Ainda não acredito que o Executivo fará uma estupidez dessa.
Não acredito que seja verdade que Dilma não fará um pronunciamento na TV aberta, como todos os presidentes têm feito, há anos, no 1º de maio.
Se fizer isso, é mais um tiro no pé.
Nos dois pés.
Os partidos vendem a alma para conseguir um minutinho a mais de TV.
E a Dilma joga fora de graça?
Por que?
Por medo de paneleiros?
Ora, isso é um desrespeito até mesmo contra os paneleiros. Se eles querem bater panelas, que batam. Isso demonstra que a democracia está viva.
Com um pouco de inteligência, os barulhos das panelas podem ser transformados em energia política, em favor de alguma narrativa.
O tempo de TV não é da Dilma, é do Executivo.
A gente fica se esgoelando para que o governo use mais a TV aberta, que fale mais, que venha para a arena política mostrar que está vivo.
E o governo faz o caminho contrário?
Vai se esconder ainda mais?
Berzoini, foi para isso que você virou ministro da Comunicação?
Edinho Silva, cadê você que não impede uma barbaridade dessa?
Dilma não é representante de si mesma.
Ela é a depositária política de 54 milhões de eleitores.
Se Dilma quer usar as redes sociais, ótimo!
É isso que temos sugerido há tempos!
Ora, mas então use o tempo na TV aberta, para fazer propaganda de sua rede social: “meu povo, entre no meu blog, entre na minha rede social”.
Faça um blog novo, uma rede social nova. Troque as fotos da rede social toda semana, para dar um ar sempre renovado.
(A fotinho do facebook de Dilma permanece a mesma há anos).
Ao invés de transmitir a mensagem de que Dilma não vai falar, a presidência deveria criar, desde já, a expectativa sobre o que seria dito no 1º de maio, criando um fato político.
Os meios de comunicação têm de ser usados em sinergia, em complementaridade.
Não vou culpar a Dilma porque não é possível atribuir essa responsabilidade a uma pessoa só. Não estamos numa ditadura, então esse tipo de decisão é colegiada.
A culpa, portanto, é do governo como um todo.
Em matéria de comunicação, o governo ainda é perigosamente burro.
Esta é a principal razão de sua fragilidade.
É uma opinião consensual de todos os cientistas políticos, de todos os políticos. Até mesmo Eduardo Cunha avisou: o governo não se comunica politicamente.
E aí quando tem a chance, o governo resolve não falar?
Se Dilma cair, será culpa dessa burrice.
O eleitor deu seu máximo: contra tudo, contra todos, elegeu Dilma.
Os movimentos sociais e centrais sindicais, em meio a clima de fim de mundo, em meio à atmosfera insuportável de criminalização da política, contra tudo e contra todos, conseguiram pôr gente na rua para defender a democracia.
Toda semana, a oposição inventa um pretexto diferente para o impeachment, com apoio da mídia e sob o olhar irônico de Eduardo Cunha, presidente da Câmara, que faz um jogo de morde e assopra para ampliar seu poder.
Toda semana, as forças que apoiam Dilma conseguem enterrar a tentativa, apesar da inação do governo.
Ao não falar no 1º de maio, o governo, contudo, faz vários gols contra.
Dá munição aos adversários e trai a si mesmo.
Assim fica difícil, Dilma!
Carlos alberto de olival
02/05/2015 - 16h25
coxinhas unidos jamais serão vencidos
Vera Thimoteo
02/05/2015 - 02h30
Concordo plenamente Miguel. Não sei quem a assessora na (falta) comunicação.
Marília
01/05/2015 - 16h40
Assim como a TV deu as costas à nossa presidenta, ela também pode e deve dar as costas à TV. Não acredito em estupidez, mas sim em inteligência. A net a tem apoiado e defendido contra os absurdos televisivos, então é melhor não dá ibope aos pigs. Ela deu uma rasteira e deixou os que a tratam com desrespeito desnorteados. Parabéns Dilma!
Ana Paula Faria
01/05/2015 - 10h15
Dessa vez tô discordando Miguel . Acho ótimo Dilma reforçar a internet. A TV já era! Acho muito contraditório você pensar assim. Ainda mais nesses tempos de TV vaca magra.
L. Souza
30/04/2015 - 22h00
Não usa a TV não Dilma. Usa internet. Não usa nem rádio. Vai ser tudo de bom pros bligs. Deixa que falem. Não faz mal, porque não demora não vai existir mais TV mesmo. Essa mídia suja e nojenta vai ficar sem essa desta a vez. E ninguém precisa se preocupar, eles tem bastante pegadinha, dancinha e novelinha prá por no lugar.
Ernesto Seixas Filho
30/04/2015 - 19h40
Usar ou não a televisão e o rádio ou a internet embora possa ser discutido, creio que o importante é a presidente esclarecer se é a favor ou não da do projeto de terceirização do trabalho. A verdade é que, com solidariedade ou subsidiariedade, a terceirizacão será uma máquina de moer gente. Assim, a classe trabalhadora precisa que a Presidenta diga que é contra. Ainda mais que a aprovação de tal projeto provocará demissão em massa, com a ruína do FGTS e do seguro desemprego !…
Professor Iso
30/04/2015 - 19h28
O que tem que ficar claro é que se dependesse da televisão, jornais e rádios a Dilma não seria vitoriosa. O que fez ela: valorizou as redes sociais pois elas mostraram poder de decisão politica. Isto é tão verdade que aqueles que estão se manisfestando aqui, com seus post, jamais fariam isto dependesse dos meios de comunicação que não a internet. Mas a ignorância não lhes permite entender isto. São manipulados pela midia que abusa desta ignorância.
Outra coisa, diz um ingenuo aqui, em seu post, que basta a presidente vetar. O Brasil é uma democracia, mesmo em fase de evolução, Numa democracia o veto presidencial pode ser derrubado pelo congresso nacional. A lei foi aprovada por iniciativa deste congresso. Se passar pelo Senado vai a sanção presidencial. Se houver veto isto não garante a derrubada da lei. “eles podem derrubar este veto”.
Mas boa parte da classe média foi as ruas ao lado da classe alta achando que era para protestar conta a corrupção. Depois descobriram, com a terceirização, que traz vantagem só para as classes mais altas, que foram engados. Agora são enganados de novo fazendo que estes pensem que a terceirização é coisa da Dilma. É muita burrice. São inocentes úteis.
A presidente e aqueles que tem responsabilidade são a favor da regulamentação da terceirização das atividades meio, isto é, vigilantes, seguranças, telemarketing,etc. Estes estão órfão de lei. Para estes é importante a regulamentação da terceirização para a atividade meio. A presidente foi clara: não se pode ampliar a terceirização para atividades fim mas devemos regulamentar para as atividades meio pois esta lei já existe mas precisa ser regulada para que um segurança da área privada ao ser demitido possa saber quais são seus direitos.
Vetar toda a terceirização significa permitir a clandestinidade da terceirização nas atividades meio. Isto é uma traição aos empregados que hoje trabalham nestas atividades. O que não se pode fazer é permitir a terceirização das atividades fim. A presidente foi categórica: a terceirização ampliada para as atividades fins serão vetadas.
O congresso nacional, através de seus representantes é que devem ser pressionado mas, estão querendo repassar isto para Dilma com base na ignorância de muitos para que estes não derrubem o veto de Dilma contra a ampliação das atividades fim.
Leiam, eduquem-se sobre o assunto. O conhecimento liberta os inocentes
Pedro Gbr
30/04/2015 - 21h26
É muita burrice mesmo não usar o discurso mesmo que seja para promover o(s) blog(s) do governo
Clovis Dyer
30/04/2015 - 21h01
Os tempos são outros e nem todos mais assistem tv como tradicionalmente era o único meio de comunicação de massa.Barak Obana em seu primeiro pleito usou as redes sociais e alavancou sua campanha deixando de lado a velha e inoperante mídia estática e convencional. Dilma vai falar direto à juventude trabalhadora de pose de seus Smartfones, tablets em redes sociais. O “novo” assusta mas se estabelece.
João Aguiar
30/04/2015 - 15h45
Não fazer o pronunciamento na tv significa tirar a escada e deixar a gLobo com a broxa na mão porque tava pronta prá transformar meia dúzia de paneleiros em trocentos manifestantes da varanda gourmet. Ah, tirou também a panela desses e os deixou com a colher na mão rs Mais uma coisa, a Dilma dá audiência, coisa em falta na gLobo e se perde em exposição, é claro que perde, ela indica o lugar preferencial, aqui mesmo, aproveita e posta os vídeos kkk
Marcos Andrade
30/04/2015 - 17h22
O que vc não sabe é que o pronunciamento gera receita para a Globo e demais, menos.
Marcos Andrade
30/04/2015 - 17h21
Estupidez é subestimar a internet, menos.
Fagner Vasconcelos
30/04/2015 - 16h34
Muito melodrama esse texto, você devia antes observar que isso faz parte de uma estratégia, se vai funcionar ou não é outra história. Agora, pedir mudanças na comunicação e quando o governo resolve quebrar paradigmas e ajustar algumas mudanças ficam criticando? Menos né? Vamos aguardar e ver se foi ou não uma boa estratégia, sem precipitações, tampouco ataques melodramáticos com adjetivos simplórios. Ou a tv é mesmo tão importante, mais do que as mídias sociais e os blogs progressistas? Deviam então fechar os blogs e ir apresentar programa igual o PHA. Ficar batendo assim dessa forma acho desqualificado, com todo respeito.
Maria Rita
30/04/2015 - 10h21
Pelo que sei, Dilma fará um ou mais vídeos que estarão disponíveis na Internet. Isso é inovador, se for verdade. Assistirá quem quiser e para quem detesta a atual televisão, será um alívio não precisar ligá-la para ouvir a presidenta.E quem bater panela vai parecer maluco ou então, DJ de rap de madames.O mico é deles, a sorte é nossa.
Vitor
30/04/2015 - 11h18
Se o objetivo dela for se esconder, concordo com vc… Quase ninguém vai ver esses vídeos… A não ser que apareça nos jornais depois! Só que aí já sabemos quem vai fazer a edição…
Heitor Scalambrini
30/04/2015 - 02h32
Covarde. Se rendeu. Governo sofrível e indefensável.
Carlos Vidotto
30/04/2015 - 01h31
Cumpre reconhecer: elegemos uma pessoa que não tem estatura “política” para o cargo. No mais, é tremendamente bem intencionada e está do lado certo.
Ivo Menezes
29/04/2015 - 22h52
É uma data simbólica. Não usá-la é não compreendê-la em seu simbolismo.
ademir magaiver
29/04/2015 - 18h29
pergunto: tem algum tempo de TV gratuito?
Se o governo tiver que pagar alguma coisa para as TVs, por causa deste pronunciamento que comece a cortar estas mamatas já.
Vamos acabar com as publicidades nas TVs e jornais e direcionar estes recursos para os hospitais deste Brasil. Cade o homem do SECOM? EDINHO JÁ PRODUZIU ALGUMA COISA POSITIVA? SERIA IDEIA DELE ESTA QUESTÃO DO PRONUNCIAMENTO? DO BERZOINE?
CADE ESSSE POVO TAO APLAUDIDOS NAS POSSES?
DiogoV
30/04/2015 - 12h20
Amigo, em casos como o de 1 de Maio, o governo não precisa pagar nada! A TV é uma concessão e tratando-se de TV e radio em cadeia nacional é gratuito, nesse caso.
Rocha
29/04/2015 - 17h41
Acredito que ela está priorizando a Internet. Será um teste, se der certo vai ser um gol de placa e uma enorme dor de cabeça para o pig… Aguardemos.
Anônimo
30/04/2015 - 09h44
Também acho, ela tem que mostrar prá globo que o Brasil não gira em torno da tv aberta. Deve sim boicotar estes meios safados de comunicação e colocar o povo mais ligado na noticia direta pela internet.
Rubens Carvalheira
29/04/2015 - 18h10
Agora um recado pra Marta Suplicy #VaMasDeixeOMandato #VazaMartaEntregueoMandato
glaura f r daoud
29/04/2015 - 14h26
Miguel, eu achei otimo ela ter tomado essa decisão. Achei inclusive que seria uma resposta para vocês blogueiros que cobram dela uma resposta na area de comunicação.(intuição ) O governo não tem que pagar esse horario *gratuito*? Pois então, além de economizar, falaremos para o mundo inteiro e frustaremos as madames no batuque da cozinha.
Miguel do Rosário
29/04/2015 - 14h31
Que pagar? É grátis.
glaura f r daoud
30/04/2015 - 15h14
Desculpe minha falha,mas li em algum lugar (vou procurar..)que toda aparição da presidenta em horario nobre tem seu custo ,inclusive horario gratuito dos partidos.A empresa nao pagaria diretamente mas 80% seria descontado do Imposto de Renda (SQN).Os 20% seria uma colaboração das empresas para a democracia… So que elas são concessões publica!
Vitor
30/04/2015 - 19h13
Pra “horário gratuito” é assim mesmo…
Silva Marcio
29/04/2015 - 17h05
Mas Miguel a internet a propagação também não está longe das tvs não, são milhares de pessoas “bem informadas” que estão diuturnamente acessadas, acho eu tirando os horários das novelas, a internet está com audiência mais alta que as tvs
Rodrigo Rozendo
29/04/2015 - 16h58
Há protocolos dos quais não se pode abrir mão. Este é um deles.
Ainda mais quando é sabido que a imprensa relacionará esta decisão ao suposto ~panelaço~.
Leonardo
29/04/2015 - 13h43
Miguel, só tem duas alternativas: Ou ela está costeando o alambrado, como dizia Brizola, ou – o mais provável – é que ela, e/ou sua filha e neto estejam sendo ameaçadas de morte. Não é possível tanta burrice, traição e vassalagem juntas!
A menos que ela venha às redes dizer que vai cortar o bolsa-pig. Ainda assim, seria muito melhor se falasse na tv.
Esta gestora, que merece todo o meu respeito pelo seu passado e por tudo pelo qual passou, ou tem uma carta na manga, ou quer acabar com o nosso projeto de país, ou – repito e já estou acreditando nessa tese – está sendo seriamente ameaçada de morte junto com alguém da sua família.
Vitor
29/04/2015 - 13h58
Que besteirada…
revenger
29/04/2015 - 13h27
Acho que o governo ignora que, nas periferias (aonde inclue minha moradia) não houve nada dessa besteira de panelaço! ´?E só nas áreas mais nobres mesmo!
mineiro
29/04/2015 - 13h11
para min chega, com esse desgoverno dessa angela merkel do brasil nao sai mais nada. é dai para eu ja disse isso, com essa mulher no poder o pig manda, o judiciario desmanda, e os doisa fazem o que quer do brasil. essa é dura realidade nossa hoje, sem tirar nda. nos votamos num governo covarde, medroso , sem vergonha , que borra nas calças de medo do pig. nao tem como pensar o contrario e nao vem com essa imbecilidade de estrategia porque nao cola mais. nao adianta pres.morta viva o paz e amor que voce e o lula inventou acabou. nao existe se é que existiu paz e amor entre as classes , ja era. é por isso eles inventam , caluniam , tripudiam , corropem , tramam golpes. porque nao tem governo para enfrenta-los , esse governo sem vergonha desgraçado quer é aliança com eles. se depender dessa pres. ela vai nas comemoraçoes dos 50 anos da rede esgoto. a se vai.
Joel Bueno
29/04/2015 - 15h44
sinal dos tempos
Almir
29/04/2015 - 12h29
Eu quero ver os coxinhas trabalhando 5 horas a mais, pra ganhar 40% a menos, Férias e licença-maternidade? Isso não te pertence mais… Quem mandou votar na direita? Af foi a rede globo… Então prepare o lombo, escravo!
MARCIO WILK
29/04/2015 - 12h18
Vai acontecer o seguinte: O PIG irá falar intensamente que Dilma se acovardou, com medo do “panelaço, o que dará muito gás para uma nova manifestação nas ruas contra ela, mas enfim, ela diz que “deu a vida para o povo poder protestar”. Nas redes sociais vai ser xingada, muito xingada, e lá não dá para usar o controle remoto. É o fim!
Liana Carvalho Santos
29/04/2015 - 15h06
Ela tem que ir pra tv denunciar os vendilhões que aprovaram o fim da clt, que liberaram os trangênicos e querem quer morramos para que seus patrões ganhem mais dinheiro!]
josé eduardo franzon
29/04/2015 - 11h58
Miguel, a Dilma vai usar a INTERNET, para falar com a nação!!!ferramenta moderna!!! a mídia tradicional, está morta!!!!! esta atitude de Dilma, é um SINAL dos tempos, início do fim deste império midiático decadente!!!!
Maurício Navajas
29/04/2015 - 13h31
Quem ganhou a eleição não foi a Televisão e sim a Internet. Caso contrário o Aócio seria o atual presidente. Uma banana para a banalidade televisiva! Fora PIG.
João Batista Kreuch
29/04/2015 - 17h13
De acordo, Maurício. Valorizar a Internet e dar o recado a quem interessa de que “existe vida além da TV”!!!
Ademais, de fato, quantos estarão na frente da TV no feriado? Só veriam no dia seguinte, ou na internet, notícias deturpadas e críticas à fala dela, com mil imagens de paneleiros nas sacadas dos prédios pentelhando e enchendo o saco!!!
Então, pra que dar armas pra munição? isso iria provar o que? adianta ficar batendo de frente com asnos chifrudos que não querem conversar, nem entender, nem deixar vc minimamente falar????
Vitor
29/04/2015 - 13h54
Discordo! Na Pnad divulgada em setembro do ano passado, foi estimado que 50% da população brasileira tem acesso à internet. Quantos vc acha que possuem uma tv em casa?
Além do mais, a internet tem muito mais concorrência, não existe “rede nacional” na internet igual de tv e rádio… A pessoa pode estar em qualquer site, enquanto na tv aberta ela apareceria em todos os canais…
É óbvio que Dilma será muito menos ouvida com esse pronunciamento apenas na internet do que se fizesse na TV (até pq nada impediria de reproduzir o conteúdo na internet)…
Particularmente acredito que era a hora de dizer que o seu Governo vai fazer tudo que estiver a seu alcance para evitar perdas de direitos trabalhistas com a terceirização! Os deputados deram um tiro no pé com essa lei e quem está surgindo em cima de um cavalo para salvar a pátria é…
…Renan Calheiros!
Ivan Anderson T. Ilitch
29/04/2015 - 14h54
Realmente é inconcebível que um Governo que se diz trabalhista abra mão de falar a milhões de trabalhadores no 1º de maio. E justamente quando os trabalhadores travam uma dura luta por seus direitos. Por vezes fica difícil defender um Governo que se recusa a fazer política.
Miguel Do Rosario
29/04/2015 - 14h45
o pronunciamento é gratuito. talvez tenha abatimento tributario, mas issoné troco. o valor politico de um tempo na tv é incalculavel
Silva Marcio
29/04/2015 - 14h41
Se fala os cara descem o porrete nela, o dolar dispara, os caras fazem protestos, é melhor que não falem mesmo
Gabriel Massena
29/04/2015 - 14h39
Acho um erro o governo continuar gastando rios de dinheiro com a Globo. Esse foi um acerto de Dilma, não um erro.
Reginaldo Proque
29/04/2015 - 14h38
a TV é nossa. Concessão Pública. presente em 100% dos lares. muita gente, o que inclui milhões de eleitores de DILMA não terão acesso. Os mais velhos mesmo, que noa usam a NET não vão ver.
Reginaldo Proque
29/04/2015 - 14h31
que venham os panelaços! vai ter medo de panelaço? assim não se faz politica
Mauro Faé Toresin
29/04/2015 - 14h30
MAS É MESMO DE GRAÇA ESSE PRONUNCIAMENTO? OU SERIA MAIS UMA BOA GRANA DADA AO PIG? QUE VIRIA DEPOIS A SEMANA TODA MOSTRANDO OS PANELAÇÕS CONSTURIDOS POR ELES, O PIG
Mario Nobre
29/04/2015 - 14h30
Uma outra visão, que não concordo, sobre o assunto. http://www.revistaforum.com.br/mariafro/2015/04/28/lele-teles-dilma-faz-golaco-primeiro-de-maio/
Sonia Bastos
29/04/2015 - 14h28
Reginaldo Proque você, o Miguel do Rosário, enfim, todo mundo pode e deve pensar o que quiser, é razoável isto. Não acho estúpido, não acho tiro no pé, o fato da Presidenta falar pela Internet no 1º de Maio. Como disse, acho revolucionária esta decisão dela.
Reginaldo Proque
29/04/2015 - 14h25
Mas é de se valorizar o fato dela usar a internet…mas ….
Reginaldo Proque
29/04/2015 - 14h24
Não acho Sonia Bastos. Ela deveria usara a TV e a Internet. não podemos jogar a TV no Lixo só porque é dominada pela direita golpista.
Sonia Bastos
29/04/2015 - 14h22
Ela é tão arrojada e up to date que já percebeu que a mídia tradicional não tá com nada, lance é se comunicar pela internet! Sensacional, revolucionária!
Reginaldo Proque
29/04/2015 - 14h18
concordo plenamente Miguel Do Rosario. ´Tá com medo de panelaço? Que amassem todas as panelas. Dilma Rousseff com isso vai a cada dia deixando de fazer politica
José Antônio Araújo
29/04/2015 - 14h15
Deixa de ser grosseiro, cara!!! Dono da verdade, é???
Katia Galvão
29/04/2015 - 13h52
Concordo… concordo e concordo!!!!