O Ministério das Relações Exteriores da Rússia confessou a Sputnik que está ciente da participação de mercenários da Suécia nas hostilidades pelo lado da Ucrânia.
Isso vem como resposta às declarações do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Suécia, Tumas Vanesk, feitas também Sputnik na semana passada, sugerindo que a Embaixada da Ucrânia em Estocolmo poderia recrutar suecos para participar das hostilidades, argumentando que não é ilegal de acordo com o direito internacional.
Ao ser questionado sobre essas declarações, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou à Sputnik que “o lado russo está ciente da participação de mercenários estrangeiros, incluindo suecos, nas hostilidades ao lado do regime neonazista de Kiev”.
O ministério russo ainda destacou as tentativas do Ministério das Relações Exteriores sueco de legitimar a participação desses “soldados por dinheiro” e de incentivar mais cidadãos suecos a se deslocarem para a “zona quente”.
Segundo o ministério russo, isso demonstra a completa indiferença de Estocolmo ao destino de seus próprios cidadãos.
Além disso, o ministério ressaltou que, apesar de a legião estrangeira ucraniana não ser mencionada atualmente no site da Embaixada da Ucrânia na Suécia, é improvável que haja dúvidas sobre o recrutamento de suecos por parte da missão diplomática ucraniana, ainda que através de outros meios.
O Ministério da Defesa russo afirmou que o número total de mercenários suecos em território ucraniano chega a 90 pessoas, das quais 25 já foram mortas, de acordo com o ministério russo.
Por fim, o ministério recomendou que todos, não apenas os suecos, que estão planejando se envolver em atividades armadas contra as tropas russas na área de operações militares especiais, sejam lembrados disso, e ressaltou que as autoridades dos países estrangeiros devem ser responsáveis pelo destino de seus cidadãos.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!