No Rio Grande do Norte, 29,83% das empresas incluem mulheres em seu quadro societário, totalizando 102.445 negócios, dos quais 90,27% são classificados como microempresas.
Dados da Junta Comercial do Estado revelam que 25,75% das empresas são lideradas exclusivamente por mulheres, enquanto 70,17% são geridas por homens. Essas informações foram reportadas pela agência Saiba Mais.
Em uma comparação nacional, as mulheres correspondem a 34,4% dos proprietários de negócios, de acordo com um estudo do Sebrae que utilizou dados do IBGE de 2022.
O setor de serviços destaca-se como o principal campo de emprego para as mulheres, representando 53% das ocupações femininas nesse segmento.
Um exemplo de iniciativa nesse setor é o Caza Rosa, um espaço de coworking dedicado a mulheres que oferece um ambiente especializado.
Kaline Ferreira, gerente do estabelecimento, descreve que suas clientes são empreendedoras que procuram um ambiente sofisticado para atender seus clientes de maneira exclusiva.
Adicionalmente, a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo de 2023 identifica um aumento significativo nas intenções de investimento empreendedor por parte das mulheres.
O estudo mostra que 54,6% das mulheres planejam iniciar negócios nos próximos três anos, superando a proporção de homens com a mesma intenção em 2022.
Notavelmente, o perfil desses novos empreendedores é predominantemente composto por jovens de até 34 anos, incluindo um número considerável de mulheres pretas e pardas.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!