Menu

EUA ameaçam taxar madeira canadense em mais de 50%, setor alerta para impactos

O governo dos Estados Unidos anunciou a possibilidade de impor tarifas de até 52% sobre a madeira canadense, aumentando preocupações sobre o impacto no setor e no custo da construção de moradias no país. Na segunda-feira (3), o Departamento de Comércio dos EUA propôs quase triplicar as tarifas antidumping sobre a madeira canadense, elevando a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O governo dos Estados Unidos anunciou a possibilidade de impor tarifas de até 52% sobre a madeira canadense, aumentando preocupações sobre o impacto no setor e no custo da construção de moradias no país.

Na segunda-feira (3), o Departamento de Comércio dos EUA propôs quase triplicar as tarifas antidumping sobre a madeira canadense, elevando a alíquota para 20,07%, segundo documento publicado na Administração de Comércio Internacional dos EUA. Atualmente, o produto já enfrenta uma tarifa compensatória de 6,74%.

Além disso, o presidente Donald Trump confirmou que os EUA imporão uma tarifa adicional de 25% sobre todas as importações do Canadá e do México, exceto produtos energéticos canadenses. Com a sobreposição dessas taxas, o imposto total sobre a madeira canadense pode chegar a 51,81%. A decisão final sobre a tarifa antidumping deve ser anunciada em agosto, segundo Kurt Niquidet, presidente do British Columbia Lumber Trade Council, que alertou que raramente há mudanças entre a decisão preliminar e a final.

Impacto no setor e no mercado financeiro

Após o anúncio, os contratos futuros da madeira atingiram o maior valor em dois anos e meio, enquanto as ações das principais empresas do setor no Canadá, como Interfor Corp., West Fraser Timber Co. e Canfor Corp., registraram quedas significativas.

A disputa comercial envolvendo a madeira canadense não é nova. Os EUA alegam que o governo canadense subsidia seus produtores ao cobrar taxas reduzidas para a extração da matéria-prima. Esse embate já resultou em sucessivas rodadas de tarifas nos últimos anos.

Trump amplia medidas contra importações canadenses

No sábado (1º), Trump ordenou uma investigação para avaliar possíveis riscos à segurança nacional causados pelas importações de madeira. O objetivo é preparar o terreno para novas restrições ao setor. O presidente também assinou uma ordem executiva para expandir a produção de madeira nos Estados Unidos, buscando reduzir a dependência do produto canadense.

O Canadá responde por cerca de 30% da madeira utilizada na construção civil nos EUA e é o maior fornecedor estrangeiro do setor.

Setor alerta para colapso de empresas canadenses

Analistas do Bank of Nova Scotia alertaram que, caso todas as tarifas sejam implementadas, o setor canadense de madeira e papel enfrentará sérias dificuldades. “Se todos esses impostos forem aplicados, será difícil evitar um colapso em parte da indústria de papel e produtos florestais do Canadá”, escreveram em nota a investidores.

Além disso, eles alertam que fábricas menos competitivas no Canadá podem enfrentar riscos operacionais e de fechamento caso as tarifas sejam mantidas a longo prazo.

Aumento de custos para consumidores americanos

O primeiro-ministro da província de British Columbia, David Eby, afirmou que os impostos elevarão os custos da construção civil nos EUA e terão forte impacto sobre os trabalhadores do setor madeireiro no Canadá.

“As casas americanas ficarão mais caras para construir e os trabalhadores de nossa província sofrerão as consequências dessas tarifas injustificadas”, declarou Eby em nota oficial.

A revisão da tarifa compensatória de 6,74% está prevista para o final deste ano, mas especialistas não esperam um aumento nesse percentual.

As tensões comerciais entre EUA e Canadá continuam a se intensificar, com novos capítulos sendo adicionados à longa disputa sobre a madeira.

Por Thomas Seal e Ilena Peng
3 de março de 2025
Fonte: Bloomberg

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes