Presidente chinês confirma visita ao Brasil para o G20; encontro com Lula promete fortalecer laços e abrir portas para novos acordos econômicos
O presidente chinês Xi Jinping confirmou sua vinda ao Brasil para participar da 19ª Cúpula do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro, e realizará uma visita de Estado ao país. A informação foi divulgada pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, nesta sexta-feira (8).
Antes de chegar ao Brasil, Xi estará presente na 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC em Lima e fará uma visita de Estado ao Peru entre os dias 13 e 17 de novembro, a convite da presidente peruana Dina Ercilia Boluarte Zegarra.
De acordo com Hua, a presença de Xi Jinping no Brasil ocorrerá entre os dias 17 e 21 de novembro, em resposta ao convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A visita representa um marco nas relações entre Brasil e China, que têm se intensificado nos últimos anos, com cooperações em diversas áreas como comércio, tecnologia e investimentos.
Brasil e China discutem parceria em economia digital e inovação
Para impulsionar a economia digital e ampliar a parceria entre Brasil e China, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu o administrador da Administração Nacional de Dados da China, Liu Liehong, nesta quinta-feira (8), em audiência em Brasília. O representante da China está no Brasil em diálogo com diversos ministérios para a construção de políticas públicas entre os dois países.
Luciana Santos iniciou a reunião destacando as relações e cooperações entre Brasil e China nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e economia digital. “Nossa cooperação é de longa data e temos um programa exemplar entre nossos países na área espacial, por meio dos satélites da família CBERS”, ressaltou.
A ministra também lembrou que o MCTI tem uma relação próxima com o Ministério de Indústria e Tecnologias da Informação da China. “Temos todo o interesse em abrir uma frente de ação com a Administração Nacional de Dados da China, considerando seu relevante papel na economia digital, infraestrutura digital e definição de uma estratégia nacional de dados”, afirmou.
Durante a conversa, foi reforçada a ampliação da parceria em áreas estratégicas com o governo chinês e associações de indústrias do setor para fomentar a cooperação científica, tecnológica e de inovação em áreas essenciais como semicondutores, GPUs, CPUs, Inteligência Artificial (IA) e infraestrutura de Computação de Alto Desempenho (HPC).
O administrador Liu Liehong explicou que a China se preparou muito para ser uma potência na economia digital e que isso é fundamental para o desenvolvimento econômico chinês. Ele também afirmou que o país dá muita importância a novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, e quer ampliar a cooperação com o Brasil.
Visita
“Nós temos interesse em trabalhar, fazer novos memorandos com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa visita é apenas uma preparação para a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil”, disse o administrador. O presidente chinês, Xi Jinping, se encontrará com o presidente Lula neste mês de novembro, durante a reunião entre os chefes de Estado do G20.
Por fim, Liu Liehong convidou a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital (Setad), comandada pelo secretário Henrique Miguel, a conhecer a infraestrutura chinesa de armazenamento de dados. “Queremos compartilhar nossa experiência com vocês”, concluiu.
Com informações do MCTI e do Global Times*
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!