Com mais de 1 milhão de GPUs, a xAI de Musk busca superar seus rivais e consolidar o Colossus como o maior supercomputador do mundo
A startup de inteligência artificial de Elon Musk, xAI, se comprometeu a expandir seu supercomputador Colossus em dez vezes, incorporando mais de 1 milhão de unidades de processamento gráfico (GPUs), em um esforço para reduzir a distância em relação aos concorrentes como Google, OpenAI e Anthropic.
O Colossus, construído em apenas três meses no início deste ano, acredita-se ser o maior supercomputador do mundo, operando um cluster com mais de 100.000 GPUs Nvidia interconectadas. Os chips são usados para treinar o chatbot de Musk, Grok, que é menos avançado e tem menos usuários do que o líder de mercado ChatGPT ou o Gemini do Google.
O trabalho para aumentar o tamanho da instalação em Memphis, Tennessee, já começou, de acordo com uma declaração da Greater Memphis Chamber na quarta-feira. A Nvidia, Dell e Supermicro Computer também estabelecem operações em Memphis para apoiar a expansão, disse a câmara de comércio, enquanto estabeleceriam uma “equipe de operações especiais xAI” para “fornecer serviço de concierge 24 horas à empresa”.
As empresas de IA estão correndo para garantir GPUs e acesso a data centers para fornecer o poder de computação necessário para treinar e operar seus modelos avançados de linguagem.
A OpenAI, criadora do ChatGPT, tem uma parceria de quase 14 bilhões de dólares com a Microsoft, que inclui créditos para poder de computação. A Anthropic, criadora do chatbot Claude, recebeu um investimento de 8 bilhões de dólares da Amazon e em breve terá acesso a um novo cluster com mais de 100.000 chips especializados de IA.
Em vez de formar parcerias, Musk, o homem mais rico do mundo, usou seu poder e influência dentro do setor de tecnologia para construir sua própria capacidade de supercomputação, embora ele esteja correndo atrás do prejuízo depois de fundar a xAI há pouco mais de um ano. A trajetória tem sido íngreme — a startup está avaliada em 45 bilhões de dólares e recentemente arrecadou mais 5 bilhões de dólares.
Musk está em intensa competição com a OpenAI, que ele ajudou a cofundar com Sam Altman, entre outros, em 2015. A dupla, no entanto, se desentendeu e Musk agora está processando a OpenAI, buscando bloquear sua transição de uma organização sem fins lucrativos para uma empresa mais tradicional.
Um investidor da xAI disse que a velocidade com a qual Musk criou o Colossus foi o “feito” da empresa de IA, apesar de ter ofertas comerciais limitadas. “Ele construiu o supercomputador mais poderoso do mundo em três meses,” disse o investidor.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou em outubro que “havia apenas uma pessoa no mundo que poderia fazer isso”. Huang se referiu ao Colossus como “facilmente o supercomputador mais rápido do planeta, como um único cluster”, e disse que um data center desse tamanho normalmente levaria três anos para ser construído.
O projeto Colossus gerou controvérsia pela rapidez com que foi construído. Alguns acusaram o projeto de contornar permissões de planejamento e criticaram as exigências que ele impõe à rede elétrica da região.
“Nós não estamos apenas liderando da frente; estamos acelerando o progresso em um ritmo sem precedentes, garantindo a estabilidade da rede utilizando a tecnologia megapack,” disse Brent Mayo, gerente sênior de construções e infraestrutura da xAI, em um evento em Memphis, de acordo com a declaração.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!