A Polícia Federal (PF) prevê concluir, dentro de quatro meses, os inquéritos que investigam o ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo um que apura a tentativa de golpe de Estado envolvendo Bolsonaro, ex-membros de seu governo e militares.
O relatório final deste inquérito deverá ser apresentado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), até julho. A informação é da jornalista Bela Megale, no Globo.
A investigação sobre a tentativa de golpe é vista pelo ex-presidente e seus advogados como a mais séria, com potencial de resultar em prisão. Ministros do STF consideram provável o indiciamento de Bolsonaro, dada a quantidade de evidências já reveladas.
Entretanto, a prisão do ex-presidente só ocorreria após uma condenação definitiva, após o esgotamento de todos os recursos.
A PF também está finalizando uma investigação sobre a falsificação de certificados de vacinação de Bolsonaro, seus familiares e ex-assessores.
Outro inquérito em andamento envolve a entrada ilegal no Brasil de joias da Arábia Saudita, destinadas ao ex-presidente e sua esposa, Michelle Bolsonaro. Este caso ainda aguarda documentos de cooperação internacional com os Estados Unidos, onde algumas peças foram vendidas.
O caso mais crítico, que deverá ser concluído até o fim do primeiro semestre, diz respeito à tentativa de golpe para impedir a posse do presidente eleito, Lula. Apesar da expectativa inicial de concluir esta investigação no final do ano passado, novas evidências surgiram, necessitando de diligências adicionais e a expansão da investigação.
Patriotario
05/03/2024 - 10h49
Isso é pra ontem …