Menu

Ameaça de Trump de tarifa de 10% faz renminbi cair e sacode mercados chineses

Ações chinesas recuam e o renminbi enfraquece após declarações de Trump, alimentando temores de novas tensões comerciais entre Estados Unidos e China O renminbi enfraqueceu e as ações chinesas caíram após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que poderia impor uma tarifa de 10% contra a China a partir do próximo mês. O índice […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O horizonte de Xangai. Donald Trump disse que a tarifa estava sendo considerada para punir a China pelo fluxo de fentanil para o México e o Canadá / FT montage/Bloomberg

Ações chinesas recuam e o renminbi enfraquece após declarações de Trump, alimentando temores de novas tensões comerciais entre Estados Unidos e China


O renminbi enfraqueceu e as ações chinesas caíram após o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmar que poderia impor uma tarifa de 10% contra a China a partir do próximo mês.

O índice CSI 300, que reúne empresas listadas em Xangai e Shenzhen, registrou uma queda de 1% na tarde de quarta-feira. O índice Hang Seng de Hong Kong recuou 1,8%, puxado pelas empresas chinesas listadas no território.

O renminbi offshore, que opera livremente das limitações impostas pelas autoridades financeiras chinesas, desvalorizou 0,3% na quarta-feira, chegando a 7,29 por dólar.

O dólar dos EUA se fortaleceu 0,15% em relação a uma cesta de moedas, incluindo a libra esterlina e o iene japonês.

A China havia em grande parte evitado ser alvo direto de Trump durante seu primeiro dia frenético no cargo, no qual ele sugeriu tarifas de 25% sobre os maiores parceiros comerciais dos EUA, Canadá e México, levando os investidores a reduzirem as apostas sobre a retomada da guerra comercial iniciada em seu primeiro mandato.

Trump disse que a tarifa de 10% estava sendo considerada como punição à China pelo fluxo do opiáceo fentanil para o México e o Canadá. Os EUA acusam a China de enviar os produtos químicos usados na fabricação do fentanil para o México, onde cartéis utilizam esses insumos para produzir a droga.

Foi uma repetição de uma ameaça que o novo presidente já havia feito durante sua campanha.

Os investidores esperam amplamente que o dólar dos EUA continue a se valorizar em relação às moedas dos principais parceiros comerciais, incluindo a China, à medida que tarifas mais altas e taxas de juros mais baixas na China pressionam o renminbi.

Cerca de 27% dos gestores de fundos entrevistados em uma pesquisa do Bank of America apontaram o “longo dólar dos EUA” como o investimento mais popular em janeiro.

As ações no restante da Ásia apresentaram alta generalizada na quarta-feira. O índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 1,3%, enquanto o Topix, do Japão, avançou 0,9%. O índice de referência de Taiwan subiu 1%, e o Sensex, da Índia, registrou alta de 0,2%.

Durante a campanha presidencial, Trump também ameaçou impor uma tarifa separada de 60% sobre as importações chinesas.

Com informações de Financial Times*

, , , , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes