Menu

Críticas de Netanyahu às entregas de armas dos EUA são ‘irritantes’, diz Casa Branca

As críticas do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, esta semana, sobre as entregas de armas dos EUA ao seu país são “irritantes”, disse a Casa Branca na quinta-feira. “Esses comentários foram profundamente decepcionantes e certamente irritantes para nós, dada a quantidade de apoio que temos e continuaremos a fornecer”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O conselheiro de comunicações de segurança nacional da Casa Branca dos EUA, John Kirby, fala durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca em Washington, EUA, 17 de junho de 2024. REUTERS/Elizabeth Frantz

As críticas do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, esta semana, sobre as entregas de armas dos EUA ao seu país são “irritantes”, disse a Casa Branca na quinta-feira.

“Esses comentários foram profundamente decepcionantes e certamente irritantes para nós, dada a quantidade de apoio que temos e continuaremos a fornecer”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalistas.

Numa declaração em vídeo, Netanyahu disse que embora apreciasse o apoio dos EUA durante a guerra de Gaza, “é inconcebível que nos últimos meses a administração tenha retido armas e munições a Israel”.

Os Estados Unidos, no entanto, disseram que há apenas um carregamento de bombas de 2.000 libras que está sob revisão devido a preocupações sobre a sua utilização em áreas densamente povoadas.

Kirby disse separadamente que o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, deverá se encontrar com seu homólogo israelense, Tzachi Hanegbi, e com o ministro de Assuntos Estratégicos, Ron Dermer, na quinta-feira.

Washington é o principal apoiante militar de Israel, mas a Casa Branca manifestou frustração com o crescente número de mortes de civis em Gaza, onde Israel conduziu mais de oito meses de operações contra o Hamas.

A guerra foi desencadeada por um ataque sem precedentes, em 7 de outubro, perpetrado por militantes palestinos no sul de Israel, que resultou na morte de 1.194 pessoas, a maioria civis, segundo um balanço da AFP baseado em números oficiais israelitas.

A ofensiva retaliatória de Israel em Gaza matou pelo menos 37.431 pessoas, também a maioria civis, de acordo com o ministério da saúde no território governado pelo Hamas.

Via Agência France-Presse

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes