O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou, durante uma reunião no Palácio do Planalto com o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-líder do governo, e a senadora Leila Barros (PDT-DF), seu interesse em dar início às obras de um trem-bala que conectará Brasília a Goiânia.
Este projeto é visto como uma evolução dos esforços anteriores do Partido dos Trabalhadores (PT) para implementar um sistema de trem de alta velocidade no Brasil, remontando a uma iniciativa de 2009 que propunha a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, mas que não foi concretizada.
Segundo o senador Kajuru reportou a coluna Radar, na Veja, a importância deste novo projeto é amplificada pela necessidade de evitar erros que possam reavivar o apoio ao bolsonarismo.
Ele revelou que o trem-bala, considerado a última etapa de um plano de mobilidade urbana mais amplo, tem um custo estimado em 14 bilhões de reais.
Kajuru foi nomeado pelo presidente Lula como “padrinho político” desta iniciativa, que busca melhorar a conexão entre a região de Goiás conhecida como o Entorno do Distrito Federal e a capital do país.
O projeto será implementado em três fases, começando com a licitação e início das obras de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou um sistema de ônibus BRT que ligará Luziânia (GO) a Brasília, passando por Santa Maria (DF).
A segunda etapa envolve a construção de um VLT entre Valparaíso de Goiás e um entroncamento de rodovias na divisa com o Distrito Federal.
A implementação do trem de alta velocidade no Cerrado representa a conclusão do plano, visando fortalecer a infraestrutura de transporte público e melhorar a mobilidade urbana na região.
Kayky Soares
14/10/2024 - 11h55
O povo goiano merece sim (em resposta ao Cézar ali abaixo)! Pouco importa qual estado mais votou nele ou não, ele é presidente do Brasil, não presidente do nordeste! Deve servir a todo a nação de forma igual, seja ele apreciado num lugar ou não. Eu pago impostos igual a você e pago o salário daquele presidi- presidente pra isso, pra trabalhar para mim, administrar o meu dinheiro a meu favor. Sou goiano e isso também me torna brasileiro, independente de ser bolsonarista, lulista, republicano ou monarquista.
DIVINO CESAR DE SIQUEIRA
22/03/2024 - 16h39
Comentário desnecessário nunca é bem-vindo, a não ser para alimentar o ódio entre as pessoas
João Ferreira Bastos
22/03/2024 - 10h39
o projeto tem uma vantagem que é o fato do trajeto ser plano.
Mas de apenas 200 km
Entendo que é o inicio para estudos de estender posteriormente para BH, Rio, SP, Curitiba, Florianópolis e POA, ramificando para Foz do Iguaçu
e estender para o eixo Norte e Nordeste, dai sim
Cézar
21/03/2024 - 13h41
O povo goiano merece? seria melhor fazer arminha. Kkk