O Exército Brasileiro considera medidas disciplinares sérias contra Walter Braga Netto, que incluem a possível perda de seu posto de general e a transferência de seus vencimentos para a esposa.
De acordo com informações de Caio Junqueira, da CNN Brasil, tais ações seriam decorrentes de uma condenação vista como iminente pela instituição.
Essas sanções, equiparadas à expulsão ou à concepção de morte simbólica, seriam decididas por um “tribunal de honra”, encarregado de determinar se as ações de Braga Netto violaram os princípios militares.
Segundo relatos, acredita-se que Braga Netto tenha agido de forma “indigna para o oficialato” ao insultar o ex-comandante do Exército, Freire Gomes, em mensagens privadas interceptadas pela Polícia Federal, e por incitar outros oficiais contra generais que apoiavam a adesão à Constituição e a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
O atual comandante do Exército, General Tomás Paiva, também foi mencionado como alvo dessa campanha.
A instituição aguarda a conclusão das investigações para emitir uma posição oficial. A punição em questão é aplicada em casos de condenação por crimes com pena superior a dois anos, conforme julgado pelo Superior Tribunal Militar (STM). Braga Netto enfrenta acusações de tentar abolir o Estado Democrático de Direito, com penas que variam de quatro a oito anos de reclusão.
Alzimar Azevedo
17/07/2024 - 21h08
Se chamam Lula de descondenado e ladrão, qual adjetivo pode ser dado a Bolsonaro, que já esteve preso na própria Força. Além disso, qual adjetivo pode ser atribuído a Bolsonaro, por conta dos escândalos das jóias e de outros escândalos que estão em andamentos?
ISMAEL AZAMBUJA ROCHA
19/03/2024 - 15h37
Boa Tarde. Ainda que haja essa possibilidade, não acredito que o Gen. BRAGA NETO seja punido. Se assim o for, haverá ranger de dentes dentro da Força, visto que tem muito, muitos corruptos soltos e dando as cartas na política, exemplo é o atual mandatário, Ladrão e Corrupto. Que DEUS abençoe o General.
Luiz Carlos Borges
19/03/2024 - 11h13
O Exército não. O melancia vendido do Tomás é que está envolvido nessa vergonha.
Marcelo Medeiros
19/03/2024 - 08h28
Vai porcaria nenhuma, isso daí é só balela, conversa fiada pra enganar besta, ora voltar a ter credibilidade (perdida) já no Governo Lula, o Exército sempre teve esse espírito golpista herdada de seus ancestrais usurpadores Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto desde 15/11/1889, a dita “proclamação da República”, o Exército só apoia, acoberta e protege canalhas usurpadores e golpistas 💩💩💩💩💩💩🤮🤮🤮🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬, nunca que ela vai tomar as dores dos 2 Comandantes insultados : o ex e o atual 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🙈🙈🙈🙈🙈🙈🙈👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Marcelo Medeiros
19/03/2024 - 08h20
O Exército só apoia e acoberta canalhas usurpadores e golpistas como sempre 💩💩💩💩💩🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤬🤬🤬🤬🤬🤬 nunca que ela irá tomar as dores desses 2 Comandantes insultados, o ex e o atual 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🙈🙈🙈🙈🙈🙈🙈, se Duque de Caxias (O Patrono) que nunca foi golpista, defensor ferrenho do Império sempre leal aos Imperadores Doms Pedro I e II até o fim de sua vida em 1880 (9 anos antes da tragédia do golpe a dita “proclamação da República” acontecer) tivesse vivo até hoje e vísse como tá o Exército, iria ficar muito envergonhado 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🙈🙈🙈🙈🙈🙈👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Marcelo Medeiros
19/03/2024 - 08h08
Vai Porcaria Nenhuma, e so balela, conversa pra enganar besta pra voltar a ter credibilidade (perdida) ja no Governo Lula,pois o Exército como sempre,sempre teve esse espírito golpista herdada dos seus ancestrais usurpadores como os Marechais Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto no golpe de 15/11/889 contra o Imperio Brasileiro na figura de D Pedro II a dita “proclamação da República” e Generais Castelo Branco e Olimpio Mourão Filho no golpe de 31/03/1964, contra o presidente eleito democraticamente (separadamente de Janio Quadros nas eleições de 1960) João Goulart, a dita “contrarrevolução democratica” 💩💩💩💩💩💩🤡🤡🤡🤡🤡🤡🤡 agora vai o próprio Exército em si apoiar um golpe de estado e alguns militares de média e alta patente apoiar arduamente ferrenhamente a Democracia e a Constituição, que aí sim tu poderá ser preso julgado pelo STM e ter as suas promoções honrarias e benefícios militares cassados como Os Generais Assis Brasil e Henrique Texeira Lott 🤡🤡🤡🤡🤡🤡🙈🙈🙈🙈🙈🙈, me poupe 🙈🙈🙈🙈🙈🙈🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻👍🏻
Roberto Nogueira
19/03/2024 - 07h53
Pena eu não tenho!
Ivan Bettencourt Dhom
19/03/2024 - 07h51
Este deputado Valdemar Costa Neto,já exercer há anos o mandato de deputado para vim a público dizer que foi pressionado pelo Bostanario para fazer cobrança com relação às eleições, na minha opinião é farinha do mesmo saco dos golpista,tem que ser responsabilizado pela tentativa do golpe 22 anos de condenação é pouco. Sem anistia.
Jose
19/03/2024 - 06h01
Por mim já estaria preso.