Menu

China ostenta 4.400 empresas de IA enquanto o setor lidera a transformação industrial

Existem mais de 4.400 empresas de inteligência artificial (IA) na China, com a indústria principal atingindo uma escala de 500 bilhões de yuans (US$ 68,87 bilhões), à medida que a IA se tornou uma importante força motriz e tecnologia estratégica para uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial, segundo um relatório divulgado na […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto AI: VCG

Existem mais de 4.400 empresas de inteligência artificial (IA) na China, com a indústria principal atingindo uma escala de 500 bilhões de yuans (US$ 68,87 bilhões), à medida que a IA se tornou uma importante força motriz e tecnologia estratégica para uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial, segundo um relatório divulgado na quinta-feira.

Com base na inovação independente, a China estabeleceu sistemas tecnológicos de IA, ecossistemas industriais e alianças empresariais em áreas que incluem chips inteligentes, grandes modelos de linguagem (LLM), sistemas operacionais e plataformas de aprendizagem profunda, conforme indicado pelo relatório divulgado pelo Instituto Chinês de Novas Tecnologias. Estratégias de Desenvolvimento de IA de Nova Geração na Expo Mundial de Inteligência de 2024, no município de Tianjin, no norte da China.

“Desde 2022, o desenvolvimento da IA na China entrou na fase de Inteligência Artificial Geral (AGI) liderada por LLMs, dando um forte impulso a toda a economia”, disse Liu Gang, economista-chefe do instituto, ao Global Times na quinta-feira.

A IA não só contribuiu para a transformação e modernização das indústrias tradicionais, mas também impulsionou o desenvolvimento das indústrias emergentes. Como resultado, a tecnologia capacita a produção da China e ajuda a melhorar a estrutura econômica, contribuindo para a transição econômica do país para um desenvolvimento compacto a partir de um modelo de desenvolvimento extensivo anterior, afirmou Liu.

A escala total da principal indústria de IA da China atingiu 578,4 bilhões de yuans no final de 2023, um aumento de 13,9% em termos anuais. Cidades e províncias, incluindo Pequim, a província de Guangdong, no sul da China, Xangai, e as províncias de Zhejiang e Jiangsu, no leste da China, mostraram uma competitividade mais forte no setor, de acordo com o relatório.

A China atribuiu grande importância ao desenvolvimento da IA nos últimos anos para se transformar em um importante centro global de inovação em IA. Tecnologias como reconhecimento facial, reconhecimento de voz, robôs inteligentes, realidade virtual e veículos sem motorista têm sido amplamente utilizadas em diversos cenários de aplicação.

No domínio da condução autônoma, os veículos com tecnologia de IA podem escolher automaticamente a rota ideal, manter uma velocidade adequada e passar suavemente por trechos de estrada complexos. No setor médico, os robôs cirúrgicos habilitados para IA podem ajudar a aumentar a precisão e a exatidão das operações, o que contribui para reduzir a dor pós-operatória e encurtar as internações hospitalares.

Via Global Times

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes