No primeiro e único debate presidencial antes das eleições, a candidata democrata Kamala Harris confrontou o ex-presidente Donald Trump, abordando temas como aptidão para o cargo, restrições ao aborto e as questões legais de Trump.
Harris, ex-promotora de 59 anos, questionou a postura de Trump, que tem 78 anos, desde o início do encontro. O debate aconteceu a oito semanas das eleições, com votação antecipada próxima de começar em alguns estados.
Em um momento de destaque, Harris sugeriu que as pessoas deixam os comícios de Trump “por exaustão e tédio”. Trump rebateu dizendo que seus comícios são “os maiores e mais incríveis da história da política”.
Durante o debate, ele também afirmou que imigrantes estariam comendo animais de estimação em Ohio, uma alegação que foi imediatamente descartada por Harris. Essa informação também foi reforçada pelo vice de Trump, o senador JD Vance.
Os dois candidatos discutiram imigração, política externa e saúde, mas sem muitos detalhes sobre propostas específicas.
Enquanto Harris focava suas críticas em Trump, parte do partido republicano demonstrou preocupação com o desempenho do ex-presidente, especialmente depois que ele repetiu alegações infundadas sobre fraude nas eleições de 2020.
Trump também classificou Harris como “marxista” e atribuiu, sem provas, o aumento de crimes violentos aos migrantes.
Marc Short, ex-chefe de gabinete do vice-presidente Mike Pence, criticou Trump por explorar teorias de conspiração durante o debate. Após o encontro, a cantora Taylor Swift manifestou apoio público a Harris e a seu vice, Tim Walz, o que pode ter impactado a percepção popular, de acordo com dados do PredictIt, que mostraram uma queda nas probabilidades de vitória de Trump.
Trump indicou que não considera necessário um segundo debate, acreditando já ter vencido o primeiro confronto. Durante o encontro, os candidatos apertaram as mãos, um gesto inesperado, especialmente significativo para Harris, que entrou na disputa presidencial após a desistência de Joe Biden.
Trump negou envolvimento no Projeto 2025, um plano associado a alguns de seus assessores e que foi mencionado por Harris no debate.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!