Uma autoridade norte-americana informou aos repórteres que os Estados Unidos estão prontos para agir contra empresas chinesas que apoiam a guerra da Rússia na Ucrânia. Esta declaração foi feita antes da viagem do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à China, na próxima semana.
A autoridade do Departamento de Estado destacou que as relações entre EUA e China estão em um estado diferente em comparação a um ano atrás, quando os laços enfrentaram problemas graves após os Estados Unidos abaterem um suposto balão-espião chinês.
No entanto, melhorias nas relações não significam que os EUA sacrificarão sua capacidade de fortalecer alianças e defender seus interesses, afirmou a autoridade.
“Estamos preparados para tomar as medidas que julgamos necessárias contra empresas que minam severamente a segurança tanto da Ucrânia quanto da Europa”, disse a fonte quando questionada sobre como Washington pretende convencer Pequim a interromper o apoio à Rússia no conflito.
“A demonstração de nossa disposição para fazer isso é com empresas de muitos países, não apenas da China”, acrescentou, destacando que a ajuda chinesa aumentou a capacidade de produção bélica da Rússia.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!