Menu

Gaza respira enquanto cessar-fogo escapa das mãos de Israel

Negociações de cessar-fogo em Gaza avançam em Doha, com promessa de retirada israelense e libertação de reféns, trazendo esperanças de uma solução sustentável para os palestinos O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, confirmou na terça-feira que as negociações de alto nível para um cessar-fogo em Gaza em andamento em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Catar diz que negociações de cessar-fogo em Gaza estão em "estágios finais" / Reprodução

Negociações de cessar-fogo em Gaza avançam em Doha, com promessa de retirada israelense e libertação de reféns, trazendo esperanças de uma solução sustentável para os palestinos


O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, confirmou na terça-feira que as negociações de alto nível para um cessar-fogo em Gaza em andamento em Doha chegaram a um estágio avançado.

“Posso confirmar que as negociações estão ocorrendo em alto nível aqui em Doha enquanto falamos. Acreditamos que estamos em um estágio avançado, possivelmente até no estágio final. No entanto, até que haja um anúncio oficial, devemos moderar nossa empolgação. No entanto, permanecemos esperançosos”, disse o porta-voz em uma coletiva de imprensa semanal.

Ele enfatizou que a implementação do cessar-fogo ocorrerá “imediatamente” assim que um acordo for alcançado. “Não temos um cronograma específico, mas os esforços continuam para finalizar o acordo”, acrescentou.

“O Catar reitera sua posição de que Gaza deve ser governada pelos gazenses. Estamos abertos a todas as opções viáveis que garantam uma solução adequada e sustentável para os palestinos”, observou.

A emissora estatal israelense Kan TV informou que o rascunho do acordo em discussão delineia um plano em três etapas. A primeira etapa inclui um cessar-fogo de 42 dias durante o qual 33 reféns — mulheres, crianças, idosos e pessoas com condições de saúde — seriam libertados. O exército israelense se retiraria de áreas densamente povoadas, permitindo que os gazenses deslocados retornassem às suas casas no norte de Gaza. Além disso, as forças israelenses desocupariam o Corredor de Filadélfia ao longo da fronteira com o Egito e o Corredor de Netzarim, separando o norte e o sul de Gaza.

No 16º dia do cessar-fogo, as negociações começariam sobre as fases subsequentes, que incluem a entrega de ajuda humanitária urgente a Gaza e a liberação de um número significativo de prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses, conforme o relatório.

Nos últimos meses, os esforços de mediação do Egito, Catar e Estados Unidos não conseguiram alcançar um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas desde a primeira trégua, que durou uma semana entre novembro e dezembro de 2023.

Com informações de Agências de Notícias*

, , , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes