Menu

Quaest revela repúdio maciço de brasileiros aos ataques golpistas de 8 de Janeiro

Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest, divulgada neste domingo, 7, evidencia que 89% dos brasileiros desaprovam as invasões ocorridas em 8 de janeiro, um ano após os ataques golpistas. Apenas uma minoria de 6% dos entrevistados aprovou os eventos, enquanto 4% não responderam ou estavam indecisos. Realizado entre 14 e 18 de dezembro, o estudo entrevistou […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Uma pesquisa conduzida pela Genial/Quaest, divulgada neste domingo, 7, evidencia que 89% dos brasileiros desaprovam as invasões ocorridas em 8 de janeiro, um ano após os ataques golpistas.

Apenas uma minoria de 6% dos entrevistados aprovou os eventos, enquanto 4% não responderam ou estavam indecisos.

Realizado entre 14 e 18 de dezembro, o estudo entrevistou 2.012 brasileiros de 16 anos ou mais, apresentando uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Os resultados indicam uma rejeição constante aos ataques em todas as regiões do país, abrangendo diferentes faixas de renda e escolaridade.

Em relação às preferências políticas, 94% dos eleitores de Lula (PT) condenam os ataques, contra 4% que os apoiam. Entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), 85% reprovam os eventos, enquanto 11% os aprovam.

A pesquisa também investigou a possível influência do ex-presidente Bolsonaro nos ataques. Cerca de 47% dos entrevistados acreditam na sua participação, enquanto 43% discordam.

No Nordeste, 57% veem Bolsonaro como influente, em contraste com 33% que negam sua ligação. No Sul, 52% não percebem influência de Bolsonaro, contra 39% que acreditam nela.

Além disso, 51% dos participantes classificam os invasores como radicais e não representativos dos eleitores de Bolsonaro. Em contrapartida, 37% consideram que eles representam o eleitorado do ex-presidente.

O estudo surge em um momento crítico, com Bolsonaro sob investigação por suspeita de envolvimento nos ataques. Ele é alvo de inquéritos do STF e da Polícia Federal.

A CPI do 8 de janeiro pediu o indiciamento do ex-presidente e de outras 60 pessoas, incluindo cinco ex-ministros, por diversos crimes.

O relatório da CPI descreve Bolsonaro como o “grande autor intelectual” dos ataques, atribuindo-lhe responsabilidade direta por várias agressões.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriotário

07/01/2024 - 20h04

BOZOLOIDE e/ou antipetista estúpido é um safado com desvio de caráter que tem de SFD muito !!!!!

EdsonLuiz.

07/01/2024 - 12h09

■AFIRMAR A DEMOCRACIA

Ontem eu li um relato sobre o assassino de uma criança que participou do enterro e ajudou a conduzir o caixão de sua vítima até o cemitério.
■No cemitério, o assassino foi identificado e preso.

■HONRAR DE VERDADE
A BANDEIRA DA DEMOCRACIA

É muito importante afirmar a democracia, mas a democracia precisa ser afirmada como um valor universal e não como uma tática para conquistar hegemonia. E é preciso combater todos os que ameaçam a democracia::
■Bolsonaro precisa ser combatido porque ele ameaça a democracia. Mas não é só Bolsonaro que precisa ser combatido, é preciso que sejam combatidos também Xi Jiping, Vladimir Putin, Nicolás Maduro, o Regime de Cuba, o Regime do Irã…

■■■Lula e o PT pegam a bandeira da democracia e se associam aos que combatem a ameaça de Bolsonaro à democracia.
■Mas lá fora Lula e o PT se articulam com todos os ditadores do mundo para estabelecerem uma Ordem Mundial sob hegemonia de autoritários.

■Aqui, o PT combate o golpista Bolsonaro; lá fora, o PT se associa com ditaduras e com os seus ditadores, e não com as democracias.

■E desde agora Lula e o PT deixam claro, até mesmo quando fazem algum esforço para negar, que se alinham contra as democracias mesmo em situações como a da Ucrânia, com o ditador Vladimir Putin esfolando a Ucrânia por esta não mais aceitar ficar submetida à ditadura da Rússia e querer se ligar às democracias da Europa.

■Aqui no Brasil, as páginas de notícias do PT repercutem as notícias das máquinas de propaganda das ditaduras e mesmo de terroristas. Os jornais e os jornalistas profissionais, que são esteio primordial das democracias, os petistas os agride sempre que eles contrariam o PT.

■■■Como o assassino que ajudou a conduzir o caixão de sua vítima ao cemitério, Lula e o PT depois pegam a bandeira da democracia que aqui estão carregando e levam a bandeira para ser queimada por Xi Jiping, por Vladimir Putin, por Nicolás Maduro…

EdsonLuiz.

07/01/2024 - 11h39

■Afirmar a democracia é muito bom!

=>Para defender a democracia no Brasil e no mundo é preciso ficar preocupado com Bolsonaro, mas é preciso igualmente ficar preocupado com Lula e com o PT.

■É sempre muito bom afirmar a democracia, mas NÃO FAZ SENTIDO NENHUM em afirmar a democracia aqui no Brasil e, lá fora, TRAMAR CONTRA A DEMOCRACIA junto com os ditadores e seus regimes totalitários para articular uma Ordem Mundial Autoritária.

Afirmar a democracia não tem que ser só contra Bolsonaro.

Afirmar a democracia é afirmar sempre, contra Vladimir Putin, contra Xi Jiping, contra Nicolas Maduro, contra o regime de Cuba, contra o regime do Irã e contra qualquer vocação totalitária.

E quem escolhe alguns autoritários para condenar e escolhe outros para apoiar está enganando e é autoritário também.

Paulo

07/01/2024 - 10h58

É preciso ser muito idiota para acampar em porta de quartel. Mas é preciso ser ainda mais idiota para invadir e depredar prédios públicos, ainda mais em se tratando dos de mais elevado grau da República. Bolsonaro usou esses estúpidos enquanto, estrategicamente, saiu do país para se desvincular doas atos em si…Sempre no seu estilo covarde e ladino, deixando a conta para os outros…


Leia mais

Recentes

Recentes