Com preço mais justo que a 4080 e tecnologia DLSS 4, a placa de vídeo RTX 5080 se firma como a melhor escolha para 4K. Mas será que ela entrega tudo o que promete?
Alguma linha de placas de vídeo já teve uma história tão dramática quanto a das GeForce XX80s? A RTX 3080 era uma obra-prima, apenas para ser manchada pelo pior frenesi especulativo (e pelo desvio para mineração de criptomoedas) da história dos componentes de PC. Depois, a RTX 4080 chegou com um preço absurdo de £1269 / $1199, um erro tão grande que a RTX 4080 Super pareceu um bom negócio – mesmo sem ser muito mais rápida – simplesmente por não repeti-lo. Para o bem da nova RTX 5080, você quase quer que ela seja entediante.
Mas não é. Porém, também não é uma decepção como a RTX 4080, nem uma peça exibicionista aspiracional como a RTX 5090. Mantendo o ajuste de preço da 4080 Super e trazendo melhorias atrativas no DLSS 4, a RTX 5080 já se mostra uma GPU interessante desde o início. Especialmente se você tiver um monitor 4K para aproveitar todo o seu potencial.
Ela certamente é uma compra mais sensata do que a RTX 5090 para quem joga em alta resolução. A Founders Edition, como a que estou testando aqui, custa £979 / $999 – aproximadamente metade do preço do modelo RTX 50 seguinte (e final) da linha. Além disso, apesar de manter os mesmos 16 GB de VRAM de 256 bits da 4080 e 4080 Super, essa memória agora é GDDR7, garantindo mais largura de banda. Adquirindo a Founders Edition, você também recebe o mesmo design metálico refinado e o eficiente cooler de duas ventoinhas da RTX 5090 FE, rodando ainda mais fria aqui, graças ao menor consumo energético herdado da 4080.
Ainda assim, ela continua sendo uma GPU exigente em energia: a Nvidia recomenda uma fonte de pelo menos 850W, com um consumo máximo estimado de 360W. No entanto, ao contrário da RTX 5090 FE, a RTX 5080 FE não chegou ao seu limite durante meus testes, atingindo um pico de 322W rodando jogos. Sua temperatura máxima de 64°C foi nove graus mais baixa do que a da 5090. Viu? Sensata. Mais ou menos.
Análise da Nvidia GeForce RTX 5080: benchmarks em 4K
A maior e mais exigente resolução dos monitores de consumo não intimida a RTX 5080, nem mesmo nos jogos mais pesados da atualidade. A RTX 5090 ainda é mais rápida, mas a 5080 consegue alcançar boa parte do desempenho da sua “irmã” mais cara, custando a metade do preço. Além disso, ela é uma atualização expressiva para quem vem da série RTX 30 – o que é animador para quem está pensando em trocar de placa – e até chega perto da RTX 4090, que no momento desta análise ainda está sendo vendida por mais de £1300 no mercado de usados.
Quem acompanha gráficos de barras pode lembrar que a RTX 4080 superou a RTX 3090 e 3090 Ti, então é um pequeno retrocesso a 5080 não ultrapassar completamente o topo da geração anterior. Isso não chega a ser um problema grave, mas seria interessante se a RTX 5080 oferecesse um ganho maior de desempenho em jogos rasterizados e nativos em comparação com a RTX 4080 Super.
Para investigar isso, precisei recorrer ao antigo PC de testes da RPS, com um Core i5-11600K, já que ele é o único sistema no qual tenho resultados da RTX 4080 Super. No Cyberpunk 2077, a RTX 5080 teve um bom salto, subindo de 51 fps (Ultra) na 4080 Super para 71 fps. Em F1 22 (Ultra High), o aumento foi mais modesto, de 12 fps, chegando a 81 fps. No entanto, Metro Exodus teve um ganho quase insignificante, passando de 99 fps na 4080 Super para 106 fps na 5080.
Nenhuma dessas GPUs da série RTX 40, entretanto, conta com o conjunto completo de ferramentas de aumento de quadros do DLSS 4. Algumas das novas funções – como o modelo Transformer para upscaling, que melhora a qualidade geral da imagem em troca de um menor ganho de desempenho – ainda estão disponíveis para modelos mais antigos. Mas o grande destaque, o Multi Frame Generation (MFG), é exclusivo da série RTX 50. E essa tecnologia pode fazer a RTX 5080 superar a RTX 4090 em termos de suavidade visível.
Caso não conheça, o MFG é uma evolução do Frame Generation do DLSS 3, gerando entre um e três quadros artificiais para cada quadro renderizado pela GPU. Isso aumenta um pouco a latência e nem sempre deixa a jogabilidade mais fluida (já que os quadros gerados não refletem movimentos do mouse ou teclado), mas visualmente o impacto pode ser impressionante. Com a RTX 5080, o MFG também permite superar 60 fps em 4K mesmo com os efeitos mais pesados de ray tracing e path tracing ativados. Nos três jogos que testei, a opção de geração de quadros 4x fez a RTX 5080 ultrapassar a RTX 4090, cuja versão do DLSS 3 atinge no máximo um equivalente ao MFG 2x.
Saindo dos números e voltando à experiência prática, tudo rodou de forma jogável, embora Alan Wake II tenha ultrapassado 100 ms de latência com o MFG 4x ativado, tornando a mira menos responsiva. Nessa situação, eu reduziria o DLSS de Qualidade para Balanceado para melhorar ainda mais a suavidade sem comprometer tanto a resposta. No geral, porém, o DLSS 4 faz um ótimo trabalho e, com 75 jogos compatíveis confirmados, está começando sua trajetória de forma muito mais promissora do que tecnologias rivais como FSR 3 e XeSS 2.
Análise da Nvidia GeForce RTX 5080: benchmarks em 1440p
Como sempre, o que roda bem em 4K, roda ainda melhor em 1440p. E há bons motivos para considerar a RTX 5080 nessa resolução, especialmente se você tiver investido todo o orçamento de um novo monitor em uma GPU. O gargalo do processador impede a RTX 5090 de se destacar tanto, permitindo que a 5080 mantenha um ritmo competitivo – superando até mesmo a RTX 4090 em algumas situações e deixando a RTX 3090 comendo poeira.
Dito isso, pode valer a pena esperar pela RTX 5070 e RTX 5070 Ti. A RTX 5080 brilha em 1440p, mas, ao contrário do 4K, há momentos em que parece que você está pagando por mais poder do que realmente consegue usar. O MFG 4x, por exemplo, não é tão útil aqui, pois os quadros por segundo já são altíssimos mesmo sem ele. Em Cyberpunk 2077 com Psycho Ray Tracing, a 5080 já alcança 106 fps apenas com DLSS Quality. Muitos monitores nem conseguem exibir quadros extras gerados por IA, e os benefícios perceptíveis começam a diminuir.
Ainda assim, o MFG 2x pode ser útil em alguns jogos. F1 24 no Ultra High subiu de 116 fps (com DLSS Quality) para 148 fps com a geração de quadros ativada, resultando em uma suavidade visivelmente melhor. A RTX 5080 claramente não é uma má escolha para Quad HD, mas essa resolução não aproveita todo o potencial do DLSS 4. Será interessante ver se as mais acessíveis RTX 5070 e 5070 Ti trarão um equilíbrio melhor para essa faixa de desempenho.
Ou talvez a AMD Radeon RX 9070. A próxima geração de GPUs da AMD terá sua própria tecnologia de geração de quadros, o FSR 4, embora pareça ser um recurso mais simples, no nível do DLSS 3. Considerando que a série RTX 50 tem o MFG mais avançado, o modelo Transformer para upscaling, e a tradicional vantagem da Nvidia com ray tracing e path tracing, será difícil para as RDNA 4 competirem em recursos.
Para 4K, a RTX 5080 é a placa a ser batida. É mais fria, eficiente e, se não houver escassez de estoque, muito mais acessível que a RTX 5090 – sem perder potência para um desempenho fluido e com qualidade máxima.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!