Menu

Bolsonaro e Guedes encheram ainda mais os bolsos dos bilionários brasileiros

Mais de 70 entidades que fazem parte da campanha “Tributar os Super-Ricos” estão demandando reformas no sistema tributário brasileiro, com o objetivo de promover a justiça social e combater a natureza regressiva do sistema, onde os mais pobres pagam uma proporção maior de sua renda em impostos do que os mais ricos. A campanha destaca […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Agência Brasil

Mais de 70 entidades que fazem parte da campanha “Tributar os Super-Ricos” estão demandando reformas no sistema tributário brasileiro, com o objetivo de promover a justiça social e combater a natureza regressiva do sistema, onde os mais pobres pagam uma proporção maior de sua renda em impostos do que os mais ricos.

A campanha destaca que essas desigualdades abrangem desde tarifas mais baixas para rendimentos mais elevados até isenções fiscais para produtos de luxo, contribuindo para a crescente concentração de renda em um dos países mais desiguais do mundo.

A iniciativa da campanha se baseia no Relatório da Distribuição Pessoal da Renda e da Riqueza da População Brasileira, divulgado pelo Ministério da Fazenda no final de dezembro.

Durante os anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os super-ricos viram seus rendimentos aumentarem em 31%, enquanto o número de pessoas na camada mais pobre da população cresceu 22,7%.

Essa concentração de riqueza persistiu mesmo em um cenário de estagnação econômica e durante a pandemia.

Para abordar essa situação, a campanha insta o governo federal a prosseguir com uma nova fase da Reforma Tributária, que não apenas simplifique o sistema tributário e promova um ambiente de negócios favorável, mas também reavalie a estrutura tributária atual.

As entidades destacam que alguns passos importantes já foram dados nesse sentido, incluindo a tributação de fundos de investimento exclusivos e de lucros obtidos em off-shores, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Além de pressionar o governo, as entidades envolvidas na campanha, que incluem organizações de trabalhadores, sindicatos, federações, universidades e cientistas, convidam a população a participar do debate.

Elas argumentam que o governo, por si só, não possui influência suficiente para lidar com um Congresso onde a extrema direita ultraliberal tem grande representatividade. A campanha destaca a necessidade de uma revisão tributária que torne a tributação da renda mais justa, pois isso requer o apoio da sociedade para passar pelo Congresso.

Esta é uma luta urgente por justiça social no Brasil. Atualmente, apenas 38 milhões de brasileiros ganham mais de R$ 2.379,97 por mês, enquanto o país conta com 107,9 milhões de pessoas aptas para o trabalho.

Dentro desse grupo de 38 milhões, aproximadamente 35% da força de trabalho, a maioria possui renda próxima ao valor mínimo necessário para declarar imposto de renda. Esses trabalhadores representam 14% da renda total do país, enquanto os 10% mais ricos concentram 58% da riqueza nacional.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

11/01/2024 - 08h46

Triplex ..
Hahahahahahahahahhaha
É claro que esse bostha não é tão estúpido assim. Ele tem a consciência do tamanho das mentiras e canalhices que escreve ou pensa.
Esse ser salafrário, arrombado, só tem a pretensão de causar dúvida em algum desavisado que entre no blog e venha ler os comentários. É só nisso que esse saco de estrume, pianca mole, pensa.
hahahahahahahah
Temos também as robozetes, pagas pela aberração humanoide, o pacho herrera brasileño, a CARLUXA MANJA ROLEX… Mas essas, já já perderão a merenda. Seu patron irá cumprir boa etapa no presídio, onde encontrará outro pé de mesa pra se esfregar.
Essa direita de pobrinhos tupiniquins arrombadas, seria patética se não fosse totalmente canalha.

EdsonLuiz.

09/01/2024 - 10h33

$BILHÕES E $BILHÕES

Bolsonaro há de ter os próprios Odebrecht’s dele::

Bolsonaro também tem seus Tríplex::

■Bolsonaro é Lula!
■Lula é Bolsonaro!

carlos

09/01/2024 - 10h18

Esses dois ai sao os responsaveis direto pelo roubo de colarinho branco qur desde o ouro a pedras preciosas pasando pelos objetos de prata, e até drogas como as que foram apreendidas na espanha e estavam acomodadas junto com pertences do ex-presidente genocida, onde esta todo esse roubo está no cofre do banco BTG/pactual.


Leia mais

Recentes

Recentes