As vendas de diesel B no Brasil atingiram um novo recorde em 2023, totalizando 65,5 bilhões de litros, um aumento de 3,6% em comparação com o ano anterior, conforme divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta quinta-feira, 1.
Paralelamente, as vendas de gasolina C também alcançaram volumes recordes, com cerca de 46 bilhões de litros comercializados, representando um crescimento de 6,9% em relação a 2022.
Este aumento nas vendas de combustíveis é atribuído, em parte, às safras recordes de milho e soja no ciclo 2022/2023, que impulsionaram o uso de diesel B não apenas nas atividades produtivas, mas também no escoamento dos grãos.
Em dezembro de 2023, as distribuidoras reportaram vendas de 5,34 bilhões de litros de diesel B, marcando um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior e estabelecendo um novo recorde para o mês.
O desempenho da gasolina C foi complementado por um consumo significativo ao longo do primeiro semestre do ano, período no qual a paridade de preços entre o combustível fóssil e o etanol hidratado, seu principal concorrente, se mostrou especialmente favorável.
No entanto, em dezembro, as vendas de gasolina C caíram 7,1% em comparação com dezembro de 2022, totalizando 4,12 bilhões de litros, refletindo uma mudança na paridade de preços que favoreceu o etanol hidratado.
Por outro lado, as vendas de etanol hidratado em dezembro alcançaram 1,85 bilhão de litros, um expressivo aumento de 40,3% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, evidenciando a mudança de preferência dos consumidores diante das condições de mercado mais vantajosas para o biocombustível.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!