Em meio à tragédia provocada por uma fake news do perfil Choquei, que resultou no suicídio da jovem Jéssica Canedo, o deputado Orlando Silva, relator do PL 2630, se posiciona a favor da regulação das grandes empresas de tecnologia.
O Choquei, conhecido por abordar temas políticos com uma perspectiva esquerdista, alega ter exercido sua liberdade de expressão. Nas redes sociais, incluindo o antigo Twitter, Orlando Silva destaca a importância da regulamentação das big techs para evitar casos semelhantes no futuro.
Leia o pronunciamento completo!
O novo caso de suicídio de uma jovem, motivado por Fake News nas redes, a cultura irresponsável e repugnante da “lacração”, nos chama mais uma vez ao debate ético sobre qual sociedade desejamos viver.
É preciso enfrentar esse estado de coisas, que remunera perfis e plataformas por mentiras que causam danos. As responsabilidades precisam ser apuradas e os autores, identificados e punidos. Não é um debate de esquerda ou de direita, é da civilização!
Há que se solucionar a grande questão: as plataformas não são neutras, os algoritmos premiam o extremo, o grotesco, a destrutivo, o aberrante, o caótico. E isso é pago! Há gente lucrando com a degeneração da sociedade.
Isso traz o cerne do problema: seremos reféns da ganância das Big Techs ou lutaremos por uma sociedade menos tóxica e regularemos as plataformas?
Mudar o regime de responsabilidade das plataformas digitais é um imperativo político e até moral que o Congresso deve enfrentar. PL 2630 SIM!
Paulo
24/12/2023 - 16h33
Eu tenho medo cada vez que os políticos falam em regular as redes sociais. Temo, especialmente, a regulação sob uma perspectiva esquerdista…Quem comporia o ministério da verdade? Isso me cheira como os “tribunais raciais” que dizem quem pode e quem não pode entrar pela porta dos fundos das universidades e do serviço público…
Kleiton
24/12/2023 - 13h22
Não tem nada a ver a liberdade de expressão mas tem a ver a educação e os limites civilizatórios, as redes sociais são o xerox da sociedade e a sociedade brasileira é um zoológico.