Menu

O que Lavrov e o ministro suíço discutiram sobre a guerra na Ucrânia?

Lavrov e ministro suíço discutem a guerra na Ucrânia, mas o que realmente foi dito permanece um mistério O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, discutiu a guerra na Ucrânia com seu colega suíço, Ignazio Cassis, em um telefonema na quarta-feira, informou seu ministério nesta quinta-feira (19). A Suíça sediou uma conferência de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Será que a Suíça pode mediar a paz entre Rússia e Ucrânia após o diálogo? / AP

Lavrov e ministro suíço discutem a guerra na Ucrânia, mas o que realmente foi dito permanece um mistério


O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, discutiu a guerra na Ucrânia com seu colega suíço, Ignazio Cassis, em um telefonema na quarta-feira, informou seu ministério nesta quinta-feira (19).

A Suíça sediou uma conferência de paz em junho a pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy, para a qual a Rússia não foi convidada. Zelenskiy disse que espera organizar uma reunião de acompanhamento com a presença da Rússia, embora Moscou tenha dito em setembro que não participaria.

A declaração russa não disse se Lavrov e Cassis conversaram sobre a proposta de segunda conferência, mas observou que a Suíça era “um dos países que demonstravam interesse em facilitar um acordo”.

“À luz das tentativas de Berna de promover a ideia de um acordo baseado na ‘fórmula de V. Zelenskiy’, o lado russo destacou a absoluta insensatez de contar com a apresentação de ultimatos a Moscou para resolver a crise ucraniana, acordados nos bastidores pelo Ocidente e Kiev”, afirmou.

A agência disse que a ligação foi realizada por iniciativa da Suíça e que os dois lados concordaram em continuar os contatos.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse mais cedo na quinta-feira que Moscou estava pronta para negociações sobre o fim do conflito de 34 meses, que, segundo ele, deveriam ser baseadas nas “realidades” atuais no terreno e em um rascunho de acordo que foi discutido com a Ucrânia em negociações em Istambul logo após o início da guerra em 2022.

Zelenskiy disse que não havia acordo na época e que a Ucrânia estava respondendo a um ultimato russo.

Com informações da Reuters*

, , , , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes