A direita na esquerda em eventos públicos
Por Afonso Borges para MondoLivro – Boletim literário na Rádio CBN
A direita na esquerda.
Ontem, no lançamento do livro de Frei Betto, no MM Gerdau, uns 20 jovens se infiltraram no público.
Tudo bem, se não fossem adeptos de um grupo influenciado por idéias reacionárias, de direita.
Gente violenta, que pensa com a cabeça de 50 anos atrás.
São jovens que carregam livros de outra geração, como o Manifesto Comunista, achando que isso ainda existe.
Como o Sempre Um Papo transcorreu de forma calma, com Frei Betto relembrando os tempos de Belo Horizonte, da cadeia, das pessoas que o influenciaram, como Dom Helder Câmara, do seu encontro com o Papa, os planos dos próximos livros, não houve oportunidade para que eles se manifestassem.
Ao final, ficaram na fila. A intenção era jogar um livro sobre comunismo no autor, como forma de (aspas) manifestação. Não conseguiram porque os amigos do Betto perceberam e agiram, o protegendo.
São jovens que agem intimidando, são jovens que utilizam a provocação como arma, são jovens que não dialogam, não são simpáticos à democracia.
Já enfrentei muita coisa nestes quase 30 anos de debates públicos.
Comecei em 1986, com o próprio Frei Betto, lançando o livro de contos “A Vida Subversiva de Raul Parelo”, com agentes do DOPS na platéia.
Eles me acompanharam durante muitos anos, ainda, no processo de redemocratização.
Me lembro muitíssimo do João Moreira Salles, no lançamento do documentário “Notícias de Uma Guerra Particular”, apontando, do palco, os policiais presentes no auditório lotado.
E fico pasmo, aparvalhado, com a presença destes equivocados jovens, na platéia dos eventos pelo Brasil, pedindo a volta dos militares, pedindo golpe.
Frei Betto diz, ameno, que são pessoas que desconhecem o que é uma ditadura militar.
São pessoas que prejudicam a democracia.
E logo Frei Betto que, apesar de ter sido um dos fundadores do PT, saiu do Governo no primeiro ano de mandato do presidente Lula.
Logo Frei Betto, que escreveu “A Mosca Azul”, onde relata as surpresas – péssimas – que viu do lado de lá.
Mas vamos em frente.
Hoje, em Sete Lagoas, Leonardo Boff lança livros e conversa com o público.
É uma nova batalha que estas pessoas que dedicaram uma vida em prol do retorno da democracia brasileira, estão enfrentando.
Que eles tenham força para vencer mais esta guerra, a guerra terrível da ignorância.
Cevec Conchal
07/08/2015 - 22h00
O passado da esquerda é pior ou no máximo igual ao presente da direita a única diferença é que agora quem ta roubando são os da esquerda.
Osmar Sand
06/08/2015 - 15h46
Conheço Frei Betto e Leonardo Boff… Quem amadureceu na luta não se intimida com isso, mas fica triste porque quando o adversário não é capaz de escutar o outro, vira inimigo. Venha de onde vier. A direita brasileira está muito assanhada. Também com o apoio descarado da grande imprensa e de “iluminados” intelectuais, queria o que?
Vitor
06/08/2015 - 13h26
Complicado! O problema é que de vez em quando a esquerda usa das mesmas armas para calar alguém, ou ninguém lembra das patacoadas que fizeram com a tal blogueira cubana?
Adma
06/08/2015 - 13h51
Não tem a menor comparação. O que houve foram manifestações feitas de forma civilizada e democrática. Não tem nada a ver com os métodos fascistinhas desses jovens acéfalos.
Aliás, a blogueira cubana escreve o que bem entende no seu blog e não é incomodada, podendo viajar para o exterior. Que ditadura é essa?
Adma
06/08/2015 - 13h51
Ninguém procurou “calar” a blogueira aqui no Brasil. Você está falando uma inverdade.
Cláudia Stefani
06/08/2015 - 10h59
Talvez seja por isso que tenha apresentado Joaquim Barbosa a Lula, para acabar de destruir o PT no poder.
Rosângela Trolles
06/08/2015 - 12h35
Existem certas verdades sobre Frei Betto e Leonardo Boff q precisam ser conhecidas.
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/05/1284503-juiz-do-caso-edemar-narra-como-a-lavagem-de-dinheiro-se-apoderou-da-arte.shtml
Fernando Soares
06/08/2015 - 11h45
Podem não concordar, mas acho que já passou da hora da gente devolver na mesma moeda. Descer a porrada nesses cretinos quando nos infernizarem.
Nikola
06/08/2015 - 08h10
ALÔ ALÔ ALÔ!!!!! Este é importante, mas é fichinha diante do que o TCU fez ontem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O mesmo TCU que quer reprovar as contas de Dilma, levou 17 anos para julgar o caso Cacciolla. O BANCO CENTRAL, para se livrar de um caso de CORRUPÇÃO do seu PRESIDENTE, gerou, segundo o TCU, só com UM banco, um prejuízo de R$ 3,7 BILHÕES. Ao invés de condenar o BC, condenam o Banco, que nem deve existir mais. O G1 publica esta decisão na página de Economia, para que ninguém leia. PARECE QUE FUNCIONA!
Vejam bem: se o Marka (do Cacciolla) for condenado pela mesma operação – de socorro do BC ao banco, não ao contrário – teremos um ROMBO de R$ 7,4 BILHÕES. Mais do que a Lava-Jato!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E o prejú de bilionário, com dinheiro público como fica??????????
Este caso escabroso foi abafado na época, com auxílio da imprensa. O MP teve seus procuradores Advertidos pelo procurador geral (Brindero). Hoje, este mesmo MP e esta mesma PF reclamam do PT! O Ministro da Justiça era…Renan Calheiros!!! Sim. Os coxinhas que falam de Renan hoje, esquecem: ele foi ministro da JUSTIÇA de FHC.
De que é que estou falando? Leiam (na seção de Economia, não na de Política, que é pra ninguém saber…):
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/08/tcu-multa-banco-fontecindam-em-r-1-bilhao-por-operacao-irregular.html
Suzana De Souza Leão
06/08/2015 - 11h03
Foi a oportunidade de vivenciar o fascismo que estamos vivendo. Falta pouco pra andarem de capuz e tochas acesas…
L|igia
06/08/2015 - 06h07
Vinte otários.
Ingrid Mariana
06/08/2015 - 00h26
Negação da negação?
Beatriz Luiz
06/08/2015 - 03h08
Miguel Do Rosario, O Cafezinho, Frei Betto ou Leonardo Boff?
Marcel
06/08/2015 - 02h06
Pois é, achei esquisita essa confusão quanto a parte atacada também…
Ruy Acquaviva Carrano Junior
06/08/2015 - 03h04
Os fascistas e os nazistas começaram com ações violentas de intimidação como essa. Estamos vendo o uso das táticas nazistas pela direita tucana e midiática.
Sandra Francesca de Almeida
06/08/2015 - 02h21
Vão vendo no que isso tudo vai dar…
Alice Lana
06/08/2015 - 02h09
Frei Betto ou Leonardo Boff?