Tem umas coisas que não dá para entender…
Presente no Congresso da União da Juventude Socialista, que está sendo realizado em Brasília, a presidenta apostou numa reforma política com participação popular.
Ótimo.
Só não se pode esquecer que este debate precisará, desesperadamente, de investimentos em mídias públicas, comunitárias e progressistas, que façam um contraponto à mídia corporativa, cujo único desejo, num debate sobre reforma política, é obstruí-lo, eliminá-lo, e impor uma reforma reacionária, que reduza a participação popular, ao invés de intensificá-la.
De qualquer forma, é um gesto ousado de Dilma, um esforço da presidenta e seu staff de se posicionar de maneira mais assertiva e politizada no debate público de maneira geral.
Entretanto, até às 2 da manhã deste sábado (atualização: já são meio dia e nada), o Blog do Planalto não havia postado nenhuma foto, nenhum mísero vídeo da participação da presidente no Congresso da UJS, que aconteceu no início da tarde. É sabadão, sabe como é. Só nós, blogueiros, somos malucos para trabalhar final de semana, a qualquer hora da noite. Nós e a grande mídia, diga-se de passagem. O governo dorme um sono tranquilo…
A capa do site da EBC não traz nenhuma chamada para um evento que reuniu mais de dois mil jovens em Brasília, com presença da presidente da República, a qual fez um anúncio de importância histórica: enviar uma proposta de reforma política com participação popular ao Congresso Nacional. Mas dá destaque a um protesto de 250 pessoas na praça de Sé, em São Paulo, contra a Copa do Mundo.
Nada como um governo republicano, que dá dinheiro para a grande mídia, esconde suas melhores ações e apoia protestos contra si mesmo.
Dilma envia proposta ao Congresso de participação popular na reforma política
Marcelo Brandão, da Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (24), em Brasília, que encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta de participação popular no processo de reforma política. “Encaminhei ao Congresso uma proposta de participação popular para que todos possam participar do processo de reforma política. Estou convencida que sem a força da participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige e necessita”, disse a presidente em discurso no 17º Congresso da UJS (União da Juventude Socialista).
Ela ressaltou a importância da educação no processo de desenvolvimento do país e fez questão de mencionar vários programas do governo na área, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de citar os números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados na manhã deste sábado, quando foram registrados 9,5 milhões de inscritos.
Dilma participou do ato “Amar e mudar as coisas para o Brasil avançar”, uma das atividades do congresso da UJS.
A presidente também falou sobre a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho, e reafirmou que o Brasil fará a Copa das Copas. “Tenho certeza que o país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade e do que fizemos. Não temos do que nos envergonhar e não temos complexo de vira-lata. Sei que vocês estão engajados na defesa da nossa Copa. Vamos mostrar a melhor Copa de todos os tempos”.
O congresso da UJS teve início na última quinta-feira (22) e reúne cerca de 2,5 mil jovens. Em sua abertura, a UJS cobrou a revisão da Lei de Anistia, com punição aos torturadores, e prestou homenagem às vítimas da Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, no sul do Pará e norte de Goiás (hoje Tocantins), na região conhecida como Bico do Papagaio.
(Foto do Congresso Nacional da UJS deste ano. Fonte: Página da UJS no Facebook)
Jacó do B
27/05/2014 - 00h56
Tinha a obrigação de mostrar sim! Se a tucanalha processasse a Dilma, (a Laurita Vaz é coisa ‘nossa’….)nós faríamos vaquinha e pagaríamos a multa de R$25 mil. Pela causa, o custo/benefício vale a pena!
EBC na Rede
26/05/2014 - 15h14
Prezados,
Agradecemos a crítica e estamos à disposição para dialogar sobre o conteúdo do Portal.
Se houver interesse, é possível contactar a ouvidoria da EBC pelo link: http://www.ebc.com.br/fale-conosco/
Gabriela Guimaraes
26/05/2014 - 15h08
Depois da copa vamos investigar cada governo estadual e sua relação com a construção dos estádios – Arenas – para saber se e o que se roubou. Os bancos- público e privados – somente emprestaram, e poderia ser qualquer um, se teve roubo foi ESTADUAL, então vamos investigar. Começando por Minas, São Paulo e Pernambuco. Se o Brasil perder, ainda bem que ninguém vai ficar triste, protesto contra a seleção?? Belo dia uns aficionados, loucos mesmo pela seleção, vão quebrar geral esses manifestantes coxinhas eleitoreiros remunerados disfarçados de pobres coitadinhos que estão somente exigindo mais bolsa -família, casa própria (minha casa, minha vida) e mais saúde e educação pública , esperar para ver…
Vitor
26/05/2014 - 14h27
Começando por Minas, São Paulo e Pernambuco… Esse partidarismo ridículo tira qualquer credibilidade do seu desejo de investigar de fato os roubos! Lamentável!
Vitor
26/05/2014 - 10h18
Miguel, será que eles não divulgaram de propósito? Não sei até que ponto querem ligar a imagem da Dilma com um grupo de jovens socialistas claramente ligados ao PC do B…
Acho que a Dilma deveria é avisar os eleitores: Estou enviando uma proposta de reforma ao congresso! Cobrem de seus deputados a aprovação dele! Observem como eles votam que a eleição é em outubro, etc, etc… Criar uma pressão popular para isso, é o único jeito!
Outra coisa, esse papinho de Copa das Copas não dá mais! Ela pode repetir 500 mil vezes que o Brasil vai fazer a melhor Copa da história que ninguém vai acreditar, até pq ainda não temos condições de dar uma estrutura de Copa igual a Alemanha, por exemplo… Tem que falar que vamos fazer a Copa do Brasil, do país do futebol, do povo, a mais animada, sei lá! Copa das Copas eu acho um baita tiro no pé…
Mas enfim… Vamos ver as cenas dos próximos capítulos…
Miguel do Rosário
26/05/2014 - 11h01
não tem sentido. dilma se encontrou há pouco com lideranças dos sem teto, depois deles terem feito manifestações bastante agressivas, invadindo empresas, etc, porque teria vergonha de se encontrar com os jovens da ujs, que não quebram nada, são super disciplinados?
Vitor
26/05/2014 - 11h17
Não acho que seja questão de vergonha, apenas de não querer dar tanta atenção ao fato… Estou apenas tentando levantar hipóteses sobre os motivos… hehehe
Mario Siqueira
26/05/2014 - 09h50
Mas tambem tem notícia boa;
Do jornal Valor de hoje – 26/05- primeira página:
“Depois da Copa do Mundo, o ex jogador Ronaldo Lus Nazario de Lima, o ‘Fenômeno’, vai se engajar na campanha presidencial de Aécio Neves, do PSDB, de quem diz ser amigo há mais de 15 anos, com quem saia ‘de noite e de dia’ “
A campanha da Dilma agradece.
enganado
26/05/2014 - 10h54
Será esta a nova faceta do Aébrio? Gosta também de traveco? Do resto até o Google sabe de cor. Bom! Mas não há de ser nada, a TV Globo vai legalizar fumo/pó/cachimbimho/ … até o começo da campanha eleitoral para limpar o passado do Príncipe-Consorte. Já notaram que na TV Globo fazem chacota do Presidente do URUGUAI, agora do Príncipe=FHC e o seu amiguinho Bill Pinton não fazem menção nem da Maconha. Bando de safados!
Vitor
26/05/2014 - 11h18
Comentário meio preconceituoso esse seu…
Mauro Silva
26/05/2014 - 06h51
participação popular como, se o Estado usa seus recursos unicamente para divulgar a mídia corporativa retrógrada?
em verdade, a falta de sensibilidade política, e política é comunicação com o povo, do Governo Dilma é um desastre.
cada vez fica mais claro que a Presidente é uma gerentona teimosa que vai acabar entregando o ouro para os bandidos.
ela não aprendeu nada com o Brizola?
Yn Ny
26/05/2014 - 02h11
Eu tenho vergonha de quem sente vergonha do próprio país onde vive.
Eu tenho vergonha de quem no exterior fala mal do país onde vive como se não fizesse parte dele.
Eu tenho vergonha e desprezo absoluto por quem confunde fazer oposição ao governo com fazer oposição ao próprio país. Fazer oposição ao governo é do jogo democrático. Fazer oposição ao país como se não fizesse parte dele é descaramento e cinismo.
Eu tenho vergonha do complexo de inferioridade de grande parte da “elite” econômica nacional que é antinacional, antipovo e escravocrata.
Eu tenho vergonha de grande parte da imprensa nacional que vilipendia a nobre função do jornalismo numa democracia, atuando como um partido político de oposição, sem ter registro legal para isso.
Eu tenho vergonha de quem instila na juventude a ojeriza à política, ao Estado e às instituições políticas, pois compromete o futuro do país que precisará de novos líderes, sonhos e utopias.
marilamar
25/05/2014 - 22h46
Posso até entender porque o LULA nao fez mais, porque a DILMA nao fez mais??? O FHC e sua quadrilha aparelhou todos, mais todos mesmos, serviços publicos do BRASIL no seu DESGOVERNO com um montao de BANDIDOS que até hoje recebe por fora??? A luta para manter o PT na Presidencia já era perdida, conseguimos evitar 3 ou 4 tentativas de GOLPE BRANCO…, mais tá nao hora de mandar tudo que é TUCANO que se encontre em altos cargos publicos PRA PUTA QUE PARIU…
Exemplo: HADDAD assumiu uma prefeitura que tinha varias subprefeituras comandadas por CEL PM e por conseguite varios cargos inferiores deveriam ser parentes ou oficiais da PM, fora os amigos dos amigos do SERRA, PCC e etcs…., se ele nao limpar logo estes lixos que estao dando facadas na sua costa, ele nao termina seu mandato…., mesmo com o seu serviço de inteligencia, pois é muito vagabundo e traíra tucano no serviço publico….em todos os setores???
Companheiro João Couto
26/05/2014 - 00h00
Também ninguém informa que o tal projeto vetado propunha a isenção de ” todos os veículos automotores que sirvam a atiividades agropecuárias ” ou seja estende o benefício às caminhonetes de luxo dos fazendeiros, com as quais costumam passear, como as Galloper, HighLux, Amarok, Mitsubishi etc….
Companheiro João Couto
25/05/2014 - 23h56
Ocorre que ninguém informa que o Código Nacional de TrÂNSITO FOI PROMULGADO EM 1997 POR fhc E QUE A OBRIGATORIEDADE DE EXPEDIR LICENCIAMENTO E EMPLACAMENTO PARA MÁQUINAS AGRÍCOLAS É OBRA DO fhc, DOS TUCANOS.
Companheiro João Couto
25/05/2014 - 23h55
Concordo plenamente Companheira Mirian Belcjior. Agora mesmo deputados dos partidos da direita andam batendo na Presidente Dilma, acusando-a de ter vetado um projeto de um deputado do PMDB Gaúcho que isentava ” maquinas agrícolas ” de licenciamento e emplacamento, como prev^o Código Nacional de Trânsito.
Mirian Belchior
25/05/2014 - 22h50
O PT sempre falha na comunicação !!!!! Esse é grande erro !!!!!!!!!!!!!!!!!
Cláudia Castro
25/05/2014 - 22h21
Não estou vendo a hora dessa mídia ser regulamentada. Desse jeito não dá pra continuar.
Lucas Pordeus Leon
25/05/2014 - 21h33
Ou vcs querem um Telesur venezuelana, que não dá uma única notícia negativa ao governo? Só coisa boa e positiva? Claro q ela não deve fazer oposição aberta, mas não deve ser subordinada ao planalto.
Lucas Pordeus Leon
25/05/2014 - 21h31
Ebc é para ser uma mídia pública, não estatal! Dilma ou qualquer outro não devem definir a linha editorial.
Miguel do Rosário
25/05/2014 - 21h32
Isso não significa esconder a chefe de Estado! Não publicar uma foto, um vídeo! Não dar uma repercussão! Isso é informação obrigatória da EBC! A chefe de Estado foi eleita pelo povo. O povo quer saber o que ela fala! Tem obrigação sim. Quanto à linha da EBC, sua asserção de que Dilma não deve ter influência é questionável. Minha crítica não foi essa, mas esse é um ponto importante. Quem deve ter, então? Um burocrata não eleito? Ou uma presidente eleita por 60 milhões de eleitores, que tem legitimidade democrática para isso?
Márcia Melo
25/05/2014 - 17h19
A presidenta não acompanha a EBC? Deveria! E ainda tem a “nova aquisição” da Secom… Quem precisa de inimigo?
Ermindo Castro
25/05/2014 - 17h26
não cita VEJA ta !!!
José Neto
25/05/2014 - 14h03
Ouçam a Voz do Brasil da EBC as 19h comprovam que essa rede também é tucana, lá só dão a palavra para a opósição, é lastimável a incompetência do governo em comunicação.
marco
25/05/2014 - 13h04
este era um dos assuntos a tratar com o gilberto da casa civil
mineiro
25/05/2014 - 12h08
nao adianta o pig controla tudo , ate essa tv brasil come na mao desse pig cancerigeno. tem que cortar as verdas dessa tv piguenta disfarçada de tv publica tentando nos enganar , so tem gente do pig trabalhando la e ainda dizem que o pig nao controla ? tem a santa paciencia eles pensam que somos idiota? agora sobre as manifestaçoes golpistas contra a copa , isso é orquestrada pela direita branca para derrubar o governo , a finalidade é sempre a mesma. é so olhar essas manisfestaçoes , so tem branquinho de olhos azuis rosnando e quebrando tudo que estao na reta. e depois dizem que sao o povo das favelas que sao baderneiros.
Rogério Tomaz Jr.
25/05/2014 - 14h10
querem ser mais realistas que o rei… no dia que o IBGE anunciou o recuo do desemprego, a EBC falou em estabilidade, quando até a VEJA falou em queda!!!
enganado
25/05/2014 - 10h33
Alguém DUVIDA que NÃO ROLOU GRANA? Rolou sim!!! E que a GRANA vem da tv globo e do PSDB! Me desmintam, vamos, estou procurando um corajoso de mãos limpas e passado ilibado vindo da DIREITA que me prove ao contrário.
“O BRASIL tem DONO e as ordens emanam da CASA do TERROR=CASA BRANCA”
Joao Appratto Appratto
25/05/2014 - 12h47
ADEMIR, JÁ VAI TARDE !!!
Francisco A M Alencar
25/05/2014 - 12h35
Ademir Cleto, vá de helicóptero do Perilo, dê repente você assume a propriedade do pó.
Mari Andreasi
25/05/2014 - 11h50
Lamentável. ..
Luzeneide Fernandes
25/05/2014 - 11h47
já está dando nojo, estes manifestos, o culpado de tudo agora é a COPA ….
Marcos Luís Boriero
25/05/2014 - 11h34
Canalhas!
Nelma F. Santos
25/05/2014 - 11h18
Querem mesmo é a volta do entreguismo . Raciocínio zero !
Ademir Cleto
25/05/2014 - 11h12
Vamos aos estádios de jegue como disse LULADRÃO ou de Trem Bala prometido por DILMENTIRA ???
mineiro
25/05/2014 - 12h12
vai montado no playboi candidato de voces , e quem sabe voce e ele consegue alguns votos para laia de voces. porque a coisa ta feia para o lado golpista de voces.
Odenir Batista
25/05/2014 - 10h26
Dá raiva do PT nestas horas, a SECOM é uma Bosta !!! O “Dilma Bolada” como dito pelo DCM faz 20X o que a SECOM quando se trata de Positivar a imagem do Governo.
Vivemos num País onde quase todas as mídias são de OPOSIÇÃO, o maior exemplo é a TV Justiça administrado por uma Fundação de sobrenome ” Azeredo” … some isso a mais esta noticia … é pra acabar com o DOmingo de qualquer Brasileiro que se preocupa com o POVO !!!
Lair Amaro
25/05/2014 - 10h20
Não seria um efeito do clima de já-ganhou?