A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou hoje que as vendas de veículos elétricos leves atingiram um recorde impressionante de quase 94 mil unidades em 2023. Os números revelam um aumento significativo de 91% em relação a 2022, quando foram vendidas 49.245 unidades.
No mês de dezembro de 2023, as vendas de carros elétricos registraram um salto notável, alcançando 16.279 unidades, representando um aumento de 191% em comparação com o mesmo período de 2022, quando foram comercializadas 5.587 unidades.
De acordo com a ABVE, os dados de 2023 demonstram uma transformação marcante no mercado de veículos eletrificados do Brasil, com destaque para os veículos plug-in, que possuem recarga externa das baterias.
Esses veículos representaram uma parcela significativa, 56%, das vendas de veículos elétricos leves em 2023, totalizando 52.359 unidades. Esta marca superou os híbridos convencionais, marcando um momento importante para a indústria automobilística brasileira.
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, atribuiu o recorde de 2023 a uma série de fatores, incluindo o aumento anunciado do imposto de importação de veículos elétricos e híbridos a partir de janeiro do mesmo ano. Essa medida levou a uma antecipação nas vendas durante o último bimestre de 2023.
Bastos comentou: “Os números indicam principalmente uma notável evolução deste mercado ao longo do ano, com os veículos plug-in representando dois terços das vendas em dezembro, evidenciando a crescente confiança e preferência do consumidor por novas tecnologias”.
Em dezembro, os veículos plug-in dominaram ainda mais, respondendo por impressionantes 70% das vendas totais de veículos eletrificados, com um total de 11.371 unidades vendidas, de acordo com a ABVE.
Com informações da Reuters
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!