Na última sexta-feira, cientistas e engenheiros de foguetes na China realizaram um teste crítico no sistema de propulsão do futuro veículo de lançamento Longa Marcha 10, planejado para missões tripuladas à Lua.
O teste de ignição ocorreu na instalação de testes de motores no distrito de Fengtai, em Pequim, onde três motores YF-100K operaram continuamente, produzindo um empuxo combinado de 382 toneladas métricas.
Os motores YF-100K são projetados para fornecer a força principal de elevação para o foguete, que está em fase de pesquisa e desenvolvimento pela Academia Chinesa de Tecnologia de Veículos de Lançamento, uma subsidiária da China Aerospace Science and Technology Corp.
O Longa Marcha 10, descrito como um novo tipo de veículo de lançamento, será encarregado de lançar a nova geração de espaçonaves tripuladas do país e seu módulo de pouso lunar.
O foguete, com altura de 92,5 metros — equivalente a um edifício residencial de 32 andares —, terá um peso de decolagem de 2.189 toneladas e um empuxo de 2.678 toneladas. Será capaz de transportar espaçonaves de pelo menos 27 toneladas para uma trajetória de transferência Terra-Lua.
O plano da China para sua primeira expedição lunar tripulada inclui dois lançamentos do Longa Marcha 10 do Centro de Lançamento Espacial de Wenchang, na província de Hainan.
Esses lançamentos transportarão um módulo de pouso e uma espaçonave tripulada até a órbita lunar, onde se encontrarão e atracarão um com o outro. Após o encontro, dois tripulantes entrarão no módulo de pouso, que então iniciará o procedimento de descida para um pouso suave na Lua.
Na superfície lunar, os astronautas usarão um veículo espacial para realizar tarefas científicas e coletar amostras.
Após completar suas missões, eles retornarão ao módulo de pouso, que os levará de volta à nave espacial em órbita. Finalmente, os astronautas transportarão as amostras coletadas para a nave, que então iniciará o retorno à Terra.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!