Menu

China cria espaços de conforto para trabalhadores de aplicativo

No calor escaldante do verão, grupos de trabalhadores de escritório são vistos correndo pelas ruas de Pequim, ainda mais apressados do que o normal. Está quente demais para ficar do lado de fora. Durante os dias de intenso calor, a maioria das pessoas prefere permanecer no ar condicionado dos escritórios. Se precisarem de qualquer coisa, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Postos de descanso inteligentes, impulsionados por tecnologia de ponta, oferecem suporte essencial aos trabalhadores ao ar livre, melhorando suas condições de trabalho e qualidade de vida nas grandes cidades chinesas / XINHUA

No calor escaldante do verão, grupos de trabalhadores de escritório são vistos correndo pelas ruas de Pequim, ainda mais apressados do que o normal. Está quente demais para ficar do lado de fora.

Durante os dias de intenso calor, a maioria das pessoas prefere permanecer no ar condicionado dos escritórios. Se precisarem de qualquer coisa, desde comida e bebidas até material de escritório ou o que desejarem no momento, alguns toques na tela do celular bastam, graças ao próspero negócio de entregas da China.

No entanto, os entregadores desses itens precisam trabalhar ao ar livre, faça chuva ou sol, no calor sufocante do verão ou no frio rigoroso do inverno.

Recentemente, surgiram estações de descanso inteligentes, que oferecem abrigo a trabalhadores ao ar livre, como entregadores, operários da construção civil e varredores de rua, protegendo-os das condições climáticas extremas e da fadiga.

“Nosso horário de pico geralmente ocorre entre 10h30 e 15h30, porque é quando a maioria das pessoas pede almoço ou chá da tarde. Mas também é o período mais quente do dia”, disse um entregador de sobrenome Wang à Beijing Review. “Então, refrescar-se por uma hora, das 16h às 17h, em uma estação de descanso inteligente se tornou parte da minha rotina. Sem a estação, eu estaria exausto neste verão.”

O ponto de descanso favorito de Wang fica dentro de uma agência do Banco Industrial e Comercial da China, um dos “Quatro Grandes” bancos estatais do país, no distrito de Xicheng, em Pequim.

Além de ar condicionado, a estação também oferece Wi-Fi, carregadores de celular, bebidas engarrafadas, lanches, toalhas, medicamentos básicos, guarda-chuvas e amplo espaço para descansar. A maioria desses produtos e serviços está disponível gratuitamente ou a preços extremamente baixos, desde que o usuário esteja legalmente registrado como trabalhador ao ar livre.

“Algumas estações maiores têm até micro-ondas, geladeiras, impressoras e audiolivros”, disse Wang. A maioria de seus colegas de trabalho agora consegue chegar a uma estação próxima em um trajeto de scooter elétrica de 15 minutos, algo que Wang acredita ser de grande importância na prevenção de insolação, desidratação e esgotamento geral.

Um entregador ouve um audiolivro em um posto de descanso inteligente no distrito de Chaoyang, Pequim / XINHUA

Compartilhar é se importar

Os postos de descanso foram criados por filiais locais da Federação Chinesa de Sindicatos (ACFTU), o principal órgão sindical do país.

Em julho passado, a ACFTU lançou o “Projeto Duplo 15”, com o objetivo de criar 150.000 estações de descanso em todo o país até o final de 2023. O projeto visava garantir que os trabalhadores ao ar livre pudessem chegar a uma dessas estações em uma caminhada de 15 minutos nas principais cidades e centros urbanos do país.

A maioria das estações foi estabelecida em colaboração com instituições públicas amplamente distribuídas, como bancos, correios, centros comunitários, bibliotecas e provedores de serviços de Internet. Muitas áreas suburbanas também optaram por construir estações independentes.

De acordo com um relatório da ACFTU divulgado no final de 2023, a China já construiu 184.200 estações, atendendo 147 milhões de trabalhadores e recebendo uma média diária de 3,27 milhões de trabalhadores ao ar livre.

Além dos serviços básicos, algumas estações agora ampliaram suas ofertas, unindo-se a comunidades locais para organizar atividades como a distribuição de refeições gratuitas para trabalhadores ao ar livre, apresentações culturais e palestras gratuitas. Essas iniciativas apoiam ainda mais os trabalhadores e enriquecem suas vidas culturais.

Para tornar a vida mais conveniente para os trabalhadores ao ar livre que trabalham longas horas, o sindicato da província de Guangdong, no sul da China, até ofereceu ajuda para que eles pudessem solicitar serviços públicos nas estações.

Os trabalhadores podem depositar seus documentos de inscrição em um armário eletrônico dentro da estação e, em seguida, selecionar o tipo de serviço de que precisam. Isso pode incluir desde o registro de imóveis ou veículos até a atualização do seguro social; voluntários supervisionam os procedimentos. Após a conclusão, os candidatos recebem uma notificação por celular e podem recuperar seus documentos.

“A maioria dos trabalhadores ao ar livre precisa trabalhar durante o horário de expediente dos departamentos governamentais”, disse um funcionário do sindicato de Guangdong ao portal de notícias Worker.cn. “Dessa forma, os trabalhadores não precisam sacrificar suas valiosas horas de trabalho para lidar com longos procedimentos de inscrição.”

Gestão de alta tecnologia

Com a rápida disseminação das estações de descanso permanentes e os planos para construir ainda mais, cada vez mais filiais locais da ACFTU estão aplicando tecnologia de ponta para reduzir os custos de recursos humanos e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade do serviço.

“Só em Pequim há mais de 1.200 postos de descanso que oferecem serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, aos trabalhadores ao ar livre”, disse Zhang Liang, vice-presidente da Federação de Sindicatos de Pequim, em uma coletiva de imprensa em 26 de julho. Ele acrescentou que a inteligência artificial (IA) é amplamente utilizada para gerenciar os postos e seus serviços.

A IA permite que a estação funcione sem funcionários humanos durante todo o dia. A tecnologia é empregada de diversas maneiras, incluindo controle de acesso, monitoramento e sensoriamento remoto. Trabalhadores ao ar livre podem entrar na estação escaneando um código QR via Weixin (um superaplicativo onipresente na China). O sistema então abre automaticamente a porta e acende as luzes, enquanto fornece instruções de voz para os serviços requisitados. Tecnologias de reconhecimento facial e de voz são usadas para realizar pagamentos e destrancar armários, e dispositivos alimentados por IA entregam produtos e respondem a perguntas dos trabalhadores.

Além disso, a IA permite o gerenciamento remoto da estação, enviando atualizações e alertas em situações específicas, além de sinalizar a necessidade de limpeza da estação.

Além de reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço, a aplicação da IA estendeu o horário de funcionamento de muitos postos de descanso de oito a 10 horas por dia para 24/7. Por isso, muitas províncias estão intensificando esforços para tornar mais desses postos “mais inteligentes”.

“Às vezes temos que trabalhar em turnos noturnos; saber que há uma estação inteligente por perto nos tranquiliza”, disse Wang. “É como ter uma segunda casa móvel nesta metrópole. Sempre que chego a uma estação na escuridão total da noite, ela se acende para me dar as boas-vindas.”

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes