Os 63 membros do Knesset que votaram a favor do projeto de lei já sabiam da morte de quatro soldados numa explosão em Rafah, em Gaza. O sorriso malicioso de Netanyahu durante a discussão simboliza o que se tornou seu legado: a desconexão entre o povo e seus representantes eleitos.
A notícia da morte de quatro soldados israelenses chegou a todos os 120 membros do Knesset presentes na sessão plenária na manhã de terça-feira, quando votaram sobre a continuidade da isenção dos ultraortodoxos do serviço militar. Mas as vozes de 63 deles não tremeram ao votar “sim”.
Ok, foi apenas uma votação “técnica”, explicaram. Não há nada de “substância” envolvido. Claro, isso é, até que consigam – contrariamente a todo o sentido de moralidade e em total desconexão da realidade das nossas vidas – inventar um acordo obscuro que libertará os que se esquivam do recrutamento de forma “substancial”.
Se não fosse tão triste e ultrajante, poderíamos chamar de “justiça poética” a manhã em que os israelenses acordaram com duas manchetes – que o Knesset tinha aprovado a regra de continuidade para um projeto de lei que irá efetivamente isentar os ultraortodoxos do recrutamento e que quatro soldados morreram em Gaza.
Enquanto os soldados caídos eram pranteados em tendas do exército, a coalizão se amontoava dentro da tenda da Torá. Para garantir sua desprezível sobrevivência política, nada os deterá.
A legisladora do Likud, Tally Gotliv, que quebra todos os recordes de miséria, gritou em todas as oportunidades possíveis que votaria contra o projeto. Mas, após uma reunião com o primeiro-ministro, ela anunciou que se absteria. E então, após o protesto da “coroa fúnebre” em frente à sua casa, ela se gabou de que, de fato, votaria a favor. Isso vai ensiná-los.
Até Avi Dichter, Nir Barkat, Israel Katz, Yuli Edelstein e Eli Dallal votaram sim. Apenas o ministro da Defesa, Yoav Gallant, votou não com voz clara. Ele não poderia ter permanecido em sua posição nem por um momento se tivesse agido de outra forma.
A guerra mudou Gallant, incutindo-lhe uma integridade básica que muitos políticos não possuem. Ele não pertence a esta gangue. Emissários de Yitzhak Goldknopf, chefe do partido Judaísmo da Torá Unida, tentaram convencê-lo do contrário pouco antes da votação no plenário. Onde eles conseguiram coragem, só Deus sabe. Até Deus ficou envergonhado.
O primeiro e mais importante entre os votos sim foi o arquiteto do movimento legislativo, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Seu sorriso presunçoso no plenário, onde andou como um pavão após a votação, diz tudo. É isso que o faz feliz? Ele está realmente orgulhoso de seus parceiros, de que este é o seu legado?
Netanyahu sabe que o subtexto chocante da ameaça ultraortodoxa de que “Morreremos em vez de nos alistarmos” é, na verdade, mais como “Vocês morrerão, enquanto nós não serviremos”. Além da subjugação do primeiro-ministro fracassado, do massacre de 7 de outubro e agora da evasão do recrutamento militar, eles nada sabem sobre o termo “unidade”, apenas divisão. Vamos “vencer juntos”? Somente quando se trata de votar. Nas guerras, morreremos separadamente.
Foi um dos momentos mais baixos da história de um órgão legislativo que já conheceu muitos. Uma votação desse tipo em tempos como estes deixa claro que a ligação entre o povo e os seus representantes eleitos foi finalmente cortada.
Toda mãe judia saberá que confiou o destino de seus filhos às mãos de comandantes dignos. Mas deixe cada criança saber que, acima de seus comandantes, há pessoas que não são dignas. Indignas de sua vida e certamente não de sua morte.
Será impossível criticar os pais que implorarão aos seus filhos e filhas que se recusem a servir sob tal governo. Na próxima vez que Netanyahu glorificar a memória dos caídos e sentir empatia pela dor das famílias, quando fizer questão de reivindicar a pertença a uma família enlutada, devemos recordar as palavras do antigo primeiro-ministro Ehud Barak, proferidas há um quarto de século: “Yoni [irmão de Netanyahu] teria vergonha de você.” Elas nunca foram tão precisas.
Quando o proponente-chefe da fuga ao recrutamento visita as unidades de combate do exército israelense, os reservistas devem resistir a serem capturados para sua oportunidade fotográfica. Nos funerais militares, os membros desta coalizão devem permanecer fora dos portões do cemitério. Eles não têm mandato moral para permanecer na presença das vítimas e de seus entes queridos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!