Menu

Trump prepara vendaval de ordens para sacudir Washington

Trump prepara um pacote de 100 ações executivas para seus primeiros dias no cargo, prometendo mudanças radicais na imigração, comércio, energia e políticas ambientais Donald Trump e seus principais assessores estão finalizando cerca de 100 ações executivas que ele assinará em seus primeiros dias no cargo, começando na próxima segunda-feira, enquanto o presidente eleito se […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Donald Trump planeja uma série de ordens executivas para os primeiros dias na Casa Branca / Reprodução

Trump prepara um pacote de 100 ações executivas para seus primeiros dias no cargo, prometendo mudanças radicais na imigração, comércio, energia e políticas ambientais


Donald Trump e seus principais assessores estão finalizando cerca de 100 ações executivas que ele assinará em seus primeiros dias no cargo, começando na próxima segunda-feira, enquanto o presidente eleito se apressa para implementar sua agenda populista e nacionalista.

As primeiras medidas de Trump, que prometeu ser um “ditador apenas no primeiro dia” de seu segundo mandato, incluem restringir a imigração, aumentar tarifas e desregular setores que vão desde energia até criptomoedas.

“Agirei com velocidade e força históricas para resolver todas as crises que nosso país enfrenta”, declarou Trump em um comício de apoiadores em Washington no domingo.

Trump e sua equipe têm como objetivo redefinir imediatamente a política dos EUA e começar a cumprir algumas das grandes promessas feitas aos eleitores durante a campanha, quando jurou reverter muitas das ações de Joe Biden.

“A intenção deles é causar choque e admiração para deixar os oponentes desnorteados”, disse Stephen Myrow, sócio-gerente da Beacon Policy Advisors e ex-funcionário do governo George W. Bush. “Eles passaram os últimos quatro anos, dia após dia, se preparando para a segunda-feira, com equipes de advogados planejando como alcançar o que desejam.”

As primeiras medidas servirão como teste para o quanto Trump acredita que pode agir unilateralmente sem o Congresso, dada sua visão de que presidentes dos EUA devem ter amplos poderes em comparação com outros ramos do governo.

Embora os detalhes das primeiras ações executivas ainda estejam sob sigilo, Trump e seus principais oficiais já sinalizaram suas prioridades. Ele quer declarar emergência nacional na fronteira sul, liberar recursos federais para deter migrantes que cruzam do México, limitar a capacidade de solicitar asilo e lançar o que descreveu como o maior esforço de deportação da história dos EUA.

Trump também deve agir rapidamente em relação às políticas comerciais americanas. Ele planeja pressionar parceiros comerciais a negociar em questões que vão desde migração até tráfico de drogas e até mesmo a venda da Groenlândia. Prometeu aplicar tarifas amplas sobre importações para incentivar a fabricação nos EUA e aumentar a receita do governo.

No campo da política externa, a implementação do acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas para interromper a guerra em Gaza será uma prioridade inicial. Analistas também esperam ordens executivas para impor novas sanções ao Irã e endurecer a aplicação das sanções existentes, como parte de sua política de “pressão máxima” sobre Teerã.

Entre outras promessas, Trump garantiu acabar com a luta entre Rússia e Ucrânia em seu primeiro dia no cargo, mas recentemente afirmou esperar resolver o conflito nos primeiros seis meses.

Trump também planeja fazer movimentos iniciais para fortalecer a indústria de petróleo e gás dos EUA, prometendo desmantelar as regulamentações ambientais e reiniciar licenças para terminais de exportação de gás natural liquefeito, além de reabrir terras protegidas no Alasca para perfuração.

“Ele está buscando o máximo impacto para redefinir sua marca e a política americana desde o primeiro dia”, concluiu Myrow.

Com informações do Financial Times*

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes