Menu

Terrorismo fiscal, inflação de alimentos e falta de “sonho” ameaçam legado de Lula III

61% dos brasileiros acreditam que a economia está no caminho errado, de acordo com pesquisa do Datafolha. Apenas 32% consideram o caminho certo, e 6% não souberam responder. A insatisfação prevalece em 70 dos 80 recortes analisados, com destaque entre jovens e pessoas com ensino superior. A informação, divulgada hoje, mostra que o governo Lula […]

19 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

61% dos brasileiros acreditam que a economia está no caminho errado, de acordo com pesquisa do Datafolha. Apenas 32% consideram o caminho certo, e 6% não souberam responder. A insatisfação prevalece em 70 dos 80 recortes analisados, com destaque entre jovens e pessoas com ensino superior.

A informação, divulgada hoje, mostra que o governo Lula III precisa resolver três importantes gargalos, que já estão corroendo a avaliação do governo e ameaçam o legado do presidente.

O primeiro é a falta de combate efetiva ao terrorismo fiscal da mídia. Mas esse é um problema menor, e o governo não pode fazer muita coisa além do dever de casa, o que já está fazendo.

O segundo problema, por outro lado, é o mais urgente todos, e o governo Lula deve ficar atento não apenas para resolvê-lo rapidamente, como para explicá-lo muito bem para a população: a inflação dos alimentos. É preciso explicar a inflação de cada alimento mais importante.

O terceiro problema, todavia, é o principal. Lula está ficando sem uma marca, e sobretudo sem uma marca para um momento muito interessante de sua trajetória. O governo precisa conquistar a classe média, caso queira ter chances de se reeleger e de ampliar a bancada do campo democrático. Para isso, será necessário construir um projeto de desenvolvimento capaz de mobilizar espiritualmente a sociedade. Ou seja, promover um sonho de país. Isso está faltando, e sem isso será difícil conter o crescente mau humor dos brasileiros com as estruturas ainda deficientes que ele enfrenta no dia a dia, sobretudo na esfera da mobilidade urbana.

Lula precisa vender a ideia de construir transporte sobre trilhos!

Entre os jovens de 16 a 24 anos, 71% veem a economia no caminho errado, enquanto entre pessoas com 60 anos ou mais, o índice é de 55%. No grupo com ensino superior, 68% discordam da trajetória atual, percentual que cai para 66% entre os que possuem ensino médio e para 50% entre os que têm apenas ensino fundamental.

Por faixa de renda, 67% dos que ganham mais de cinco salários mínimos estão insatisfeitos. O grupo com renda entre dois e cinco salários mínimos tem a maior taxa de insatisfação, com 69%. Já entre aqueles com renda de até dois salários mínimos, 55% compartilham dessa visão.

O levantamento ocorreu em 12 e 13 de dezembro de 2024, pouco após o anúncio de um pacote de ajuste fiscal, considerado insuficiente por economistas, e a elevação da taxa básica de juros pelo Banco Central para 12,25% ao ano. Foram realizadas 2.002 entrevistas em 113 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

Os empresários lideram o descontentamento, com 76% considerando o caminho errado, seguidos por empregados com carteira assinada (69%) e desempregados que procuram emprego (52%). Entre beneficiários do Bolsa Família, 53% discordam do rumo atual, enquanto entre os não beneficiários, o índice sobe para 64%.

Quando analisadas preferências político-eleitorais, 88% dos simpatizantes do PL discordam do caminho econômico, assim como 84% dos eleitores de Jair Bolsonaro em 2022. Entre evangélicos, o índice é de 71%.

Mesmo com baixos índices de desemprego, o pessimismo com a inflação e o poder de compra cresceu. A parcela que acredita em piora da inflação subiu de 51% para 67% em um ano. Aqueles que acham que o poder de compra dos salários diminuirá aumentaram de 30% para 39%.

Sobre o futuro do país, apenas 33% acreditam em melhora nos próximos meses, a menor taxa desde junho de 2022. Para 37%, a situação permanecerá como está, enquanto 28% esperam piora. Nos últimos meses, 45% percebem piora na economia, contra 35% um ano atrás. Já a fatia que acredita em melhora caiu de 33% para 22%.

O pessimismo com o desemprego também aumentou em relação ao ano anterior. Em dezembro de 2023, 39% acreditavam que o desemprego aumentaria; em 2024, esse número subiu para 46% no primeiro trimestre, mas atualmente está em 41%.

, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Romanelli

03/01/2025 - 06h42

O BRASIL, não de hoje, NÃO conta com instituições fortes (e dignas) pra fazerem frente a pressão do mercado ..constatada essa obviedade é o caso de refletirmos se deveríamos manter o cambio livre e um BC independente ..mas aqui a pergunta: e como reverter isso ?

DÓLAR forte significa perda de poder aquisitivo por aqui ..BC independente e refém do mercado significa JUROS altos, DESESTIMULO a investimentos pra aumento da oferta, e ESTIMULO à contenção da demanda c/aumento do endividamento e concentração de renda.

Diante essas complexidades falta-nos apenas uma bandeira ?

VC escolheu os trilhos, LULA a isenção do IR ..eu ficaria com o comprometimento CONSTITUCIONAL duma recuperação SÓLIDA do valor do salário mínimo, aliado a uma diminuição da divida da divida interna (nossa ultima fragilidade estrutural pós FMI-divisas)

luiz

02/01/2025 - 15h15

Acredito que a crise é de comunicação. A especulação fez o dólar disparar e o canalha do Presidente do Banco Central, Campos Neto, ajuda com as sucessivas altas da SELIC, sem qualquer justificativa. Lula precisa se comunicar com a sociedade. Desemprego em queda livre, ganho real de salários, comércio vendendo tudo, a economia está a pleno vapor. Essas pesquisas são muito estanhas. Tem algo errado ai. Não é possível. O governo foi cercado pela alcateia do centrão, dos rentistas e da mídia. Só uma comunicação bem feita despaz tudo isso. Os ajustes virão.

Ronei

02/01/2025 - 08h47

Concordo plenamente com o o titulo…este governo esta tocando o terror no bolso dos brasileiros.

Zebra

01/01/2025 - 23h13

Falta de sonho…kkkkk

A cenoura pendurada na frente da jumentada ainda funciona ? Kkkkkk

A esquerda brasileira é puro lixo… nenhuma novidade.

Tiago Silva

01/01/2025 - 22h37

Qualquer país que tiver o maior juros reais do mundo… vai estar em um caminho equivocado.

E a marca para o Governo Lula III seria colocar o Pobre no Orçamento e o Rico pra pagar Imposto (Imposto de Renda sobre Lucros/Dividendos, Herança, Patrimônio, etc)… o que também não foi alcançado.

EDUARDO PEREIRA

01/01/2025 - 19h14

Não é apenas por isso ou só por isso, mas a atuação politica do Bacen trabalhando pela sabotagem de tudo que pudesse dar certo e um Congresso viciado em receber grana e não ter que dar conta dela. Estão tentando , na marra e chantagem clara , fazer o que tentaram na decada de 60 após a renuncia do Jânio , criar um “parlamentarismo” a moda inglesa. O Lula ia ser o Rei mas não ia governar. Isso caberia ao Congresso . O 1º Ministro? Tanto faz se o Presidente da Câmara ou do Senado. Lula ia ser o chefe de Estado. E não mais o chefe do Governo. Ia so participar de TV e PodCast

Snow

01/01/2025 - 18h07

2-3 anos atrás o alho custava 15-20 R$ o quilo hoje vai de 30 a 35 R$…e a inflação dos últimos anos segundo o IBGE é de 4% ao ajo…kkkkkkk

E tem imbecis que repitem essa invenções e fazem até gráficos com os mesmis números inventados para criar fingir que acreditam em uma narrativa que eles mesmo confecionaram.

É o suco mais puro da idiotice terceiro mundista.

Paulino Camargo

01/01/2025 - 17h30

De que adianta tanto bla,bla, basta ir a um supermercado e os preços. Carne aumentou 100%, café 80% e muitos outros itens dispararam. De que adianta exportarem até a alma? O Governo não tem mais estoque regulador como tinha de arroz, feijão, café, carnes etc e etc.
Esta conversa fiada de que o desemprego está lá em baixo de nada adianta, pois, o que um trabalhador recebe é uma miséria. Basta ver quanto um cidadão com mulher dois filhos, paga aluguel, comida, remédio, roupa etc! Estes salários são uma mixaria que não dá nem para o básico.

Ewerton Siqueira

01/01/2025 - 17h16

O que os brasileiros estão pergunta entre outras é: Como é possível um país exportar tanto e o povo no geral estar na miséria? Outra detalhe para onde indo o Bilhões de dólares com um superavit formidável? Vejamos para começar: O preço da carne subiu cem por cento o café 80%. De que adianta exportar tanto e o brasileiros está vivendo na miséria. Parece que esta turma do governo nunca souberam o preço de nada, pois, suas compras são feita com Cartão Corporativo! Eles nunca foram a um supermercados para comprar com dinheiro do bolso deles, e ainda vem o governo correndo atrás de miséria como o caso do BPC. Estamos cami nhando para o abismo e estamos chegando lá, tá logo ali na esquina.

Kleiton

01/01/2025 - 12h59

A internet livre (por enquanto) acabou com o monopólio da narrativa do consórcio PT/Lula – Globo – STF.

Anos atrás podiam dizer tudo que queriam e a massa de jumentos crônicos acreditava ou fingia acreditar em troca de capim (bolsa farelo, salário senzala e aberrações de terceiro mundo afins).

Hoje é cada dia mais difícil impor narrativas, ainda conseguem no NE onde a taxa de analfabetismo, de atraso e ignorância é assustadora.

É por isso que esse vermes e a esquerda querem regular as redes sociais e calar que não é alinhado.

Esse lixo não reciclável que chamam com a sigla de PT e o tal de Da Silva estão com os dias contados para sumir.

Marcelo

01/01/2025 - 11h42

Miguel cadê a pesquisa do Radar Febraban? Ela é totalmentediferente desta da folha! Na melhor das hipóteses, você deveria ter pegado uma média entre as duas pesquisas e seria muito mais real a realidade do sentimento do povo. A folha é um jornal perigoso, não da para confiar em nada daquele jornal.

Jhonny

01/01/2025 - 11h08

O “terrorismo fiscal” sao numeros que indicam claramente o tamanho do rombo que està sendo feito na parte baixa das costas dos brasileiros.

Quem està aterrorizando e esfolando vivos os brasilerios é este aglomerado de trogloditas, fascistoides e carnavaloides capiteaneados por um lavador de dinheiro publico aposentado que alguem tem coragem de chamar de governo.

Carlos Bananaro

01/01/2025 - 10h54

Como assim…segundo o IBGE, o Governo e a Globo o PIB nao é de 28,89% ao mes e a inflaçào de 0,01%…? Kkkkkkkkkkkkkkk

E tem imbecis que acreditam nessas asneiras e além de acreditar as repitem viu…

Willy

01/01/2025 - 10h51

O legado de Lula e do PT sao mais de 1 milhao de homicidios em 20 anos, o Mensalao, o Petrolao, o atraso civilizatorio imenso e a pobreza que continua aumentando….o resto é propaganda para imbecis cronicos.

Mandrake

01/01/2025 - 10h46

Como assim…segundo a propaganda do Governo a economia està bombando e tudo està uma maravilha…?!?!

https://www.poder360.com.br/poder-economia/empresas-tem-inadimplencia-recorde-e-dividas-de-r-156-bilhoes/#:~:text=Outubro%20de%202024%20registrou%20um,total%20de%20empresas%20no%20pa%C3%ADs.

Lula e o PT sao o lixo do lixo da historia do Brasil.

Ugo

01/01/2025 - 10h43

Um governo natimorto… ja foi dito aqui mesmo desde o começo e assim esta sendo.

O proprio fato que um elemento como Lula possa ser candidato a um cargo publico no ano de 2022 e que alguem tenha a coragem de votar nele depois de tudo que a gente viu nos ultimos anos é o xerox perfeito da desgraça civilizatoria e cultural dos brasileiros.

Uma tragicomedia sem fim.

Natailia

01/01/2025 - 10h39

Lula é um cadaver politico ha anos, foi tirado da cadeia e colocado onde està pelo consorcio STF/Globo/Bolsa Familieiros para fazer o papel de palhaço mais uma vez.

O plano dele mesmo era de encher a cara de pinga no pedalinho do sitio (reformado com o dinheiro roubado aos brasileiors) e no triplex de Guarujà (pago com o dinheiro roubado aos brasileiros) até bater as botas…o STF estargou os palnos dele.

La se vao mais 4 anos de apologia ao terceiro mundismo e centenas de bilhoes dos brasileiros jogados no lixo…a noticia boa é que em breve esse Rato de Esgoto e o PT somem para sempre.

Mais 4 anos jogados no lixo.

João Ferreira Bastos

01/01/2025 - 10h26

COMUNICAÇÃO

Na comunicação do governo, todo dia é 7X1


Leia mais

Recentes

Recentes