Sete cidades brasileiras estão sob ameaça de inundação pelo aumento do nível do mar, um resultado direto da emergência climática.
As cidades identificadas são Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, São Luís e Santos. Estas localidades, juntas, têm uma população de aproximadamente 2 milhões de pessoas em risco.
A organização não governamental Climate Central, que monitora o impacto das mudanças climáticas, incluiu esses municípios em um estudo global que mapeou 100 cidades em 39 países diferentes.
Os dados, divulgados pela rádio CBN, são baseados nas pesquisas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).
Nos últimos 30 anos, observou-se um aumento de 9 centímetros no nível do mar, com projeções de aumento de até 80 centímetros até o ano de 2100. Isso afetaria cerca de 800 milhões de pessoas globalmente.
A pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) destacou uma elevação específica de 20 centímetros no nível do mar no estado de São Paulo nos últimos 73 anos, prevendo um aumento de até 36 centímetros até 2050, baseado nos níveis atuais de emissão de gases de efeito estufa.
Diversas medidas de adaptação já estão sendo implementadas nas cidades afetadas. O Rio de Janeiro, por exemplo, firmou uma parceria com a NASA para monitoramento do nível do mar.
Em Recife, áreas de risco estão sendo evacuadas, enquanto Fortaleza planeja a construção de um lago subterrâneo para mitigar o avanço das águas.
carlos
21/06/2024 - 10h33
Brincar com a natureza, dá nisso aí, o povo tem que saber, conviver com a natureza, o que é diferente, de transformar a natureza, por exemplo, energia eólica, aproveitando o vento, energia solar aproveitando o sol, isso é conviver, com a natureza, agora agredir a natureza, é fatal, você aproveita as condições que ela lhe oferece, e diferente.