Menu

Rússia, atingida por novas sanções dos EUA, interrompe comércio de dólar e euro na principal bolsa

Novas sanções dos EUA contra a Rússia forçaram uma suspensão imediata das negociações em dólares e euros em seu principal mercado financeiro, a Bolsa de Moscou. A bolsa e o banco central divulgaram comunicados na quarta-feira – um feriado público na Rússia – dentro de uma hora após Washington anunciar uma nova rodada de sanções […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Um homem passa por uma tela de informações dentro do escritório da Bolsa de Moscou, em Moscou, Rússia, em 28 de fevereiro de 2020. REUTERS/Maxim Shemetov/Foto de Arquivo.

Novas sanções dos EUA contra a Rússia forçaram uma suspensão imediata das negociações em dólares e euros em seu principal mercado financeiro, a Bolsa de Moscou.

A bolsa e o banco central divulgaram comunicados na quarta-feira – um feriado público na Rússia – dentro de uma hora após Washington anunciar uma nova rodada de sanções destinadas a cortar o fluxo de dinheiro e bens para sustentar a guerra da Rússia na Ucrânia.
“Devido à introdução de medidas restritivas pelos Estados Unidos contra o Grupo da Bolsa de Moscou, as negociações de câmbio e liquidações de instrumentos entregáveis em dólares americanos e euros estão suspensas”, disse o banco central.

A medida significa que bancos, empresas e investidores não poderão mais negociar essas moedas por meio de uma bolsa central, que oferece vantagens em termos de liquidez, compensação e supervisão.

Em vez disso, eles terão que negociar no mercado de balcão (OTC), onde os negócios são conduzidos diretamente entre duas partes. O banco central disse que usaria dados OTC para definir taxas de câmbio oficiais.

Muitos russos mantêm parte de suas economias em dólares ou euros, cientes das crises periódicas nas últimas décadas quando o rublo desvalorizou. O banco central assegurou às pessoas que esses depósitos estavam seguros.

“Empresas e indivíduos podem continuar comprando e vendendo dólares americanos e euros através de bancos russos. Todos os fundos em dólares americanos e euros nas contas e depósitos de cidadãos e empresas permanecem seguros”, disse.

Uma pessoa de uma grande exportadora de commodities russa não sancionada disse à Reuters: “Não nos importamos, temos yuan. Obter dólares e euros na Rússia é praticamente impossível.”

Com Moscou buscando laços comerciais e políticos mais estreitos com Pequim, o yuan chinês substituiu o dólar para se tornar a moeda mais negociada na MOEX, representando 53,6% de todas as moedas estrangeiras negociadas em maio.

O volume de negociação de dólar-rublo na MOEX tende a ser em torno de 1 bilhão de rublos (11 milhões de dólares) por dia, de acordo com dados da LSEG, enquanto a negociação de euro-rublo gira em torno de 300 milhões de rublos diariamente. Para a negociação de yuan-rublo, os volumes diários agora regularmente ultrapassam 8 bilhões de rublos.

GRANDES DIFERENÇAS

Na véspera do feriado nacional, o rublo fechou a 89,10 por dólar e a 95,62 contra o euro.

Mas, após a notícia das sanções, alguns bancos imediatamente aumentaram suas taxas para o dólar.

O Norvik Bank disse que estava oferecendo comprar dólares por apenas 50 rublos, mas vender por 200 rublos, embora mais tarde tenha ajustado as taxas para 88,20/97,80. O Tsifra Bank estava comprando dólares a 89 rublos e vendendo a 120.

Outros grandes bancos estavam cotando diferenças menores de 6-7 rublos entre suas taxas de compra e venda.

O Tesouro dos EUA disse que estava “visando a arquitetura do sistema financeiro da Rússia, que foi reorientada para facilitar o investimento em sua indústria de defesa e a aquisição de bens necessários para continuar sua agressão contra a Ucrânia”.

O banco central da Rússia tem se preparado para tais sanções há cerca de dois anos. Em julho de 2022, o banco disse que estava modelando vários cenários de sanções com participantes do mercado de câmbio e organizações de infraestrutura.

“Esta é uma notícia ruim, mas esperada”, disse a corretora russa T-Investments no Telegram.

A Forbes Rússia havia relatado em 2022 que o banco central estava discutindo um mecanismo para gerenciar a taxa de câmbio rublo-dólar caso a negociação cambial fosse interrompida em decorrência de sanções contra a MOEX e seu Centro Nacional de Compensação, que também foi atingido pelas novas sanções.

NEGOCIAÇÃO NERVOSA À FRENTE

A MOEX disse que a negociação de ações e as operações do mercado monetário liquidadas em dólares e euros também cessariam.

As sanções afetarão os lucros da bolsa ao reduzir os volumes de negociação. Em maio, o volume total na MOEX foi de 126,7 trilhões de rublos (1,43 trilhões de dólares), um aumento de mais de um terço em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Em 2023, a MOEX registrou um lucro líquido de 60,8 bilhões de rublos, um aumento anual de 67,5%.

Yevegeny Kogan, um banqueiro de investimentos e professor da Escola Superior de Economia da Rússia, instou as pessoas a não entrarem em pânico.

“Vocês sabem, é genético para nós – se estamos com medo, corremos para comprar moeda. E não importa se é 100, 120 ou 150. Vocês não devem se apressar”, ele alertou as pessoas no Telegram, dizendo que as coisas poderiam ficar muito sérias se ignorassem esse conselho.

“Amigos, parece que amanhã será um dia muito nervoso.”

(1 dólar = 88,9955 rublos)

Por Alexander Marrow; Escrita por Mark Trevelyan; Edição por Tomasz Janowski e Mark Potter. Via Reuters.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes