Na semana de luta pela democratização da comunicação, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé declara o candidato Aécio Neves como o Inimigo Público nº 1 da Liberdade de Expressão e aponta o retrocesso que uma vitória do tucano significaria na luta pela regulação democrática dos meios de comunicação.
Em sua trajetória na política, Aécio Neves tem atuado ostensivamente como censor. São incontáveis os casos de intervenção direta do tucano nos veículos de comunicação e nas redes sociais para impedir a publicação de notícias negativas a seu respeito ou sobre o seu governo.
A censura praticada por Aécio Neves assume várias formas: a ligação direta para os donos dos veículos de comunicação, perseguição a jornalistas e comunicadores sociais e ações judiciais para impedir publicações e retirar conteúdos da internet.
Aécio e o PSDB são autores de duas ações para retirada de conteúdo na internet. Uma delas quer retirar da rede mundial de computadores todos os links (levantamento aponta que são mais de 20 mil conteúdos) que fizerem menção ao desvio de verbas praticado pelo tucano no governo de Minas Gerais. A outra – que corre em segredo de Justiça! – pede que sejam tomadas providências contra perfis e comunidades na internet que relacionam Aécio ao consumo de drogas.
Durante a campanha eleitoral, Aécio Neves entrou com um processo contra o Twitter exigindo que os registros cadastrais e eletrônicos de 66 usuários da rede social lhe fossem entregues, entre os quais de blogueiros, jornalistas e ativistas digitais. Também foi amplamente divulgada a invasão do apartamento da jornalista Rebeca Mafra, pela polícia do Rio de Janeiro, por solicitação de Aécio Neves, que citou a jornalista por crime contra a honra.
Estes são apenas alguns exemplos da faceta autoritária do candidato Aécio Neves. Um político que não consegue conviver com a liberdade de expressão não terá nenhum compromisso com a sua promoção. Ao contrário, suas ações no Senado Federal mostram inclinações opostas, como ficou explícito durante a votação do Marco Civil da Internet, aliás, uma lei que em parte surgiu para responder a tentativa do senador tucano, Eduardo Azeredo, de instituir o AI 5 Digital e transformar a internet num ambiente de controle e sem liberdade.
Neste momento crucial para o avanço da democracia no Brasil, o Barão de Itararé reitera seu compromisso com a liberdade de expressão, um direito que pressupõe que todas e todos os cidadãos possam manifestar livremente suas opiniões. Tal direito só pode ser garantido se o Estado criar mecanismos que impeçam a existência de monopólios privados atuando na comunicação. E, infelizmente, o Brasil é um exemplo de como a ausência destes mecanismos traz danos irreparáveis à democracia.
Reconhecemos, ainda, que poucos passos foram dados nos últimos anos para enfrentar a necessária regulação democrática dos meios de comunicação, e assim promover mais pluralidade e diversidade na mídia brasileira, combatendo o monopólio privado da mídia que atua, no país, como partido de oposição.
Neste sentido, afirmamos que é imprescindível aumentar a mobilização da sociedade para lutar por um novo marco legal para as comunicações, ampliando a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Mídia Democrática e exigir que um novo governo da presidenta Dilma Rousseff assuma o compromisso, já sinalizado pela candidata, de fazer a regulação econômica da mídia.
O Brasil não pode andar para trás.
Contra a censura, em defesa da Liberdade de Expressão!
Ramos Coelho
15/10/2014 - 13h32
O candidato-pinóquio
Ana Carla Alves
15/10/2014 - 12h51
#MaisDemocracia #MenosCensura #MaisDilma #Dilma13
Graciela Pennacchia
15/10/2014 - 12h46
aecínico!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fabiana Wielewicki
15/10/2014 - 08h39
Justificativa de uma eleitora do Never: liberdade de expressão. Oi?
Fabiana Wielewicki
15/10/2014 - 08h39
Justificativa de uma eleitora do Never: liberdade de expressão. Oi?
Messias Franca de Macedo
15/10/2014 - 03h08
De uma professora da vida real de Minas Gerais! Vida Real! ‘As fábulas das Alterosas’ do “Ô candidato” [RISOS] ficam para ‘as sessões da tarde do plim plim’!…
################
“Toda vez que o Aécio diz que Minas tem a melhor educação, 10 professores infartam. E não têm nem piso pra caírem duros”
Comentário SENSACIONAL proferido pela professora mineira Maria Quinet
15/10/2014 às 2:53 am
em
http://tijolaco.com.br/blog/?p=22101&cpage=1#comment-119458
Alex Procopio
15/10/2014 - 05h31
http://www.youtube.com/watch?v=Y7t20KC068Q
Alex Procopio
15/10/2014 - 05h30
Por que a Rede Globo teme tanto a Re-Eleição da Presidenta Dilma Rousseff?
Além dos óbvios preconceitos relacionados a ascensão dos mais pobres, teme pelo fim do Seu Monopólio… https://www.ocafezinho.com/2014/10/14/por-que-o-monopolio-midiatico-teme-dilma/#sthash.2aT35WtW.dpuf
Jacimone Leite
15/10/2014 - 03h32
#DilmaFica!
Virgilio
14/10/2014 - 21h40
Todos sabemos que o PT, através de seu (Rasputin) João Santana tornou-se um mestre em espalhar HOAX pela internet.
Definição de HOAX:Dá-se o nome de hoax (“embuste” numa tradução literal, ou farsa) a histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo, além das conhecidas “correntes”, consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal; ou, ainda, avisos sobre falsos vírus cibernéticos que ameaçam contaminar ou formatar o disco rígido do computador.
Ainda assim, muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela internet. Existem hoaxes de que pessoas pobres farão uma cirurgia e que alguma empresa irá pagar uma determinada quantia em centavos para cada e-mail repassado.
Este tipo de mensagens tem por finalidade levar os menos informados a distribuir o e-mail pelo maior número de utilizadores, com a finalidade de entupir os servidores de e-mail. Podem ser mensagens ou posts para supostamente atestarem ou simplesmente polemizar sobre algo que sejam contra ou que tenham antipatia a alguma coisa ou a alguém.
Também este tipo de mensagens pode ser utilizado por alguém mal intencionado que, se aproveite dos endereços de e-mails assim obtidos por esta via, para construir uma base de dados, para posterior venda ou envio de SPAM. Hoaxes comuns são sobre o do fim do Orkut, o MSN Messenger tornar-se pago, como reativar uma cópia do Windows, fim da Internet, etc… Esses Hoaxes são criados basicamente para “chamarem atenção”, e seu alvo são os usuários básicos.A palavra hoax teria vindo do pretenso encantamento hocus pocus.1 “Hocus pocus”, por sua vez, pode ser uma distorção da expressão latina “hoc est corpus” (“este é o corpo”) proferido durante a missa. O assunto é controverso entre os etimologistas.
Mas o mago da corte Petista não esperava que os magos da outra corte também soubessem desses segredos psicológicos!
nadja
14/10/2014 - 21h43
DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13 DILMA 13
chova ou faça sol, debaixo d’água, meu voto é Dilma.
Kaká
14/10/2014 - 22h19
Hummmm … Virgílio, muito boa sua explanação. Informações e Hoaxes como aqueles que recebemos dizendo que o filho do lula é dono da friboi? Que a casa dele é aquela mansão que serve de faculdade no interior de sampa? Ou de que o Lula tem quase metade do Pará em terras que ele roubou? que é o homem mais rico do universo? Da capa da Forbes? Da ficha falsa da Dilma? Que bom que você está alertando a gente Virgílio. Obrigado mesmo. Quer dizer que é tudo coisa do PT e de seu mago? Valeu … mudei meu voto a partir de então. Vou de Dilma 13.
Rodrigo Jardim Rombauer
15/10/2014 - 00h18
imagina a irmanzoca dele comandando a secretaria de comunicacao.
francisco c c pessoa
14/10/2014 - 21h10
voto Dilma 13.
Virgilio
14/10/2014 - 21h09
A internet não é uma terra sem lei, onde se possa acusar sem provas visando destruir reputações!
Dentro da lei, é válido processar quem espalha mentiras pela rede!
Eu mesmo poderia ser um Hacker que desejando destruir a reputação de um jornalista, inventar mentiras e espalhar pela rede. Ou tornar público um vídeo de sexo com uma ex- namorada por vingança. Liberdade de expressão é uma coisa, destruir reputações é outra!
Miguel do Rosário
14/10/2014 - 21h43
Sim, como faz a mídia, né?
Hesli Castro
15/10/2014 - 00h07
#mudamais #leidemeiosbrasil #forapig
Raimunda Núbia Lopes Silva
15/10/2014 - 00h02
#dilma 13
Profecia Tenebrosa
14/10/2014 - 21h02
Eu acho que a pessoa tem direito de processar que o acusa sem provas.
Imagine se dezenas de blogs começacem a espalhar que o Miguel do Rosário é um usuário inveterado de cocaína e que patrocina o trafico de drogas?
Você acharia isso certo?
mario lucio de o oliveira
14/10/2014 - 21h28
O que vc acha de um policial da SSPMG declarar de viva voz e imagem que Aécio não somente é viciado em cocaina como facilita o tráfico de drogas ?
Falar que por ter denunciado Aécio com provas, já sofreu quatro atentados.
Procure no youtube e vai achar este policial que detona Aécio. Porque não se preocupar com Nilton Monteiro um dois fundadores e participante dos crimes tucanos incluindo o mensalão tucano, ele tem medo de morrer e já foi atentado contra sua vida, está preso e seus algozes do mensalão tucano e outros delitos soltos, inclusive um deles querendo subir ao planalto é muita cara de pau. Procure no Google “COM MEDO DE MORRER DELATOR DO MENSALÃO TUCANO……”no final da entrevista tem inteiro teor do audio. mario
Virgilio
14/10/2014 - 21h45
Este senhor que se diz policial, é um louco e um mentiroso por natureza. Foi um cândidato a deputado que teve pouco mais de 600 votos. Além disso afirma em sua página no Facebook ser maçom e illuminatti.
A sua loucura é tanta que afirma falar Mandarim, Hebraico, Alemão, Italiano,Inglês, Arabe classico e Árabe normal, e que sua especialidade é o Hebraico Bíblico!
Preciso dizer mais alguma coisa?
Gilza Maria Primo de Oliveira
15/10/2014 - 00h01
Dilma13
Edson Tagliare Vanessa Victorelli
15/10/2014 - 00h00
eh 13
Márcia Cristina Hungerbühler
14/10/2014 - 23h57
#EUVOTODILMA13
Natanael Jorge Jorge
14/10/2014 - 23h40
EMBUSTE!