Menu

Gaza: Cinco crianças palestinas morrem de frio extremo em meio ao cerco israelense

Israel continua a atrasar a entrada de ajuda humanitária, conforme estipulado no acordo de cessar-fogo, agravando a crise humanitária Cinco recém-nascidos palestinos morreram de frio extremo na Faixa de Gaza sitiada e devastada pela guerra, disse um diretor de hospital, em meio aos contínuos atrasos israelenses em permitir a entrada de caravanas e tendas para […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Omar al-Qattaa/AFP

Israel continua a atrasar a entrada de ajuda humanitária, conforme estipulado no acordo de cessar-fogo, agravando a crise humanitária

Cinco recém-nascidos palestinos morreram de frio extremo na Faixa de Gaza sitiada e devastada pela guerra, disse um diretor de hospital, em meio aos contínuos atrasos israelenses em permitir a entrada de caravanas e tendas para abrigar famílias deslocadas.

Saeed Salah, chefe do Friends of the Patient Charity Hospital, disse à mídia na segunda-feira que o departamento de enfermagem lidou com nove casos nas últimas duas semanas, todos envolvendo condições de saúde graves causadas pelo clima rigoroso.

Ele acrescentou que todos esses casos vieram do norte de Gaza, onde a maioria reside em tendas malfeitas, feitas de tecidos surrados, ao ar livre e sem aquecimento.

O Dr. Salah observou que uma criança permanece em tratamento intensivo, onde foi colocada em um ventilador, e outras três receberam alta do hospital porque sua condição melhorou.

Segundo ele, os cinco bebês mortos tinham entre um dia e duas semanas de idade.

“Três casos morreram horas após a admissão. Eles eram jovens e pesavam entre 1,7 e dois quilos”, disse ele.

As crianças sofrem complicações como insuficiência respiratória, insuficiência hepática, pressão arterial baixa e pele azulada por causa desse clima, acrescentou.

Ele também observou que alguns dos casos mais proeminentes que chegam ao hospital chegam com temperaturas corporais baixas, chegando a 32 e 33 graus Celsius.

A mídia local informou separadamente que outra criança também sucumbiu às más condições climáticas.

Sham Yousef al-Shambari, que tinha apenas 60 dias de idade, morreu na manhã de terça-feira dentro da tenda de sua família devido ao frio intenso na área de Mawasi, em Khan Younis, no sul de Gaza.

O Dr. Salah pediu às autoridades relevantes e à comunidade internacional que forneçam assistência imediata, incluindo casas móveis, tendas e combustível, para garantir aquecimento às centenas de milhares de palestinos que ficaram sem abrigo devido à destruição generalizada de casas e infraestrutura de civis por parte de Israel.

Como parte do acordo de cessar-fogo alcançado no mês passado, Israel concordou em permitir um aumento na ajuda humanitária a Gaza, incluindo 60.000 casas móveis e 200.000 tendas.

No entanto, até agora, Israel não cumpriu seu compromisso, permitindo apenas 20.000 tendas e um punhado de casas móveis, nenhuma das quais destinada a civis.

De acordo com as Nações Unidas, pelo menos 1,9 milhão de pessoas, quase 90% da população de Gaza, no enclave sitiado, foram deslocadas como resultado da guerra de Israel em Gaza.

A maioria das residências na Faixa de Gaza foi severamente danificada ou destruída pelos bombardeios israelenses que duram 15 meses, com o Ministério de Obras Públicas e Habitação estimando que 92%.

Publicado originalmente pelo MEE em 25/02/2025 – 12h37

Por Mera Aladam

, , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes