Menu

Zelenskyy recebe mais mísseis de defesa aérea da Espanha na guerra contra a Rússia

O acordo com a Ucrânia assinado em Madrid inclui contratos multimilionários para a indústria de defesa espanhola. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, garantiu na segunda-feira a promessa de mísseis de defesa aérea adicionais e apoio militar da Espanha.  O apoio é um impulso muito necessário para a Ucrânia, que, segundo o número um da Ucrânia, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução

O acordo com a Ucrânia assinado em Madrid inclui contratos multimilionários para a indústria de defesa espanhola.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, garantiu na segunda-feira a promessa de mísseis de defesa aérea adicionais e apoio militar da Espanha. 

O apoio é um impulso muito necessário para a Ucrânia, que, segundo o número um da Ucrânia, ajudará a combater cerca de 3.000 bombas que a Rússia lança todos os meses no seu país. 

Zelenskyy e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez assinaram um acordo bilateral de segurança que atribui mil milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia em 2024 e 5 mil milhões de euros até 2027. 

Mais tanques Leopard e munições de artilharia também estão incluídos no pacote.

“Depois de mais de dois anos (de guerra), a agressão da Rússia continua e é por isso que é mais necessário do que nunca redobrar o nosso apoio”, disse Sánchez na conferência de imprensa conjunta.

Zelenskyy deveria visitar a Espanha no início deste mês, mas adiou todas as viagens ao exterior depois que Moscou lançou uma ofensiva transfronteiriça na região nordeste de Kharkiv, que deixou as tropas ucranianas cambaleantes.

Essa pressão sobrecarregou ainda mais o já esgotado exército da Ucrânia, que nos últimos meses tem lutado contra a intensa investida da Rússia na região oriental de Donetsk, parcialmente ocupada. 

Ucrânia pede sistemas de mísseis Patriot

Zelenskyy disse aos repórteres que a Ucrânia ainda precisa urgentemente de mais sete sistemas de defesa aérea Patriot fabricados nos EUA para impedir que a Rússia atinja sua rede elétrica e áreas civis, bem como alvos militares. 

“Se tivéssemos esses sistemas Patriot modernos, os aviões (russos) não seriam capazes de voar perto o suficiente para lançar bombas (planas) sobre a população civil e os militares”, disse Zelenskyy em entrevista coletiva na capital espanhola.

As bombas planadoras são bombas pesadas da era soviética equipadas com sistemas de orientação de precisão e lançadas a partir de aeronaves voando fora do alcance das defesas aéreas. As bombas pesam mais de uma tonelada e destroem os alvos em pedacinhos, deixando uma enorme cratera.

Um ataque com bomba plana em um shopping center de Kharkiv no sábado matou 18 pessoas, disse o governador regional Oleh Syniehubov na segunda-feira. Cinco pessoas ainda estão desaparecidas.

O Patriot é um sistema de mísseis guiados terra-ar que foi implantado pela primeira vez na década de 1980. pode atingir aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos de curto alcance. O sistema é caro, mas altamente eficaz e procurado por exércitos de todo o mundo.

Os países europeus hesitaram em enviar sistemas Patriot para a Ucrânia, temendo que eles próprios pudessem precisar deles no futuro.

Via EuroNews.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes