Durante um evento de arrecadação de fundos na Califórnia nesta quarta-feira, 21, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, referiu-se ao presidente russo, Vladimir Putin, usando um termo pejorativo em inglês, “son of a bitch” (filho da puta), marcando um momento de escalada retórica entre os líderes.
Biden destacou a preocupação contínua da Casa Branca com o conflito nuclear, mas enfatizou que a ameaça existencial mais significativa à humanidade atualmente é a crise climática.
“Temos um fdp maluco como este Putin, e outros, e sempre temos que nos preocupar com o conflito nuclear, mas a ameaça existencial para a humanidade é o clima”, disparou Biden.
Este incidente não é o primeiro em que Biden usa linguagem forte em referência a Putin, tendo previamente o descrito como “açougueiro” e “criminoso de guerra” em resposta à invasão russa da Ucrânia em 2022.
Além disso, Biden anunciou que os Estados Unidos introduzirão um conjunto de novas sanções severas contra a Rússia nesta sexta-feira, em retaliação pela morte na prisão do líder da oposição russa, Alexei Navalny.
Em um episódio anterior, Biden também foi ouvido utilizando termos ofensivos contra um jornalista da Fox News durante um momento não filtrado. Na ocasião, ele também usou o termo “son of a bitch” para ofender o jornalista.
Em resposta ao comentário de Biden, o Kremlin condenou as palavras do presidente americano como uma degradação de sua própria posição, classificando a declaração como típica de um “caubói de Hollywood” e um sinal de fracasso diplomático.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!