Menu

Lula confirma a Alcolumbre exploração de petróleo na Margem Equatorial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta segunda-feira, 3, que autorizará a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira. A região abrange os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. A informação foi divulgada pelo blog de Caio Junqueira. A […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RICARDO STUCKERT/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), nesta segunda-feira, 3, que autorizará a exploração de petróleo na Margem Equatorial brasileira.

A região abrange os estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. A informação foi divulgada pelo blog de Caio Junqueira.

A medida tem apoio do senador Alcolumbre, que representa o Amapá, um dos estados que poderão ser beneficiados. O governo e o Senado articulam a aprovação da proposta, que pode trazer impactos econômicos para a região.

Em março de 2024, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou estimativas sobre os efeitos econômicos da exploração na Margem Equatorial.

Segundo a entidade, a atividade pode gerar 326 mil novos empregos formais, adicionar R$ 65 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) e resultar em R$ 3,87 bilhões em arrecadação indireta no país. Os cálculos foram baseados no sistema de contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019.

O Ministério de Minas e Energia, sob comando de Alexandre Silveira, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), presidido por Rodrigo Agostinho, analisam os estudos sobre a viabilidade da exploração. O Ibama está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva, conforme determina o Art. 2º da Lei nº 7.735, de 22 de fevereiro de 1989.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes