Menu

A conversa entre Lula e Biden sobre a Venezuela

Em uma conversa ocorrida nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a situação na Venezuela após as eleições presidenciais realizadas no último domingo (29). Biden confirmou o diálogo por meio de uma publicação em sua conta no X, anteriormente conhecido como Twitter. […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Conversa entre Lula e Biden aborda tensão sobre resultados eleitorais na Venezuela REUTERS / Kevin Lamarque

Em uma conversa ocorrida nesta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a situação na Venezuela após as eleições presidenciais realizadas no último domingo (29). Biden confirmou o diálogo por meio de uma publicação em sua conta no X, anteriormente conhecido como Twitter.

Leia +: Lula reitera que só vai cumprimentar Maduro após divulgação das atas eleitorais

“Hoje, conversei com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Brasil para tratar de uma série de questões bilaterais e regionais, incluindo a situação política emergente na Venezuela após a eleição presidencial”, escreveu Biden na noite de terça-feira (30).

Um dos tópicos abordados pelos presidentes, segundo Biden, foi a liberação das atas e documentos que comprovem a legalidade da vitória de Nicolás Maduro nas recentes eleições presidenciais na Venezuela. “Concordamos com a necessidade de uma liberação imediata de dados de votação completos, transparentes e detalhados no nível das seções eleitorais pelas autoridades eleitorais venezuelanas”, declarou.

Biden finalizou a postagem comprometendo-se a continuar coordenando de perto a questão: “E nos comprometemos a permanecer em estreita coordenação sobre o assunto”.

Mais cedo, Lula já havia comentado sobre a divulgação dos dados, sugerindo que, para “resolver a briga”, as autoridades locais devem apresentar as atas de votação. No entanto, o presidente afirmou estar convencido de que o processo é “normal”.

Após as eleições presidenciais realizadas no domingo, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela anunciou Nicolás Maduro como vencedor do pleito, apto a exercer seu terceiro mandato de 2025 a 2030. De acordo com o CNE, Maduro obteve 51,21% dos votos, enquanto Edmundo González, o segundo colocado, alcançou 44%. O resultado foi contestado pela oposição, que alegou fraude nas urnas.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes