Menu

Depois de ouvir setores, Lula vai implementar medidas pra baixar preço dos alimentos

Governo Lula planeja intervenções para baratear alimentos após alta causada por exportações e problemas climáticos, prometendo colocar comida mais acessível na mesa do trabalhador Segundo informações da Folha, o ministro Rui Costa (Casa Civil) anunciou nesta quarta-feira (22) que o governo está trabalhando em “intervenções” para reduzir o preço dos alimentos no país. Durante o […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Lula promete comida barata e intervenção no preço dos alimentos / Agência Brasil

Governo Lula planeja intervenções para baratear alimentos após alta causada por exportações e problemas climáticos, prometendo colocar comida mais acessível na mesa do trabalhador


Segundo informações da Folha, o ministro Rui Costa (Casa Civil) anunciou nesta quarta-feira (22) que o governo está trabalhando em “intervenções” para reduzir o preço dos alimentos no país. Durante o comunicado, o ministro destacou que sugestões feitas por associações de supermercados serão levadas em consideração, embora os detalhes das ações ainda não tenham sido divulgados.

O presidente Lula (PT) já havia destacado o tema como uma de suas principais prioridades. Em discurso na segunda-feira (20), ele declarou: “União, proteção e comida barata na mesa do trabalhador”.

IPCA ao longo de 2024

Rui Costa afirmou que reuniões envolvendo os Ministérios da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda estão sendo organizadas para definir um conjunto de medidas que efetivamente ajudem a baratear os alimentos: “Vamos fazer algumas reuniões com Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Fazenda para buscar conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos.”

Ele também mencionou o impacto de condições climáticas adversas, como secas e chuvas que afetaram as safras no ano passado, mas demonstrou otimismo com a recuperação neste ano. Além disso, destacou o papel da exportação no aumento dos preços:

“A questão da exportação e do aumento do poder aquisitivo também pressionou o preço. Se aumenta o consumo as pessoas que vendem vão testando para ver se o consumidor se oferece a pagar cada vez mais.”

O ministro lembrou que, no final de 2024, o presidente Lula realizou reuniões com redes de supermercados, que sugeriram medidas para conter a alta dos preços, as quais serão implementadas ainda no primeiro bimestre deste ano.

, , , , ,
Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes