas atrás da Mirian.
Marcos Marcos
18/02/2016 - 06h33
FHC, um homem que tem medo de admitir um filho… É tão covarde essa atitude, que demonstra seu grau de falta de caráter.
Nadia P de La Serna
18/02/2016 - 09h59
típico da vaidade dos psicopatas. zero de empatia.
Cristalino Rocha
18/02/2016 - 05h23
Vamos ver faz 12 anos que ninguém faz nada.
José Nilo Andrade Albuquerque
18/02/2016 - 05h00
Seria assim: o Brasil é único país que um expresidente (?) é corno da amante.
José Nilo Andrade Albuquerque
18/02/2016 - 04h56
Não vejo muita graça, o Tomás não pediu pra nascer. Fico pensando; hoje o rapaz faz parte desse jogo. Será?
Nadia P de La Serna
18/02/2016 - 09h58
ninguém pede pra nascer mas qualquer um de nós carrega sua história de origem… se for podre, vai ter tconsultar um analista ou encarar sozinho.
Vinicios Betiol
18/02/2016 - 04h38
A vida privada de um presidente interessa sim. Para medir o seu caráter. Se ele traía a mulher dessa forma, imagina a população brasileira!
Josias Vicente
18/02/2016 - 04h27
O boca de fole não vai desmentir…??? Ou assina em baixo com silêncio, não porque não deve, mas porque quer que o assunto morra sem averiguações…mas não vem ao caso, o interessante é continuar com a palhaçada que todo mundo já sabe que é de interesse herdeiros, usupadores do dinheiro público roubado, via Ditadura Militar, pelo papai…
Nonato Silva
18/02/2016 - 04h24
Até amante o desgraçado tinha. Até abortos, pagou para que sua amante fizesse. Canalha! Hipócrita!
Nonato Silva
18/02/2016 - 04h22
Fhc e toda a direita, ajudam a Globo a se manter de pé, pois, não fossem eles, a Globo já estaria quebrada.
Andre LR
18/02/2016 - 04h21
Com relação ao Triplex, pararam de falar porque o Instituto Lula postou todos os documentos comprovando a farsa… mas eles não se cansarão de inventar… tem que ser muito manipulado para não enxergar essa perseguição patética ao ex-presidente quando se tem coisas muitos mais escandalosas pairando no ar, que a mídia não quer abordar e sabemos porque…..
Julio Cesar
18/02/2016 - 04h29
Além de esbarrarem nos Marinhos.
Julio Cesar
18/02/2016 - 04h29
E na CBF
Julio Cesar
18/02/2016 - 04h30
E se continuarem fuçando derruba os golpistas todos de uma vez, pelo menos o Moro conseguiu alguma coisa, agora se tem coragem de levar a diante são outros 500…
Paulo Henrique
18/02/2016 - 05h39
kkkkkkk, até agora ele não explicou o que ele e dona Marisa faziam em um triplex reformado pela OAS!!!!! Só isso!!!!!
Andre LR
18/02/2016 - 07h14
Paulo Henrique aposto que nem sabe quem é a OAS. Apenas repete tudo que ouve da Rede Bobo …. Rs
Valdir Dantas
18/02/2016 - 08h44
http://tijolaco.com.br/blog/34363-2/
Paulo Henrique
18/02/2016 - 18h09
Não sei mesmo, nunca tive um imóvel reformado por uma empreiteira. Agora, o que eu sei é que o Lula não explicou o que ele e dona marisa faziam lá!!!!!
Andre LR
18/02/2016 - 18h40
Paulo Henrique vc nao sabe nem o que comeu hoje cedo rapaz…. Vai la assistir seu jornal nacional para ficar um pouquinho mais alienado…rs
Paulo Henrique
18/02/2016 - 18h48
kkkkkk, aí vc vem e ler cafezinho, sua fonte de informação, e depois vem me chamar de alienado kkkkkkk, meu amigo eu nem assisto JN, mas não é por isso que vou acreditar em tudo que o cafezinho informa, isso é coisa de militonto comedor de mortadela!!!!!
Andre LR
18/02/2016 - 18h48
Paulo Henrique resposta típica de alienadinho. Mesmo script ofensivo kkkk Zzzzzz
Paulo Henrique
18/02/2016 - 21h32
kkkkkkkkkk ,Vai comer sua mortadela e deixa de escrever asneiras!!!!zzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Andre LR
18/02/2016 - 21h35
Paulo Henrique zzzzzz kkk
Raimundo Pimentel
19/02/2016 - 00h10
Quando acaba ninguém levou a sério o “Chefão da Privataria”, quando ele declarou que a corrupção é um bebê!
Everaldo
18/02/2016 - 02h12
Miguelito, lembra daquele filme ” Se meu apartamento falasse”?
Pois é… Como o apartamento da Avenue Foch, 51 não falou, a Miriam sim..!!!
Kkkkkkkkk….
Lembra da história do filme né? Para agradar seus chefes e subir na vida, um homem solteiro resolve emprestar seu apartamento para que os executivos casados pudessem ter encontros amorosos. Mas a situação fica preta quando ele se apaixona pela amante de um de seus chefes…. É por aí vai….
Esse Fernandinho!!! Menino peralta..!!!
E o preço? Hã… Hã… Míseros 11 milhões de euros…. Ou seja, troco…!!!
Será que essa grana saiu de onde, heim?
Essa Petrobras….
Roger Gilmour
18/02/2016 - 04h00
Miguel, se o PT, por intermédio de seus deputados e senadores não estão nem aí, ficaremos nós?
Denize Ferreira Ramos da Silva
18/02/2016 - 03h58
Se fosse Lula já estava na cadeia,mas como é FHC nada acontece.Parabéns prá justiça Brasileira.
Fábio Levatti
18/02/2016 - 03h55
Fernandinho privateiro e mensaleiro, Aécinho ficou com um tercinho e o Alckminho é ladrãozinho de merenda!!! Esses são os maiores falsos moralistas de todos os tempos!!!!!
Nonato Silva
18/02/2016 - 04h19
Ô Fábio, aqui em Minas também tinha um ladraozinho de merenda, criado pelo Aécio em suas gestões; seu nome? Perrela, aquele mesmo do helicóptero de pasta base de cocaína, que na verdade é do Aécio. Infelizmente, a direita; a oposição de maneira geral, pode desviar dinheiro público; fazer tráfico de influência, e até mesmo traficar drogas, que, nem PF, nem MP, nem o Judiciário, nem a mídia golpista, investigam, nem noticiam nada; roubam o Brasil escancaradamente, e nada acontece.
Gutembergue Santos
18/02/2016 - 03h53
Namoradinho bom esse fhc heim, usa dinheiro do povo pra bancar mulher através de empresa de fachada
Thieres Sena
18/02/2016 - 03h49
Além de chamar aposentado de vagabundo, agora essa?
Gerson Pompeu
18/02/2016 - 03h48
Trensalão, rouboanel e merenda?
Marta Fagundes Galvão
18/02/2016 - 03h33
A coisa é feia!
Francisco Tavares
18/02/2016 - 03h30
Fala sério, tudo isso para desviar as atenções dos roubos praticados pelo Lula, só vai enterrar mais o idiota du lula
Silvia Machado
18/02/2016 - 03h38
Vc tem as provas dos roubos do Lula? Tô querendo ver mas ninguém mostra, por quê será hem?
Arthemisia Santiago
18/02/2016 - 03h48
Claro! Quem decretou que apenas Lula deve ser denunciado? Afinal de contas, estamos passando a limpo o país ou não? Ou você vai assumir que não, que o PSDB e sua gangue estão imunes?
Kakânia
18/02/2016 - 03h56
Gente como pode ter gente com esse raciocínio? Não será que é pra desviar a atenção dos Marinho, da Lava Jato? Ou pra começar a mostrar quem é de verdade o FHC?