Menu

Monotrilho elétrico da China chega ao Brasil!

BYD da China utiliza tecnologia de veículos elétricos para fabricar monotrilhos de recarga rápida. Após acordo no Brasil, montadora busca mais contratos de transporte público no exterior. Veículos elétricos não são o único negócio sobre rodas que está crescendo para a BYD da China. Um navio carregando cinco carros de monotrilho da BYD zarpou em […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O SkyShuttle da BYD conecta a sede da empresa com a estação ferroviária de alta velocidade Shenzhen Pingshan. (Foto por Shizuka Tanabe)

BYD da China utiliza tecnologia de veículos elétricos para fabricar monotrilhos de recarga rápida.

Após acordo no Brasil, montadora busca mais contratos de transporte público no exterior.

Veículos elétricos não são o único negócio sobre rodas que está crescendo para a BYD da China.

Um navio carregando cinco carros de monotrilho da BYD zarpou em maio da província de Jiangsu, na China, com destino ao Brasil. Os carros serão usados em uma linha de 17,7 quilômetros em construção pelo Metrô de São Paulo. A linha deve começar a operar já em 2026.

Monotrilhos são sistemas de transporte onde os veículos andam sobre um único trilho, geralmente elevado, sendo uma solução eficiente e de baixo custo para transporte público urbano em cidades densamente povoadas. Eles são mais frequentemente utilizados como alternativa aos metrôs subterrâneos e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), oferecendo vantagens em termos de construção e operação em ambientes urbanos. A principal diferença é que os monotrilhos utilizam um trilho único, geralmente elevado, enquanto os metrôs geralmente são subterrâneos e os VLTs operam em trilhos de superfície compartilhados com outros veículos.

Em uma cerimônia na fábrica da província de Sichuan em abril para marcar a primeira entrega, o Vice-Presidente da BYD, Ren Lin, disse que a empresa atribui grande importância a este projeto com o Brasil.

A BYD vê o pedido como uma oportunidade para intensificar sua investida em mercados estrangeiros. Índia e África estão entre as regiões mais promissoras, disse um representante da empresa.

Algumas das tecnologias que impulsionaram o sucesso da BYD com veículos elétricos, como baterias e comunicações sem fio, estão sendo aplicadas em seus monotrilhos.

O mercado global de sistemas de monotrilho deve crescer para US$ 6,8 bilhões em 2027, um aumento de cerca de 20% em relação a 2021, de acordo com um relatório da Mordor Intelligence, que observa a demanda por essa opção de transporte relativamente de baixo custo e eficiente em países em desenvolvimento.

A BYD entrou no setor com um monotrilho construído para o campus de sua sede em Shenzhen em 2016. Em 2017, a empresa estabeleceu uma subsidiária para gerenciar a construção de estações e trilhos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes