Menu

PSOL não elegeu nenhum prefeito nas 200 cidades onde concorreu

Nas eleições municipais de 2024, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) concorreu em 200 prefeituras em todo o Brasil, incluindo 14 capitais, mas não obteve sucesso em eleger qualquer candidato. De acordo com um levantamento do Poder360 baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla não conseguiu vencer em nenhuma das cidades disputadas. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
DIVULGAÇÃO

Nas eleições municipais de 2024, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) concorreu em 200 prefeituras em todo o Brasil, incluindo 14 capitais, mas não obteve sucesso em eleger qualquer candidato.

De acordo com um levantamento do Poder360 baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a sigla não conseguiu vencer em nenhuma das cidades disputadas.

A disputa mais notável do Psol ocorreu em São Paulo, onde o deputado federal Guilherme Boulos enfrentou o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB), que conseguiu a reeleição com 59,35% dos votos contra 40,65% de Boulos. Esta foi a única capital onde o PSOL avançou para o segundo turno. Nas demais capitais, todos os candidatos do partido foram eliminados já no primeiro turno.

Os resultados nas capitais foram os seguintes:

  • Em Vitória, Camila Valadão (Psol-ES) terminou em 5º lugar com 5,74% dos votos.
  • Dani Portela (Psol-PE) alcançou o 3º lugar no Recife com 3,78% dos votos.
  • Edmilson Rodrigues (Psol-PA), concorrendo em Belém, ficou em 3º lugar com 9,78% dos votos, mesmo sendo o atual prefeito.
  • Francinaldo Leão (Psol-PI) obteve apenas 0,51% dos votos em Teresina, colocando-o em 5º lugar.
  • Franklin (Psol-MA) em São Luís e Luso de Queiroz (Psol-MS) em Campo Grande ficaram em 7º e 6º lugar, respectivamente, com menos de 1% dos votos.
  • Em Salvador, Kleber Rosa (Psol-BA) foi o segundo mais votado com 10,43% dos votos.
  • Lucia Viana (Psol-TO) teve um desempenho modesto em Palmas, ficando em 4º lugar com 0,37% dos votos.
  • Marquito (Psol-SC) conseguiu 22,23% dos votos em Florianópolis, também alcançando o segundo lugar.
  • Niully Campos (Psol-SE) em Aracaju e Professora Andrea Caldas (Psol-PR) em Curitiba ficaram em posições inferiores, com menos de 5% dos votos.
  • Paulo Lemos (Psol-AP) em Macapá e Tarcísio Motta (Psol-RJ) no Rio de Janeiro, ambos terminaram em 3º lugar com aproximadamente 10% dos votos.

Além de Boulos, apenas outros três candidatos do Psol conseguiram se classificar para o segundo turno nas capitais, mas foram derrotados por prefeitos incumbentes buscando reeleição:

  • Dr. Furlan derrotou Paulo Lemos em Macapá.
  • Bruno Reis venceu Kleber Rosa em Salvador.
  • Topázio Neto superou Marquito em Florianópolis.

Fora das capitais, o partido alcançou o segundo turno apenas em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde Yuri Moura também foi derrotado. No geral, das 14 capitais disputadas, o Psol não alcançou mais de 10% dos votos em 11 delas. Esses resultados demonstram a dificuldade da sigla em ganhar terreno nas eleições municipais de 2024.

, , ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes