Menu

Gigante chinesa lança drone de carga que tem potencial de eliminar dependência do transporte rodoviário

A Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC) anunciou o voo inaugural bem-sucedido do novo drone comercial de carga, o HH-100, realizado no aeroporto de aviação geral Lantian, em Xian, na província de Shaanxi. O evento marca um passo significativo para Pequim na expansão do mercado de drones, no fortalecimento do setor de veículos […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
AVIC via Xinhua

A Corporação da Indústria de Aviação da China (AVIC) anunciou o voo inaugural bem-sucedido do novo drone comercial de carga, o HH-100, realizado no aeroporto de aviação geral Lantian, em Xian, na província de Shaanxi.

O evento marca um passo significativo para Pequim na expansão do mercado de drones, no fortalecimento do setor de veículos não tripulados e na diminuição brutal da dependência do transporte rodoviário.

O HH-100, descrito pela AVIC como “alta carga útil e baixo custo“, demonstrou performance conforme os requisitos durante seu voo teste.

Este drone possui capacidade máxima de decolagem de 2.000 kg e pode transportar até 700 kg de carga útil, alcançando uma velocidade máxima de cruzeiro de 300 km/h e operando a uma altitude máxima de 5.000 metros.

Destinado inicialmente à logística de ramal, ou entregas de curto alcance, o HH-100 também pode ser utilizado em operações como combate a incêndios florestais, entrega de materiais de socorro e modificação do clima, conforme mencionado pela AVIC.

O crescimento da indústria civil de drones na China foi de 32% no último ano, atingindo 117,4 bilhões de yuans (aproximadamente 16,2 bilhões de dólares).

O país agora hospeda mais de 2.300 empresas de drones civis e a produção em massa de mais de 1.000 produtos de drones, segundo dados do Centro Chinês para o Desenvolvimento da Indústria da Informação.

Analistas apontam que a abundância de materiais de baixo custo e a vantagem competitiva em baterias de lítio na China são cruciais para o desenvolvimento contínuo do setor.

O mercado de baixa altitude do país foi avaliado em mais de 500 bilhões de yuans em 2023, com expectativas de ultrapassar 1 trilhão de yuans até 2026.

A AVIC, ao concluir o voo inaugural do HH-100, reafirma o compromisso da China em solidificar sua economia de baixa altitude e desenvolver estrategicamente a indústria emergente de drones comerciais.

Com informações da SCMP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes