Segue uma notícia que o oligopólio da mídia não debate: as “Metas do Milênio”. O motivo? Porque o Brasil deu show.
***
As Metas do Milênio
Termina agora, em dezembro, o prazo para 191 nações (entre elas, o Brasil) cumprirem as chamadas “metas do milênio”. As 8 metas estabelecidas pela ONU incluem a melhoria de indicadores de pobreza, educação, saúde e meio ambiente, em comparação com o ano de 1990. A avaliação da ONU é positiva: até mesmo os países mais pobres fizeram progressos. Na reportagem especial desta e da próxima semana, vamos fazer um balanço dos resultados do Brasil. Neste primeiro capítulo, a repórter Verônica Lima explica as metas e seus indicadores.
O balanço da atuação do Brasil em relação aos objetivos do milênio é positivo. O País atingiu quase todas as metas e ainda se impôs desafios além daqueles propostos pela ONU. Na verdade, o mundo todo está um pouco melhor graças aos esforços em torno das metas de desenvolvimento do milênio. Quem diz isso não sou eu, claro, é a Ieva Lazareviciute, do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
“A adoção dos ODM foi um grande avanço no sentido de ajudar a focar os esforços em algumas metas concretas. Até então se observava que o pessoal estava trabalhando muito com a temática sem necessariamente conseguir focar e estrategiar para onde tem que ser direcionado o investimento ”.
Mas isso não quer dizer que estejamos vivendo num mundo cor-de-rosa. Em todas as metas há muito, mas muito ainda a ser feito. Mesmo porque, na maioria dos casos, as metas eram muito básicas, buscando oferecer apenas condições mínimas para uma existência digna, como acesso a água, alimento e até banheiro. Quem fala disso é o Rafael Osório, do Centro Internacional de Políticas para o crescimento inclusivo do Ipea. O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, esteve envolvido com os relatórios de acompanhamento das metas que o Brasil produziu ao longo dos 15 anos dos Objetivos do Milênio. Ao todo foram cinco relatórios, sendo o mais recente, de maio de 2014. E os resultados que vamos apresentar ao longo da série de reportagens estão nesse último relatório e também em um relatório da ONU divulgado em julho de 2015. Bem, vamos, primeiro, ouvir primeiro a ressalva que o Rafael faz sobre as metas.
“Esses indicadores são feitos para serem comparados e levantados no maior número de países possível para a maior parte da população mundial possível. E aí a gente tem que lembrar que há países que estão muito aquém do nível de desenvolvimento do nosso ainda e que não têm muita capacidade estatística, produção regular de dados. Então você tem que manter essas medidas num nível um tanto quanto rudimentar para você poder garantir que você vai conseguir tê-las num maior nível de países do mundo e que você vai conseguir compará-las em alguma medida. Então coisas mínimas são essas: não viver com menos de 1,25 por dia”.
O exemplo da pobreza extrema é mesmo muito bom para entender até onde os objetivos do milênio queriam chegar. A primeira meta era: reduzir pela metade o número de pessoas vivendo com menos de 1,25 dólar por dia. Em 2012, isso correspondia a 71 reais por mês. Estamos falando, portanto, de um mínimo de sobrevivência.
Mas isso não quer dizer que o Brasil tenha se contentado com os mínimos. Em muitos casos, o País se impôs metas muito mais ambiciosas ou metas específicas para a sua realidade. Ainda falando sobre a fome: a meta era reduzir a pobreza extrema à metade do nível de 1990. Essa meta, o Brasil alcançou em 2005. A partir daí, foi estabelecendo metas cada vez menores, chegando em 2015 com um sétimo do que tinha em 1990. Além disso, segundo o Rafael Osório, do Ipea, houve avanço também em outras faixas de renda.
A linha de pobreza que melhor capta esse movimento de melhoria é consideravelmente mais alta: é a linha de quatro dólares por dia. Tinha muita gente e tem muita redução. (…) Importante é ver a tendência, e a tendência é de queda constante da pobreza. O Brasil deu um salto em termos de renda na década passada que foi uma coisa impressionante, nosso padrão de vida passou para outro patamar”.
Agora, para contextualizar e entender os objetivos do milênio, é preciso dar mais uma explicação: a meta era melhorar os indicadores sociais em relação ao ano de 1990. Por exemplo: em 1990, 1,9 bilhão de pessoas vivam em condições de extrema pobreza. Em 2015, o número havia caído para 836 milhões. Portanto, a meta de reduzir pela metade a extrema pobreza foi batida. Ainda assim, uma em cada oito pessoas no mundo vive em extrema pobreza. São 14% da humanidade! Mas antes tínhamos metade da população mundial nessas condições. Portanto, quando o passivo é muito grande, qualquer avanço, ainda que em níveis mínimos, traz impactos positivos.
É o que defende a deputada Margarida Salomão, do PT mineiro. Ela dá o exemplo da educação, em que há críticas sobre a imposição de metas apenas quantitativas, ou seja, que tratam apenas do acesso à escola, sem exigir melhorias relacionadas à qualidade do ensino.
“O avanço quantitativo no Brasil não é uma conquista trivial, porque nós somos um país tardio na postulação de metas educacionais. Em 1950, metade da população era analfabeta. Esses avanços que nós hoje acumulamos decorrem em grande parte da redemocratização brasileira, em que o movimento da sociedade colocou o acesso a educação como meta prioritária. Evidentemente, quando você muda a quantidade, você muda a qualidade, não necessariamente para pior”.
Resumindo: as metas do milênio foram um bom começo, mas a caminhada ainda será muito longa até termos o mundo com que todos sonhamos.
Produção — Lucélia Cristina e Cristiane Baker
Trabalhos técnicos — Carlos Augusto de Paiva
Edição — Marcio Sardi
Reportagens — Verônica Lima
walker botelho
11/12/2015 - 15h43
O PT disse que tirou milhares de pessoas da pobreza, mas continua pagando o Bolsa Família. Está errado, pois ou o Partido está mentindo, ou isso é compra de voto.
Aliás existe um vídeo do Lula no youtube com o nome O VÍDEO DO SÉCULO, dito e falado exaltado pelo próprio Mula, muito interessante, vale a pena. Assistam!, oh e não é coisa da imprensa é real, ou seja o PT mente feio para enganar o povo e perpetuar no Poder.
Celso M.M
11/12/2015 - 15h27
Gostaria de fazer uma recomendação a todos aqueles que insistem em defender o PT incondicionalmente: abram os olhos (se é que os têm) e vejam a realidade. Os preços aumentando cada vez mais. Isso é a mídia? A gasolina nas alturas. Isso é invenção? O dinheiro perdendo cada vez mais o poder de compra. Isso é golpismo? E o desemprego crescente? E a inflação decolando? Nem vou falar de corrupção. O Brasil estava indo bem até vocês chegarem ao poder. Agora está ficando uma m… Contra fatos não há argumentos. A Argentina e a Venezuela já estão começando a se livrar da praga maldita do populismo. Nós também vamos nos livrar, gostem disso ou não. A única dúvida neste momento é a seguinte: quanto o Brasil ainda vai apodrecer sob jugo petista antes de se livrar dessa infecção……
Maria José Medeiros
11/12/2015 - 14h25
até parece q em outros tempos era diferente.havia sim um jeitinho de esconder a pobreza.prefeitos pagando passagens para q as pessoas essas de rua voltassem para sua cidade de origem.agora muitos programas foram feitos para melhor acolher estes nossos irmãos de rua.quem tem bolsa família ñ anda na rua.viva o bolsa família.
Wilker Martins W
11/12/2015 - 10h51
Até aqui no cafezinho a coisa está feia!
Roberta Silveira
11/12/2015 - 03h38
Sentimento de nojo!
Roberto Gómez Pires
11/12/2015 - 01h28
A pobreza, se voltou a crescer, foi porque o mais pobre continua a crescer em número de dependentes, ou seja, filhos além da sua capacidade…
Jaqueline Santos
11/12/2015 - 12h28
A ZICA CRESCEU POR FALTA DE INVESTIMENTO NA SAÚDE…….
Elza Pereira
11/12/2015 - 01h02
#DilmaFica
Josias Daniela
11/12/2015 - 00h19
Fora PT fora PT fora PT fora PT fora PT fora PT fora PT fora PT ok . . . .
Cel Caetano
10/12/2015 - 23h25
Depois de tantas m. fica difícil de acredita.
Isabel Cristina Zanini Mileski
10/12/2015 - 22h41
Dilma fica até 2018.
Jorge Henrique Aquino
11/12/2015 - 03h44
Eu queria q ficasse para ela sofrer as consequências de sua incompetência
Francisca Costa Filha
10/12/2015 - 21h45
#EmDefesaDaDemocracia
#DitaduraNuncaMais
#CunhaNaCadeia
#DilmaFica
Claudia Vanessa Dos Santos Correa
10/12/2015 - 21h34
Hermes Dias Brito
Aparecida Jesus Oliveira
10/12/2015 - 20h49
Não vai ter golpe DILMA fica
Aparecida Jesus Oliveira
10/12/2015 - 20h49
Não vai ter golpe DILMA fica
Henrique Novaes
10/12/2015 - 19h51
Inflação em 10% estava nessa meta????
Gf Andrezão
10/12/2015 - 19h35
Lula-lá 2018..
Jorge Henrique Aquino
11/12/2015 - 03h42
Se estiver solto, talvez!!!
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 18h45
Interessante, tenho andado muito por aí, a minha impressão é de que nos últimos dois anos, a pobreza voltou a crescer. Aqui em Sampa, o número de moradores de rua, que havia diminuído, está voltando a ter números alarmantes. A avenida Paulista e centro da cidade, transformam-se em dormitórios durante a noite, em que pese o esforço da prefeitura, para o encaminhamento aos abrigos públicos. Mas se o cafezinho está dizendo que melhorou, quem sou eu para discordar?
Espero que num eventual novo governo, o blogue continue exibindo essa pegada otimista.
Barbara Ferreiro
10/12/2015 - 19h08
É só tirar o Alckmin que melhora , ” sumpaulo ” está amargurando a mais de 20 anos ,o psdb .
Luciana Linnikko
10/12/2015 - 19h11
Ia mencionar isso, já pensou que pode ser devido ao governo estadual? O país não é só SP.
Clebis Filho
10/12/2015 - 19h23
Então COXINHA…vota no “Alckmim” ele que o diga! Enquanto o PIB de SP em 2015 esta -3,8% e continua afundando, o do nordeste está em (++++++)3,7% e continua subindo….
Sharon Senna
10/12/2015 - 19h34
Kkk… Clebis Filho. Muito boa e eles dizem que nós é que não sabemos votar. E quanto ao aumento de número de moradores de rua culpem as drogas que vem destruindo as famílias brasileiras. Outro dia foi exibida uma reportagem ai em Só sobre uma médica que virou usuária. Adivinha onde ela tava morando?
Fabricio
10/12/2015 - 19h26
eu estava pensando justamente nisso, cidade que moro considerada a segunda melhor do brasil em qualidade de vida… está com as avenidas principais lotadas de moradores de rua… o que está dando certo pro resto do brasil aqui na cidade que moro não está funcionando não… queria muito entender estes numeros
Gf Andrezão
10/12/2015 - 19h35
PSDB não dá nem água pra ninguém… Imagina mendigos… Fora PSDB já…!!!
Flávia Fischer
10/12/2015 - 19h52
Existe o Brasil, como um todo, Estados e Municípios. Quem entende isso, percebe que precisa fiscalizar o seu governador e prefeito. Mas, não! É culpa da Dilma, né?! Dê uma olhadinha no portal da transparência, é isso mesmo, portal da transparência, ele existe, ? isso mesmo, é do governo federal, e lá… está os valores repassados para cada Estado. Moral… Fiscalize, como cidadão, o que os “carapálidas” estão fazendo com essa grana toda! Depois vem aqui dar um palpite…
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 20h07
A prefeitura aqui é do PT tolinha.
Clebis Filho
10/12/2015 - 20h34
Edmundo Camargo A economia do estado pode chegar a -5% em 2015 e a Culpa é do HADDAD?? KKKK Coxinha é sem noção…tem que rir da cara de vcs, são uma piada!! Vai pra paulista domingo? Não esquece da camisa da selação, do Ray ban e do IPhone hein? Não basta passar vergonha na internet coxinha que se preste tem aparecer em rede nacional kkkkkkkk
Clebis Filho
10/12/2015 - 20h34
Edmundo Camargo A economia do estado pode chegar a -5% em 2015 e a Culpa é do HADDAD?? KKKK Coxinha é sem noção…tem que rir da cara de vcs, são uma piada!! Vai pra paulista domingo? Não esquece da camisa da selação, do Ray ban e do IPhone hein? Não basta passar vergonha na internet coxinha que se preste tem aparecer em rede nacional kkkkkkkk
Flávia Fischer
10/12/2015 - 21h04
E quem é o governador, tolinho?
Flávia Fischer
10/12/2015 - 21h04
E quem é o governador, tolinho?
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h08
A cidade é governada pelo prefeito tolinha
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h08
A cidade é governada pelo prefeito tolinha
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h10
Tic tac Tic tac…..
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h10
Tic tac Tic tac…..
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h20
Petralhinha vai de camiseta vermelha e recebe 30 reaus e um sanduba de mortadela. Rssssssss
Jorge Bohnenberger
10/12/2015 - 21h34
Eu também reparei nisso por onde ando.
Barbara Ferreiro
10/12/2015 - 21h54
Edmundo Camargo , quer dizer que em SUMPAULO a pobreza e a miséria , só podem ser cuidada pelo município .. hahaha… tucanalhas são todos desinformados , capciosos , imorais e não conhecem direito constitucional, pedala direita burra !!
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 21h57
Tic tac Tic tac Tic tac
Flávia Fischer
10/12/2015 - 21h58
Sim, sanduba com mortadela, vai bem… Obrigada! Não vou esquecer de sua recomendação. Um abraço, passe bem! Ass: petralhinha, comunista, comedora de sandubas com mortadelas!
Janys Oliveira
10/12/2015 - 22h04
tem morador de rua em holywood e Nova York e nao teria aqui porquá…
Farias Furtado
10/12/2015 - 22h07
Se tivesse um governo que não optasse pela mentira e pela corrupção não teríamos pobres que não fosse por opção ! Como em tempos outros !
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 22h23
Não dá a mão a pemedebista, não olha na cara de democrata, cospe em tucano. Quem não pensa como ela não é gente.
Eu não penso assim, somos adversários políticos, nunca inimigos. Lula é amigo de grandes empresários e banqueiros, gosta do Sarney e não xinga o Jáder Barbalho, bate papo até com o Collor.
Porque tanto rancor nesse coraçãozinho?
Flávia Fischer
10/12/2015 - 22h35
Nada de rancor! Muito amor! Vou até alí, por conta de sua recomendação, comer sanduba com mortadela! Só love, só love… ???????
Edmundo Camargo
10/12/2015 - 22h42
Isso. Paz e amor
Edmundo Camargo
11/12/2015 - 03h53
Grande Clebis Filho, veja você, sou torcedor fervoroso do glorioso alvi-negro praiano, também por isso não me considero seu inimigo, mesmo que você me insulte gratuitamente. A economia de São Paulo sofre mais, porque o grosso da Indústria se localiza aqui, e esse setor tem sido o mais atingido pela crise. O NE já parou de crescer faz tempo, tanto que os índices de aprovação de Dilma caíram bastante na região. A cidade de Santos, vem mostrando bons índices de crescimento, apesar da crise, quem é mesmo o prefeito? Beto Mansur? Não sei o partido, mas não deve ser o PT. Por fim, poderia ter chamar de petralha, comedor de mortadela e defensor de ladrão, mas seria rebaixar o nível do debate, como disse em resposta anterior, temos opiniões diferentes mas não somos inimigos. O Lula, que é teu lider é amigo do Odebrecht e do Sarney, por que nós aqui em baixo vamos nos odiar?
Edmundo Camargo
11/12/2015 - 04h11
Cara Barbara Ferreiro, não lhe conheço, mas você deve ser uma pessoa de boa fé, meu comentário referiu-se ao post que trata de uma melhora da economia nacional, coisa que absolutamente não está ocorrendo, pelo menos aqui. Não sou de direita, nem imoral, nem burro. Poderia chamá-la de histérica defensora de ladrões, mas não acho apropriado reduzir o debate a esses termos. Respeito seu amor pela seita petista, principalmente nesse momento em que as pessoas mais éticas estão abandonando o partido. Não somos inimigos, apenas discordamos politicamente. Espero que você encontre forças para continuar apoiando o partido, mesmo com 90% da população contra.
Vinicius Oliveira
11/12/2015 - 05h09
Lembre de Tocqueville. Em viagem a Inglaterra, o francês ficou impressionado como a maior potência da época tinha muitos mendigos pelas ruas. Enquanto a França, era difícil ver eles.
walker botelho
11/12/2015 - 15h45
Viva o PT.
GOVERNO NOTA 10-
10% de popularidade
10% de inflação ao ano.
10% de desemprego.
Joao Batista Pereira
11/12/2015 - 19h44
ALKIMISTA…….É PODEROSO…….!!!!! ATÉ PARECE QUE O BRASIL É SÓ ESTADO E CIDADE DE SÃO PAULO……..ACORDA MANÉ…..!!!!! TIPICO DE PAULISTANO…….TUCANOIDE……!!!!
Alexandre Alux
11/12/2015 - 20h25
Farias Furtado pobre por opção? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Du Silva
10/12/2015 - 18h16
Que Brasil, o real ou do pT?