Prezados leitores, queridas leitoras, tem um bocado de matérias minhas no Tijolaço deste final de semana, abordando a “bala de prata” que a Veja e seus repetidores, num ato desesperado, lançaram para tentar alavancar a candidatura de Aécio Neves.
Comento também os últimos “escândalos” de Marina Silva: 1) ela mora no apartamento de um ruralista do DEM, dono de uma rede de postos de combustível e fazendas no Pará e Mato Grosso. 2) sua relação com o Itaú é bem mais profunda do que imaginamos; Neca Setúbal, herdeira do grupo, respondeu por 83% das doações recebidas pelo Instituto Marina.
Fico devendo um texto bem forte em defesa da liberdade de expressão, ridiculamente atacada por Aécio Neves, que está processando 66 tuiteiros, acusando-os, falsamente, de “robôs” ou integrantes de ação “orquestrada”. Mentira deslavada. Conheço vários dos tuiteiros acusados. Uns são jornalistas, outros são críticos de cinema; alguns são meus amigos pessoais.
E depois é o PT que quer tolher a “liberdade de expressão”…
Aécio e seus advogados são tão burros, reacionários e primitivos que não sabem como funciona uma rede política orgânica.
Os tucanos mineiros estão acostumados à mídia submissa e medrosa que controlam em seu estado.
Sugiro aos internautas acompanharem a timeline no twitter do Pablo Vilaça, crítico de cinema, que está, com toda razão, indignado com a calúnias contidas na denúncia de Aécio Neves.
*
Sugiro as seguintes matérias (incluí também posts de outros autores):
Carreira “política” de Costa na Petrobrás começou na era tucana
Ato falho de Merval joga “delator” no colo de Aécio
Itaú bancou 83% do “Marina Esperança”
Ruralista do DEM hospeda Marina
Carta Aberta de Paulo Nogueira a Aécio Neves
Blogueiros desmentem Aécio Neves sobre “rede de difamação”
Nos últimos dias, o blog perdeu um pouco o ritmo. Garanto-lhes que não foi por falta de trabalho, mas porque tenho investido muito tempo estudando o cenário, refletindo sobre a situação e lendo algumas coisas que podem nos ajudar a enriquecer o conteúdo do blog.
Li a introdução do livro do Pikety, sobre a desigualdade de renda, o que me dará alguns subsídios importantes para o nosso debate por aqui.
Assisti ao filme Mercado de Notícias, de Jorge Furtado, e participei de um debate com o diretor, em Brasília, o que também poderá trazer argumentos legais para nossa discussão.
Além disso, resolvi investir mais energia na fanpage do Cafezinho, cujo alcance tem oscilado em torno de 600 a 700 mil pessoas nas últimas semanas.
Tenho estudado pesquisas eleitorais em todos os estados brasileiros.
Resolvi também analisar em mais profundidade as duas últimas pesquisas nacionais do Ibope. O resultado segue abaixo.
*
Comparando as duas últimas pesquisas Ibope de abrangência nacional, a do dia 25 de agosto e a do dia 2 de setembro, encontro notícias bastante favoráveis à reeleição de Dilma Rousseff.
Reeleição é como um plebiscito. A população decidirá se a presidente merece ou não um novo mandato.
Por isso, os números de rejeição tem um papel fundamental numa análise política sobre as chances de um candidato à reeleição.
Eu preparei uma tabela com os números da rejeição à Dilma nas últimas duas pesquisas, onde se constata que a situação da presidenta melhorou substancialmente.
Em 25 de agosto, 36% dos entrevistados diziam que não votariam nela. Qualquer número muito acima de um terço dos eleitores traz perigo para a reeleição de um candidato.
Com 31%, Dilma sai da zona de perigo.
Mais importante, ela conseguiu diminuir sua rejeição em todos os segmentos de renda, faixa etária, escolaridade, regiões.
Na parte de aprovação pessoal, nota-se uma forte recuperação de Dilma, em todos os segmentos pesquisados. Dilma não é uma presidente mal avaliada. Seu problema é apenas com os mais ricos.
Entre os pobres, pardos, pretos, católicos, nordestinos, ela tem uma excelente avaliação.
A candidatura de Dilma tem algumas características interessantes. Ela, por exemplo, tem um forte perfil popular. Entre os mais pobres, que ganham até 1 salário, Dilma mantém uma distância olímpica de 22 pontos de distância de Marina.
O problema é que, no Brasil de hoje, os segmentos que ganham mais de 5 salários formam um eleitorado um pouco mais numeroso que o que ganha 1 salário. Ao menos nas estatísticas do Ibope. Junto a esses, Marina lidera, com 9 pontos de diferença sobre Dilma.
Ligado à questão de classe, nota-se uma certa divisão racial no eleitorado: entre pretos e pardos (maioria do eleitorado), Dilma tem uma vantagem de 8 pontos. Entre brancos, a vantagem é de Marina, quatro pontos à frente.
Tanto Aécio quanto Marina tem uma votação acima da média entre brancos, e abaixo, entre pardos e negros.
Um aspecto algo perigoso dessa eleição é a interferência do fator religioso.
Marina ganha apenas entre evangélicos, entre os quais possui 43% das intenções de voto, contra 32% de Dilma.
Entre católicos, Dilma tem 40%, contra 31% de Marina.
A petista tem um problema a resolver junto ao eleitorado mais jovem, até 24 anos. É o única faixa etária na qual Dilma perde de Marina no primeiro turno, com apenas 4 pontos de diferença.
Dilma abre vantagem crescente a partir do eleitorado com mais de 35 anos. Entre os que possuem mais de 55 anos, a presidente fica 10 pontos à frente de Marina Silva.
Dilma também leva vantagem significativa entre pessoas menos escolarizadas, as quais, ironicamente, são as mais “blindadas” às ondas de denúncia da mídia. Apesar de relativamente atentas ao noticiário de TV, esse público costuma votar com o “estômago”, o que é, aliás, uma maneira bastante madura e inteligente de votar. As classes mais abastadas gostam de pensar que votam com ideologia, mas no fundo também votam com seu estômago: afinal, querer impostos menores não é querer mais dinheiro para comer bem?
Dilma tem 50% entre pessoas com até 4ª série, contra 25% de Marina Silva.
Outra vantagem bastante promissora de Dilma se dá na vantagem junto ao público masculino, onde ela abriu uma diferença de oito pontos sobre Marina. Entre o público geral, a diferença é de apenas 4 pontos.
Eu analiso pesquisas há várias eleições, e detectei que o homem escolhe antes o seu candidato, e sua opção indica uma tendência geral. Não porque a mulher irá “seguir” o voto masculino, mas porque a racionalidade do voto obedece a perfis de classe, onde homem e mulher votam no mesmo candidato. Quando a mulher decide votar, a tendência é votar no mesmo candidato preferido pelos homens de sua própria classe social e grau de instrução, não para copiar o homem, repito, mas por afinidade natural de classe e instrução.
Na última pesquisa, encerrada no dia 2 de agosto, Dilma tinha 39% entre os homens (1º turno), contra 31% de Marina.
*
Recado 1: Agradecemos se puder fazer uma assinatura do blog, clicando aqui.
Recado 2: Esta semana, vou escolher o nome vencedor para o jatinho fantasma de Marina.
yacov
10/09/2014 - 17h28
Excelente Amigo Miguel, só um ‘pitaquinho’, se me permite, “SEE MORE AT” BLOG CAFEZINHO é muito colonizado, véi… Coloca apenas FONTE, valeu !! Abs DILMA LÁ !! DILMA JÁ !!
“O BRASIL PARA TODOS não passa no SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO – O que passa SISTEMA gloBBBo de SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”
SUPERVISOR DOS MAVS
10/09/2014 - 00h37
ATENÇÂO MAVS, Se ELES nos chamarem de aquerosos e repugnantes em nossas táticas terroristas, que óbviamente vocês do proletariado do pão com mortadela só obedecem, relinxem o seguinte: FHC é o culpado, o PT embora roube é para um bem maior! desvirtuem qualquer sentido de ética e moral, e sempre, absoltamente sempre, culpem os outros. Lula é o messias, FHC o anticristo, Aécio seu filho é cheirador e Marina a concubina do diabo! OBRIGADO PELA ATENÇÂO!
Rodrigo Toledo
09/09/2014 - 15h05
O cara trabalha na petrobras a 35 anos e vcs dizem “trabalha desde FHC”..rsrs…trabalha desde o governo militar…
marcos
09/09/2014 - 01h28
É UMA PENA, meus queridos, acho que Temos que levantar a cabeça, e prosseguir com os direitos que já ganhamos, vcs viram que o crescimento de MARINA, foi por conta dos evangélicos, desde o kit macho e kit Fêmea eles querem introduzir, ela retirou tudo que nos beneficiava em seu programa de governo, eles chamam agente de aberrações, até a globo tá mais GAY, Poxa quem votar em alguém com pensamento assim, NOSSA, ela é da Assembleia de Deus e está sendo manipulada como vcs podem ver nas noticias, vamos apoiar Dilma ou Aércio, que São governos que ñ vão nos prejudicar, desde invasão de Igrejas e Terreiros eles quebraram e queimaram, vamos passar e mobilizar isso para nossa CLASSE, se for assim ta foda, E viver sempre na informalidade e discriminação., dentre outros. Quem vai decidir somos NÒS, que apostamos numa Filosofia para todos. Eu quero um dia casar, e para MARINA, MALAFAIA E FELICIANO e outros aberração não casa.
Rogerio Vieira
09/09/2014 - 02h40
O delator esta la desde FHC
Rogerio Vieira
09/09/2014 - 02h39
Sabia… O desespero deles ta nitido
Luis Felipe Gonçalves Salvatore
08/09/2014 - 21h52
A análise está longe da realidade. A rejeição a Dilma é altíssima. E onde estão os dados do segundo turno? (que são os que interessam mesmo!). Em SP a rejeição a Dilma é imensa: Marina vai vencer lá com mil caminhões de votos. Marina vence no Rio, vence nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte. Dilma só ganha no Nordeste (com apenas 11 pontos de diferença).
João
08/09/2014 - 22h20
PERFEITO Comentário !!
Adauto Gonçalves dos Santos
10/09/2014 - 00h22
Marina está em queda livre e ninguém tem condições de segurar essa aberração. Ela própria está se mostrando e a medida que vamos tendo conhecimento do tipo de aberração que ela é, vamos desistindo dela.
Na eleição passada formamos um grupo de amigos para apoiar essa mulher. Durante a campanha alguns fundamentalistas fizeram uma campanha rasteira e mentirosa contra Dilma. Fiquei horrorizado com a falta de solidariedade de Marina, esta enfiou o rabo entre as pernas e assim permaneceu como uma cadelinha vira-lata. Ela foi incapaz de um ato de nobreza ao contrario do PSOL que veio a público se solidarizar com Dilma. A partir daí eu percebi o lixo que é a dona Marina. Até o final da campanha a máscara dessa pilantra terá caído. Uma pessoa tão falsa como ela não dura muito tempo. A mentira tem pernas curtas e Marina é a própria mentira em forma quase humana. Não faz sentido tê-la como Presidente. O Brasil não merece isso.
Adauto Gonçalves dos Santos
10/09/2014 - 00h24
Marina é um passo na direção das trevas, do obscurantismo e da intolerância. Mas ela não vai ganhar as eleições. É Dilma que vai vencer!
Maria Hiley Ribeiro Quiroz
09/09/2014 - 00h47
O certo e incontestável é: o delator há tempo foi DEMITIDO por Dilma. Alguém nega isso?
Vitor
09/09/2014 - 11h22
Eu sinceramente acho que Dilma moralizou um pouco as Estatais, com o Lula que o negócio era bagunçado… Mas ninguém gosta de falar mal do Lula, então as coisas caem nas costas da Dilma…
Valdir Santos
08/09/2014 - 21h57
Claro,o povo ta acordando.
Fagner If
08/09/2014 - 19h23
E vamos lá, Dilma Rousseff!
Fagner If
08/09/2014 - 19h23
E vamos lá, Dilma Rousseff!
mineiro
08/09/2014 - 16h07
me parece que os idiotizados de plantao ta caindo na realidade e vendo o que é essa sujeita de verdade. nao tem como essa mulher da voizinha mais chata do brasil enganar milhoes de pessoas com essa ladainha perigosa que vai nos levar para o abismo. essa mulher e o seu comparsa tucano o aeciporto o homem que odeia critica, vai levar o brasil a ruina em todos os sentidos e ela nao deveria nem ter 10% de votos. mas ela vem com essa ladainha eleitoral a 4 anos atras , de imbecil ela nao tem nada, ela viu que funcionou na outra , ta fazendo de novo. so que agora ta todo mundo indo em cima dela e a mascara dela ta caindo a cada dia que passa. dessa vem ela nao vai passar em branco.
revenger
08/09/2014 - 14h27
O jovem costuma ser mais corajoso que o mais velho. (Ou seja, menos prudente que o velho). Como o jovem está começando agora, nunca viu nada, apenas ouve aqui e ali alguns mais velhos falarem.
Como o jovem nunca viu nada, o pouco que viu lhe parece velho. E, com mais coragem (ou menos prudencia), acha que as consequências de seus atos não podem lhes alcançar.
Ou seja, vamos mudar e depois ver no que é que dá! Nós, mais velhos já vimos esse filme. Eu pelo menos, com Collor e a crise política que se sucedeu.
Depois com Fhc com nossa economia indo rapidamente pro buraco!
Jovens, tirem suas próprias conclusões. Mas escutem antes os mais velhos e escutem bem o que Dilma diz e o que Marina diz. Tentem entender e somente depois tirem suas conclusões!
Paulo
08/09/2014 - 13h35
A consciência do povo está aumentando, e cada vez mais o povo vai perceber que Marina é uma roubada, um suicídio como Nação, e o melhor para o Brasil é a Dilma.
Dora Lima
08/09/2014 - 15h48
A balinha de prata da Lama Veja atingiu o jatinho de Campos e Marina. Na redação da Veja está um clima de velório! buáaaa
Maria Luiza Nascimento
08/09/2014 - 15h47
Pinóquio………….
Carlos Dias
08/09/2014 - 12h43
Eu sempre disse aqui que esse papo de rejeição é coisa de dono de instituto de pesquisa.. Ora tudo muda.. Eu noto em todos.. conheci gente que dizia não votar no Lula, ou no Brizola, em hipótese alguma…Anos depois eram ferrenhos defensores de ambos.
Tudo muda!
Por exemplo, eu até pouco tempo, embora seja petista roxo, não tinha rejeição à Marina. Agora tenho!
Wladimir
08/09/2014 - 11h58
Excelente trabalho, Miguel! Parabéns
Vitor
08/09/2014 - 11h36
Essas denuncias precisam ser devidamente apuradas, mas sem comoção eleitoral! E o PT precisa melhorar ainda mais essa Governança, não é possível que ninguém percebeu nada durante 7 anos…
Cada vez fica mais evidente para mim que na época de Lula havia pouquíssimo controle e as estatais estavam muito mais vulneráveis que com Dilma.
Em relação ao Instituto Marina, faço uma pergunta: Alguém sabe quem financia o Instituto Lula e o Instituto FHC, que aparentemente possuem orçamentos muito maiores??? Certeza que querem levantar essa bola???
Marcus Rogeres
08/09/2014 - 14h24
Será?
Leonardo
08/09/2014 - 11h22
Miguel, fiz uma crônica (ou ensaio) e postei no Tijolaço e acho que você ou o Brito poderiam utilizar. Fala em como governar com os “bons”. Segue:
Uma pessoa dizendo-se bem intencionada e ungida, diz que na natureza os conflitos são como pecado e que, por isso, deveríamos fazer um esforço para que tudo se tornasse conciliado a fim de tornar a existência algo, digamos, paradisíaco.
Juntou o que de melhor havia em cada um dos reinos da natureza, sendo o ponto alto deste trabalho divino, unir os “bons” de cada lado. Uniu a boa e “risonha” hiena e o bom e leal cão.
Infelizmente não conseguiu ir adiante, pois em pouco, pouquíssimo tempo, a “boa” e risonha hiena devorou o “bom” e leal cão. Diante dessa tragédia, muitos acharam que esta pessoa que se candidatava a uma espécie de ser que “pairava” acima do bem e do mal, não previra o óbvio, que a “boa” hiena tem instintos, assim como o “bom” cão e que os mesmos são inconciliáveis. Porém, para surpresa de todos, a “boa” hiena – após ter devorado sem dó o “bom” e leal cão – chegou-se até a tal candidata, lhe pôs a coleira e foi passear com ela a procura de outros “bons” a serem devidamente devorados.
Geny
08/09/2014 - 14h25
Leonardo, gostei tanto da crônica que tomei a liberdade de copiar e colar no meu perfil. Obrigada.
Ropper DMendes
08/09/2014 - 13h06
Mas se a delação, está sendo gravada e criptografada para evitar vazamentos, por que deveriam dar credibilidade para esta revista? É uma situação onde a negação é totalmente compreensível! Por outro lado, o governo só pode agir no sentido de punição após apuração dos fatos e é isto que está sendo feito pela PF!
Godinho
08/09/2014 - 08h56
Miguel, não publique este comentário.
A legenda do gráfico está errada, está 02 de agosto, deveria ser 02/09.
Miguel do Rosário
08/09/2014 - 11h55
corrigi, obrigado. não tem importância publicar, para mim ajuda muito quando o leitor detecta um erro. abs
elisa
08/09/2014 - 08h48
Percebi a questão do Costa também, ele disse que está na Petrobrás desde 77 então ele passou pelos dois governos do FHC, do PSDB. É tão direcionado o denunciômetro que ficou evidente. Mas acho que a Dilma tem de fazer no horário eleitoral campanhas mais claras, como fez no dia 6 de setembro, explicando as intenções do governo de Marina, bem didaticamente mesmo para que as coisas fiquem bem claras e que o povo veja o tamanho do prejuízo que o plano de governo da Marina vai trazer.
Alessandre Argolo
08/09/2014 - 11h45
Claro que o único discurso correto é o de Dilma, o de se mostrar contrária a tudo isso, o de exigir apuração e punição dos responsáveis. A tática da oposição é fazer com que a corrupção se vincule ao governo. Ora, isso não é difícil de ser contornado. Basta o Governo fazer o que deve fazer, o que seja, apurar e punir os culpados. Desde quando algum governo está livre de casos de corrupção? O que não pode existir é negar ou se omitir.
Heron Claudino
08/09/2014 - 11h42
Mas meu caro Jorge Couto E Silva..ai é que esta seu equívoco: o seu Roberto Costa trabalhava a 35 anos na Petrobras, ja ocupava cargos importantes desde o tempo de FHC, ele foi indicado pelo PSB e eduardo campos para trabalhar no tempo de lula, em 2012 e foi exonerado do cargo pela Graça Foster por desconfiança da mesma, por isso um dos motivos da separação do PSB que ficaram indignados!!..e quanto a vir a tona como fica a privataria?, o mensalão do trem, os sanguessugas, a lista de Furnas, que foram engavetados pelo sr Gilmar Mendes na epoca do FHC?..ele pode sim ter roubado, mas foi exonerado e denunciado, e o PT não pediu o engavetamento do processo!!..ai esta a diferença amigo!!..só que voce não esta achando estranho essa denuncia vir a justamente um mes antes da eleição, e ainda pela revista Veja?não estamos negando os desvios dele, mas pelo menos foi tirado do cargo!!
Alessandre Argolo
08/09/2014 - 11h41
Realmente, no mínimo, deve ser investigado. O discurso da Dilma é justamente este, o de que tem que investigar e que é justamente o governo do PT que está apurando os escândalos. Mas tem blogueiro que se diz filiado ao governo fazendo justamente o contrário. Ou seja, os apoiadores de Dilma na Internet fazem exatamente o que a oposição quer. Ao invés de usarem o correto discurso republicano de Dilma, os seus apoiadores na blogosfera desconstroem Dilma e a expõem perante a opinião pública como conivente com corrupção, o que acontece quando se nega as denúncias e a possibilidade de ser verdade. Com cabos eleitorais desse nível, ninguém precisa de adversário político.
Carlos Roberto
08/09/2014 - 08h35
Dilma vence no primeiro turno e pronto.
Jorge Couto E Silva
08/09/2014 - 11h28
O cara trabalhou 10 anos da Petrobras numa diretoria importante nos governos petistas. É preso e denúncia esquema de corrupção envolvendo políticos da base de apoio do governo do PT. E vcs dizem que isso é irrelevante? É exatamente por isso q vcs querem o controle da mídia, para que esse tipo de notícia não venha a tona. Não passarão!
Miguel do Rosário
08/09/2014 - 12h07
Ninguém quer controle da mídia para bloquear denúncias. Ao contrário, queremos democratização da mídia para termos mais denúncias, envolvendo todas as forças políticas, inclusive a Globo e a Veja.
Felipe Capelo Gaivota
08/09/2014 - 11h02
Lenin Karl Max
08/09/2014 - 10h51
A DIREITA FASCISTA DE “PEDRO DEMOSTRE TAQUES” DO PDT PSB DEM PSDB PTB SAO TODOS ENVOLVIDOS COM A JUSTIÇA O GRANDE MORALISTA DE MATO GROSSO.
Luiz Antonio Pagot – Júnior Mendonça – Jaime Campos julio Campos e Cia Ltda
http://www.brasil247.com/pt/247/matogrosso247/152678/R%C3%A9u-no-STJ-Salles-tem-bens-bloqueados-desde-2011.htm
http://www.vipcidades.com.br/julio-campos-dem-e-cassado-e-perde-o-mandato-de-deputado-federal/
http://ucho.info/ex-diretor-do-dnit-o-magoado-luiz-antonio-pagot-e-o-mais-temido-pelos-integrantes-da-cpi-do-cachoeira
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/07/delator-de-esquema-investigado-na-ararath-presta-depoimento-justica.html
Ricardo F Tupper
08/09/2014 - 09h54
– (y) !!!
Elma
08/09/2014 - 02h56
Karl Radek, (Karl Bernhardovic Radek (1885-1939). Agitou a Revolução de
Outubro e ajudou a espalhar o terror, impressionando os líderes do
Partido Vermelho por sua capacidade de atuar nos bastidores e espalhar
notícias e planos falsos. Participu do Partido Comunista Alemão e de
outras redes Comunistas na Suiça e Suécia.
Tentou espalhar pela Europa os métodos brutais de terror, estupro e
matança de civis que estavam acontecendo na Russia. Foi setenciado em
Moscow nos anos 30 e foi condenado a 10 anos de trabalho forçado.
Morreu em 1939 na prisão.
Fora Comunismo
http://anticomunismo0.blogspot.com
Miguel do Rosário
08/09/2014 - 02h58
Ok, Elma. Mas não estamos falando de comunismo aqui, certo? Temos um país democrático, sob um regime republicano constitucional e capitalista, que precisa reduzir suas desigualdades para poder avançar economica e socialmente. Assim como fizeram EUA e Europa.
julio cesar montenegro
08/09/2014 - 07h21
nem precisa ficar EXCITADA PENSANDO SER ESTRUPADA PELOS comunistas que estão chegando….pt perdeu várias e já ganhou outras tantas… DEMOCRATICAMENTE…
Moraes
08/09/2014 - 11h35
E alem de tudo eles comiam criancinhas. Cruas, no café da manhã. E assadas, no almoço. Ah, sim, também praticavam a zoofilia. Eram chegados numa cabra.
Renato Abreu
08/09/2014 - 05h28
Esse O Cafezinho é o Cara! O cara tira uma pausa para “mais trabalho”, ou melhor, para voltar arrebentando mais q arrebenta…! ehheheeheh
sorte nossa, os leitores! :D