Em alta, Marina Silva vai ter que cair na real
POR BOB FERNANDES, no Terra Magazine.
O Datafolha mostra Dilma Roussef (PT) com 36% das intenções de voto e aprovação ao governo com crescimento de 6 pontos. Marina Silva (PSB) com 21% e Aécio Neves (PSDB) com 20% têm situação de empate técnico.
É provável Marina subindo ainda mais numa próxima pesquisa.
Para um segundo turno Marina tem 47% e Dilma 43%. A preocupação da presidente Dilma é o segundo turno.
Já Aécio vai ter que lutar muito contra Marina para chegar ao segundo turno.
Para Marina a campanha agora é outra. Até o acidente fatal a então candidata a vice presidência podia seguir sendo quem é e dizendo o que pensa; ou deixando que dissessem por ela.
Marina podia dizer, ou deixar que dissessem, ser contra a aliança formal do PSB com o PSDB de Alckmin em São Paulo e a aliança informal com o PSDB de Aécio em Minas.
O mesmo podia dizer, ou deixar que dissessem, em relação a aliança do PSB com o PT no Rio de Janeiro.
Marina podia seguir sem riscos com o discurso de que representa o novo. Ela era apenas a vice. Agora terá que, ela mesma, dizer o que quer e o que não quer.
Marina Silva certamente dirá que vai cumprir os compromissos e acordos de Eduardo Campos. E isso implicará renúncia a porções do discurso novidadeiro.
Os compromissos do PSB de Eduardo com o mundo do agronegócio, por exemplo, não são os mesmos compromissos de Marina e seus sonháticos.
Como não eram as alianças heterodoxas com PSDB e PT. Para se concretizar o que chamam de “terceira via” não bastará a mera negação do PSDB e do PT.
A arquitetura, usos e costumes da política-partidária do Brasil são o que são. Marina terá que conviver com isso, e enfrentar isso no dia-a-dia.
Como Dilma e Aécio, Marina agora está exposta. Virão fatos e verdades em seu favor, virão opiniões e fatos negativos. Virá a atenção total ao que ela diga, faça ou tenha feito.
Virão as investigações jornalísticas, virá a devassa. E, como fazem com Dilma e Aécio, também contra Marina se moverá o esgoto habitual.
Emerson
23/08/2014 - 10h51
Senhora deputada,
A candidata à presidência que a senhora apoia disse que “o importante é acabar com o chavismo” que estaria tomando conta do Brasil. Essa candidata reiteradas vezes atacou a Revolução Cubana, o governo de Cuba, e se apoiou em mentiras para atacar a Venezuela e o saudoso presidente Hugo Chávez Frías. Sua candidata disse publicamente que a Revolução bolivariana fechava estações de televisão, reprimia liberdades e equivalia a uma ditadura. Ora, foi com Hugo Chávez Frías que começou verdadeiramente a democracia plena e a liberdade de expressão e de imprensa na Venezuela. Como a senhora bem sabe, pois a senhora tem um nobilíssima trajetória de militante de esquerda e é bem-informada, entre 1958 e 1998, mais de 10 000 pessoas foram torturadas e mortas na Venezuela durante o período chamado IV República, ou Regime de Punto Fijo. A senhora bem sabe que antes de Hugo Chávez Frías, os censores trabalhavam nas redações dos jornais e que jornalistas que ousassem criticar os chefes de plantão eram amiúde assassinados. A senhora bem sabe que a oposição venezuelana, quando no governo, bombardeou aldeias de camponeses e indígenas, realizou diversos massacres (Cantaura, Retén de Catia, Yumare, Caracazo, Porteñazo, Curupanazo, Liceo Sanz…) e praticava a tortura quotidianamente.
A senhora bem sabe de tudo isso pois é impossível que uma militante de esquerda latino-americana com sua idade ignore esses fatos.
A senhora bem sabe que Cuba e Venezuela, bem como outros países, são vítimas do terrorismo de Estado praticado pelos Estados Unidos, o que inclui até guerra bacteriológica. A sua candidata se situa ao lado dos inimigos desses esforços populares de libertação. A senhora também está ao lado da CIA, dos terroristas de Estado, dos paramilitares colombianos e de outros setores violentos que atacam permanentemente Cuba e Venezuela?
Aproveito ainda para perguntar-lhe se a senhora apoia realmente o aumento astronômico das taxas de juros pregados por sua candidata, a volta do desemprego em massa, a fome crônica que resultará dessas políticas e a inevitável repressão violenta aos trabalhadores e movimentos sociais que se fará necessária para impor essas políticas.
Desde já muito grato por sua resposta,
Emerson Xavier da Silva
Nara Jurkfitz
20/08/2014 - 11h25
Contando a dura vida do Lula!!!!!
Sérgio Marinho Marques Cavalcanti
20/08/2014 - 02h20
Estou fazendo uma campanha para que a Prefeitura de SP não acabe com o MINHOCÃO, aproveitando e fazendo em todo ele um jardim como ja existe em Nova Iorque, vamos levar esta idéia p/a frente.
Antonio
21/08/2014 - 10h07
E por onde vai fluir o trânsito de veículos, autos e ônibus?
Sérgio Marinho Marques Cavalcanti
20/08/2014 - 02h17
Amigo Miguel Do Rosario, eu analisando friamente , vejo uma luta muito dura p/conservar a Dilma até 2018 com a volta do Lula, veja bem: com a Marina candidata o Aécio vai p/o terceiro lugar e ela terá muitos votos dos indecisos, nulos e brancos (vimos até onde chegou n/outra eleição), podendo chegar ao segundo turno e ai terá o apoio do Aécio e PSDB, que com a intenção de manipulá-la caso chegue lá. Já vi este filme de horror antes com o Jãnio Quadros, que não aguentou a pressão logo renunciou dando lugar ao Militares por anos levando o nosso Brasil ao estado em que chegou. Nós já conquistamos quase tudo, mas o restante só conseguiremos c/Dilma até 2018 com a volta do Lula. Eu lutei muito p/ver um Brasil melhor p/os meus filhos e netos, mas se não formos a luta e pensarmos como na copa que hoje ja estaria com outra taça, menosprezando ou substimando os adversários, podemos morrer na praia. Como ela é imprevisível extremista, com toda presopopéia dela, ja tendo renunciado e trocado de partido p/várias vezes, poderá com as pressaões sofridas mais uma vez renunciar e o que será deste Brasil . Espero que como o Papa Francisco falou que Deus é Brasileiro, que não nos legue este pecado e ver ir por terra tudo o que plantamos com muita luta.
Denise Vírgula
20/08/2014 - 00h30
A viúva de Chico Mendes, a gora é viúva de Eduzinho. Vai acabar virando viúva negra.
Danilo Dan
19/08/2014 - 23h16
Um nada vezes nada, o perfil ideal de presidente para a direita brasileira, como foi Collor e FHC. Globo apóia.
Adriano RJ
19/08/2014 - 16h57
Persona que não inspira confiança … sem referência real… apoiada por aqueles que diz não suportar … grana solta do Itaúúúú e Natura … ficou na situação de “ou dá ou desce” …
Juciel Oliveira
19/08/2014 - 18h53
eu explico eu tambem mudei para o 40
Misael B. S. Filho
19/08/2014 - 17h49
Marina é um saco vazio, não se sustenta em pé, seu conteúdo político e gestor é pífio, seria uma marionete na mão do Itaú e da Natura que financiam sua campanha, na mídia golpista ela é apenas uma apêndice para tentar alavancar O Aócio Never.
Geuesle Gomes da Mata
19/08/2014 - 16h58
Na proxima pesquisa vai ver so a queda, vai perder ate pro Aécio
marco
19/08/2014 - 13h44
Esse sr.Fernandes,como quase todos os outros SERVOS DE SEUS PATRÕES,também não foge do MARCO REGULATÓRIO DO QUE SEUS PATRÕES LHES IMPÕE.Sr.Fernandes,as pesquisas do Globope e Datafalha,não estão equivocadas não,SÃO MENTIROSAS!Se os candidatos tem ou terão qualquer cuidado com relação às pesquisas,certamente é por que o SEGURO MORREU DE VELHO,e mentiras difundidas às cansadas podem produzir algum efeito,particularmente,nos INCAUTOS.E eles votam!O que é pior!
Ivaneide Souza
19/08/2014 - 16h36
Neuza Palaro
19/08/2014 - 15h25
Acho que esse foguete tem vôo curto.
Edilson De Lima Oliveira Oliveira
19/08/2014 - 15h22
E não sei tambem o por que dessa subida de Marina me explique tambem
henrique de oliveira
19/08/2014 - 11h59
Assim como Eduardo Campos , Marina só existe por culpa do Lula , sem Lula Marina e Eduardo não seriam nada e agora sem ele os dois vão continuar sendo um grande nada.
nilo walter
19/08/2014 - 11h50
Educado é o tal do Bonner e a Poeta …
Bem amada é a Poeta/Bonner …
Caseiras da CIA Bonner/Poeta…
Augusto Barbosa
19/08/2014 - 14h47
Como a Dilma teve um crescimento de 6 pontos na aprovação do seu governo e continuou com os mesmos 36 % na pesquisa eleitoral ? me explica ai .