Análise Diária de Conjuntura – Manhã – Edição extraordinária de Sábado
A análise deste sábado não é muito bem uma análise, mas uma denúncia.
A entrevista de Carlos Fernando, um dos procuradores chefes da Lava Jato, ao Globo, infringe tantos itens do Código de Ética do Ministério Público, que chega a dar canseira listá-los.
No Código, há um capítulo sobre atos incompatíveis ou atentatórios com/ao Decoro do Cargo.
Alguns exemplos:
III – desacatar, por atos ou palavras, autoridades e quaisquer outras pessoas
com que se relacione em razão do cargo ou função;XI – revelar publicamente informações ou documentos submetidos a segredo
de justiça ou manifestar-se publicamente sobre processo ou procedimento vinculado a
outro membro da Instituição;XVI – discriminar, no exercício das funções, pessoas, por motivo político,
ideológico, partidário, religioso, de gênero, étnico, ou qualquer outro;XIX – descurar-se do interesse público;
XXXIII – não zelar pela impessoalidade nas relações com a imprensa;
VI – exercer atividade político-partidária;
***
O Código de Ética do MP ainda não foi oficialmente aprovado, por razões burocráticas, mas entendo que a ética é algo a que se deve obedecer não para cumprir a lei, mas por bom senso e dever moral.
Se o procurador não quiser respeitar o Código de Ética que está sendo discutido pela própria instituição em que trabalha, então ao menos respeite a Constituição Federal.
Os procuradores brasileiros são os procuradores mais bem pagos do planeta justamente para isso: para fazer valer a Constituição.
Na Carta Magna, há um capítulo dedicado especialmente ao Ministério Público, sobre o que seus membros podem ou não podem fazer.
Entre as coisas que eles NÃO podem fazer, está lá, bem claro: exercer atividade político-partidária.
Também está na Constituição que eles devem respeitar o Conselho Nacional do Ministério Público, ou seja, obedecer ao código de ética discutido pelo CNMP.
O Procurador não está acusando apenas o governo. Está acusando todo o Congresso Nacional, que tem costurado, junto ao governo, aprovação da lei de leniência e da lei de repatriação de recursos.
Executivo e Legislativo seriam, na acusação do procurador, criminosos.
Que bagunça é essa?
Acusou tem de provar!
Esse procurador não foi eleito, à diferença da presidenta e dos parlamentares. Ele é um servidor público que deve respeitar as autoridades eleitas pelo povo brasileiro e não deve entrar no jogo político-partidário.
Acusar o governo de querer beneficiar corruptos é uma acusação de natureza político-partidária.
Esse procurador deve ser representado no Conselho Nacional do Ministério Público!
Ademais, o procurador está praticando uma odiosa aleivosia.
Os acordos de leniência são um esforço do governo para reduzir um pouco os danos que a Lava Jato provocou à economia brasileira, ao paralisar por quase dois anos centenas, quiçá milhares de obras estratégicas para nossa infra-estrutura.
A lei de repatriação de recursos tem pontos polêmicos, e todos podem criticá-la, mas não um procurador do Ministério Público, e sobretudo não nestes termos!
A lei tem como objetivo trazer ao Brasil dezenas de bilhões de dólares alocados no exterior! É um esforço pragmático do Estado para elevar, com a urgência necessária, a nossa arrecadação fiscal, beneficiando os 205 milhões de brasileiros que precisam do Estado, seja na forma de serviços de saúde e educação, seja na forma de melhores estradas, aeroportos, ferrovias, projetos de energia, mobilidade urbana e infra-estrutura em geral.
Apenas para este ano, a lei de repatrição pode trazer mais de 20 bilhões de reais, ou seja, pode ajudar a sanar o déficit fiscal do ano!
A campanha de setores golpistas do Ministério Público, dos quais este Carlos Fernando é um dos mais tristes representantes, para promover o caos econômico e a crise política é inacreditável!
Empresas não são apenas entidades que pertencem a seus proprietários. São também instituições com função social. A campanha para destruí-las é totalmente anti-ética. É criminosa!
Se um país descobrisse que as suas principais cooperativas de alimentos estiveram envolvidas em corrupção, seus procuradores trabalhariam para destruir essas cooperativas, pondo em risco a segurança alimentar de toda a população?
Se os procuradores fossem como Carlos Fernando, sim.
A corrupção não pode ser combatida através da destruição, como a Lava Jato está tentando fazer, da economia brasileira.
Esses procuradores estão manipulando a necessária luta contra a corrupção em prol de um projeto político-partidário.
O mesmo Carlos Fernando já deixou claro, em diversas outras entrevistas, que o seu alvo é o governo e o PT.
A equipe de Carlos Fernando está tentando ainda uma nova jabuticaba jurídica: incriminar o PT, para destrui-lo politicamente. Só não vai conseguir porque para isso terá de destruir primeiro o PMDB e o PP (os principais partidos envolvidos na Lava Jato), e seria a coisa mais antidemocratica do mundo promover a destruição seletiva de alguns partidos, quando é conhecimento geral que todos eles tem problemas de corrupção.
O crime de Carlos Fernando tem ainda uma natureza perversa, sádica, porque tenta emplacar um projeto político-partidário através de uma deliberada sabotagem da economia brasileira.
Carlos Fernando e sua equipe trabalharam abertamente para destruir milhares de postos de trabalho, e conseguiram.
Só que eles acham pouco. Eles querem mais, com o intuito evidentemente não apenas de piorar a situação econômica, mas de promover também uma crise social e, com isso, jogar a população contra o governo.
Tudo isso, naturalmente, com chancela da mídia, que é, no fundo, a representante maior do golpismo.
Não é por acaso que a sua entrevista aparece na capa do jornal O Globo…
Ora, se é para fechar empresas, então porque não fechar a Globo, se ela praticou crime fiscal?
Ou o procurador não sabe que a Globo cometeu um crime fiscal tão ou mais grave que os crimes da Lava Jato?
Ao invés de dar entrevistas à Globo, o procurador não deveria estar estudando formas de punir a empresa por seus crimes?
Carlos Fernando, ao infringir a Constituição, usando a mídia para fazer um ataque político ao governo e o parlamento, ao se empenhar de maneira tão frenética para impedir qualquer iniciativa do governo para vencer a paralisia econômica causada pela Lava Jato (segundo o FMI) e evitar uma crise social, porta-se como um irresponsável, um mandarim golpista que, bancado com nosso dinheiro, faz de tudo para prejudicar a mesma economia brasileira que lhe paga salários de marajá.
Alguém tem de parar esses loucos!
Elizeu Colonheis
25/01/2016 - 19h59
Salve os Procuradores Delegados e Juizes da Lava Jato
Túlio Almeida
25/01/2016 - 11h25
Pra não esquecer a motivação do caos.
No fundo de tudo isso (golpe na democracia) se acha petróleo, no fundo do pré-sal. A grande motivação para desestabilizar o governo é o petróleo, então vão agredindo a coluna vertebral do país: A PETROBRAS. O “mercado” tem fome e a fome é tanta que nossos traidores não se importam de entregar nossas riquezas e nem mesmo nossa DEMOCRACIA por migalhas. O petróleo no contexto atual é de imprescindível importância ao país. O meta é o pré-sal, depois o restante. Petróleo é uma “commodity” finita, a desvalorização mundial é temporária e está atendendo interesses geopolíticos, esse preço baixo artificial não se manterá por muito tempo, mas que o manterão para enfraquecer os emergentes, ah isso eles tentarão, os grandes oligopólios estão se alinhando para derrubar os mercados emergentes.
https://www.youtube.com/watch?v=p3fE8ue0ViY Aqui não falam do Brasil por omissão, mas o interesse é claro.
A rede globo junto com o “mercado” externo tenta desvalorizar nossos recursos naturais para retirá-los das mãos dos brasileiros:
https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/210379/Para-Globo-'bilhete-premiado-de-Lula'-pr%C3%A9-sal-%C3%A9-in%C3%BAtil.htm
Antenor Nicolau
24/01/2016 - 22h18
A culpa maior dessa desfaçatez é do governo, q sem saber até onde chegou em suas entranhas a roubalheira, preferiu se fazer de morto enqto esses paladinos do golpismo manobravam com apoio da mídia. Lembrando q essa turma só faz o q faz devido as manifestações de 2013.
Travis Accs
24/01/2016 - 11h53
Por que não se contrata empresas estrangeiras para as obras de infra estrutura, como também de telefonia com a exigência de mão de obra local? Construtoras e telefonia não tem concorrência, por isso deu no que deu!
Marcelo Alencar
24/01/2016 - 02h40
Hahah… Nunca estaria nessa foto!
Euler
23/01/2016 - 22h49
Um cínico e cretino. Quem passa a ideia de que vale a pena roubar são os acordos imorais feitos pela Lava Jato com os bandidos que delataram aquilo que interessa ao complô do Paraná. Em breve estarão todos livres e ricos, demonstrando, aí sim, que vale a pena roubar, enquanto existir este aparato estatal – judicial-policial – a serviço de interesses partidários e golpistas.
Sem acordo de leniência, grandes empresas que geram milhares de empregos e impostos podem falir, causando danos ao país muito maiores do que a corrupção apurada por esta operação midiática-golpista. Seria até interessante, se não fosse prejudicial a todo o país, deixar esses imbecis sem salário por conta da crise que eles estão ajudando a criar. Mas, como se sabe, eles serão os últimos atingidos, e é pelo povo brasileiro que vale a pena empenhar todo esforço para a retomada do crescimento econômico. E isto passa necessariamente pelo desmantelamento desse esquema golpista montado a partir do Paraná, que procura inviabilizar setores estratégicos da economia brasileira.
Uma coisa é prender corruptos, baseado em provas, e não apenas em delações não comprovadas; outra coisa é inviabilizar empresas que geram milhares de empregos, tecnologia, impostos, etc. Esses mauricinhos que têm salário gordo garantido no final do mês não estão nem aí se o país quebrar, causando enormes prejuízos para milhões de famílias, sempre as mais pobres. Essa gente não tem compromisso com o povo brasileiro e se prende a um falso moralismo, ou a um moralismo sem moral e seletivo.
Desafio esses procurados, a PF e o juiz Moro a fiscalizarem qualquer escândalo envolvendo os caciques tucanos, como a Privataria tucana, a compra da reeleição de FHC, a Lista e o mensalão de Furnas, o trensalão de SP, entre outros. Enquanto vocês não tratarem esses escândalos com o mesmo rigor que vocês tratam os esquemas envolvendo PT e PMDB para mim vocês não têm moral para falar em combate à corrupção. Como disse Dilma, não passam de moralistas sem moral!
Alfonso Tarallo
23/01/2016 - 22h56
Não tenho nenhuma simpatia pelo grande capital, mas concordo 100% com a postura do “cafezinho”: estão querendo destruir o Brasil e, com ele, o povo brasileiro!!!
surreal
23/01/2016 - 15h31
O POVO QUER SABER…
Os interessados em destruir o Brasil são: Lavajato e cia, tucanos e mídia entreguista
NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO
Tucanos corruptos pensam que são intocáveis, mesmo assim estão no desespero por um “impeachment”, porque todo cuidado é pouco diante de tanto crimes hediondos lesa-pátria praticados por eles, o povo quer que a justiça faça o trabalho e os prendam, é o mínimo.
FHC propina de 100 MILHÕES DE DÓLARES.
Lava jato é movido por mega interesses externos.
LAVA-JATO É SELETIVA,GOLPISTA E FAZ TORTURA PSICOLÓGICA.
ALÉM DE MUITOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA CÂMARA E NO SENADO FEDERAL, AINDA TEMOS JUIZES NO STF COMPRADOS PARA TRAIR A NAÇÃO BRASILEIRA. EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, UM DOS EX.: ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO: AGORA INCLUINDO EDUARDO CUNHA COM CINCO DELATORES NAS COSTAS E SEUS COMPARSAS.
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS E ASSOCIADOS DA CÂMARA E DO SENADO, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF, MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO E DO BRASIL, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, COMERCIANTES, POLÍTICOS, E AGORA TAMBÉM MILITARES, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS DENTRO DA CÂMARA E DO SENADO FEDERAL? ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA GOLPISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???
NENHUM LESA-PÁTRIA SERÁ ESQUECIDO.
A pátria dos traidores é o dinheiro sujo, não importa de onde vem, é dinheiro manchado com o sangue do povo brasileiro.
A MÍDIA PIG SÓ DEFENDE BANDIDOS
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/211421/Nota-de-rodap%C3%A9-da-Folha-sobre-A%C3%A9cio-j%C3%A1-diz-tudo.htm
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/211427/Not%C3%ADcia-sobre-A%C3%A9cio-some-da-capa-do-Uol.htm
Valores desatualizados:
https://pbs.twimg.com/media/ByjU66OIEAAxgfh.jpg:large
Vera Kurizini
23/01/2016 - 17h28
Vergonhoso é acreditar em tudo isso. Tem ser muito idiota. Lamentável.
Stefan Kuricini
09/01/2019 - 11h03
sind wir verwandt?
Guilherme Coppi
23/01/2016 - 17h22
Heberty Luis Alves Marietti
Decio Victor Ribeiro Lima
23/01/2016 - 16h28
Precisamos nos unir contra esta tentativa de golpe judiciária-partidária contra a democracia do país. Bem colocado pelo André Pieroni, não existem santos do outro lado. Cabe a sociedade de modo maduro avançar em mudanças para que situações como estas de corrupção não se sucedam em repartições públicas de todas as instâncias. O fato é que querem repetir o 64 ou 92! e Isto never!!!
Az Botelho Paiva
23/01/2016 - 16h04
É exatamente como diz um Deputado que foi campeão de votos no Rio de Janeiro: “A VERDADE TORTURA”, por isto é bom nem sabê-la. E é por este motivo que os esquerdo/petistas estão tão revoltados com o Procurador Carlos Fernandes. Afinal quem ele pensa que é, para vir jogar um monte de verdades nas nossas caras? Ah para oh!!!
Zé Antonio Toledo
23/01/2016 - 16h04
Fala os absurdos que quiser. Já disse coisas bem piores em outras entrevistas de herói popstar e o governo faz cara de paisagem. Desanima…
Marcus Vinicius Meschini
23/01/2016 - 16h02
O Cafézinho, porra criem coragem, deixem de ser bundas mole e processem o cara.
Vcs falam, dizem saber o que estao falando…. mas……
Bando de bundas mole, cagões
Rodrigo Figueiredo
23/01/2016 - 15h46
Não vi nenhum crime aí!!!!!
Jorge Espindula
23/01/2016 - 15h40
A arca…
No antigo testamento, a arca era onde estava o espírito de Deus e apenas os escolhidos podiam carregá-la.
Os fundamentalistas do judiciário, com essa cara de seminaristas revoltados, acreditam estar cumprindo uma missão divina e se julgam os escolhidos para carregarem a arca.
A arca assim como a verdade e a justiça é deles, só deles.
Até pouco tempo Cunha era o ungido que também ajudava a carregar.
Hell Back
25/01/2016 - 01h08
“(…) acreditam estar cumprindo uma missão (…)”
Uma missão que o Pentágono planejou. É o golpe paraguaio em andamento.
André Pieroni
23/01/2016 - 15h39
Existem políticos corruptos, médicos corruptos, policiais corruptos, professores corruptos, engenheiros corruptos, advogados corruptos, empresários corruptos esses caras querem nos fazer acreditar que somente a carreira deles é incorruptível. São os únicos detentores da ética. Ungidos por Deus. Então tá, então.
Edson Mário
23/01/2016 - 15h35
https://www.youtube.com/watch?v=atXuxbc7zZk
João Leite Júnior
23/01/2016 - 15h34
Sabe o que e isso? Certeza da impunidade. Certeza que nada, nada mesmo ira acontecer. Simples.
Fernando Loureiro
23/01/2016 - 15h18
Tenho pensado como o saudoso Nelson Rodrigues reagiria diante da onda de “viralatismo” explícito que estamos vivendo. Como era um gênio cunharia (desculpem o “cunha”) uma nova e antológica frase.
Será que a rede esgoto de televisão e os agentes do pior tipo de imperialismo (será que existe o melhor?) não se aperceberam que hoje existe a internet que nos permite identificar a calhordice que tentam fazer com o nosso País?
O Nelson só tinha um defeito: era fluminense. Se fosse Flamengo seria unanimidade nacional.
Fiquemos vigilantes. Como disse o presidente Lula: “o golpe esta morto, mas não enterrado”!!!!!!!
Hell Back
25/01/2016 - 01h17
Por essa razão que ele é o autor da frase: “Toda unanimidade é burra.”
Irion
23/01/2016 - 13h06
Lamentável! Esses doidos do MPFSDB recebem salários astronômicos (do povo brasileiro) para sabotarem o Brasil em nome de um projeto político-partidário da direita, derrotada nas urnas! Com efeito, alguém tem que enquadrar esses doidos enquanto é tempo! (boa idéia também fechar a Rede Goebbels!)