Menu

Brasil respondeu por 40% da produção mundial de café em 2024

É um fenômeno curioso. O Brasil é, de longe, o maior produtor de café no mundo. Em 2024, a safra brasileira chegou a 66,3 milhões de sacas, ou 39,5% do total produzido no planeta. Para 2025, a previsão da USDA, agência agrícola dos EUA, é de uma safra parecida, de 66,4 milhões de sacas. Em […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem de Arthur Hidden, no Freepik

É um fenômeno curioso.

O Brasil é, de longe, o maior produtor de café no mundo. Em 2024, a safra brasileira chegou a 66,3 milhões de sacas, ou 39,5% do total produzido no planeta. Para 2025, a previsão da USDA, agência agrícola dos EUA, é de uma safra parecida, de 66,4 milhões de sacas.

Em segundo lugar, vem o Vietnã, que deve produzir 30,1 milhões de sacas este ano, ou 17% do total mundial.

Existem dois tipos de café no mundo, arábica e robusta. O arábica é um café um pouco mais caro, e responde pela maior parte do sabor e do aroma da bebida. Considerando apenas o arábica, o Brasil está produzindo quase metade da safra mundial.

O Vietnã, por sua vez, produz quase 40% da safra mundial de robusta.

O Brasil também produz bastante robusta (também conhecido como café conillon), sobretudo nos estados do Espírito Santo e Bahia.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Jovino

08/01/2025 - 13h33

Quando estudei lá no primário, prioritário o mercado interno, exportar somente o excedente.
A mudança explica o preço do ☕️ que nos é entulhado.

Yuri

08/01/2025 - 12h35

Café…mais um alimento que subiu de preço de pelo menos 10%.

E tem imbecis que repetem as idiotices da inflaçào de 4,70% do IBGE/Governo…


Leia mais

Recentes

Recentes