O Departamento de Defesa dos Estados Unidos, através da DARPA, está desenvolvendo novas aeronaves não tripuladas, apelidadas de “carros voadores”.
Estas aeronaves, capazes de decolar e pousar verticalmente sem a necessidade de uma pista de pouso, devem iniciar testes de voo em 2026. O projeto agora avança para uma fase de avaliação de riscos e eficiência.
Os veículos, parte da família X, conhecidos como “X-plane“, foram desenhados para operar sob condições meteorológicas adversas e sem tripulação.
Companhias como Northrop Grumman e a subsidiária da Lockheed Martin, Sikorsky, estão entre os participantes do projeto. Um dos modelos, movido a bateria, utiliza hélices que se ajustam para a decolagem e o voo.
Steve Komadina, do programa de aeronaves experimentais da DARPA, mencionou em comunicado a imprensa que a próxima etapa é focada em “maneiras inovadoras de aumentar o peso da carga útil e o alcance/resistência” das aeronaves.
Os testes começarão com a avaliação dos projetos individuais dos fabricantes em meados de 2025, seguidos pela construção de protótipos e planos de testes detalhados.
Além de apoiar operações militares tradicionais, espera-se que as aeronaves também sejam úteis para a Marinha na identificação de ameaças, permitindo que navios armazenem e lancem múltiplas unidades facilmente. A Força Aérea, a Guarda Costeira e o Comando de Operações Especiais dos EUA também manifestaram interesse no programa.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!